#JOGAJUNTO

Rio 2016

Como uma final!

12-08-2016 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Após derrota para Croácia, Seleção Brasileira enfrenta Argentina, no sábado, em clima de decisão, na busca pela classificação ao mata-mata das Olímpiadas do Rio

Augusto Lima e Felício, da Seleção Brasileira

Após a segunda derrota nas Olimpíadas do Rio, Seleção Brasileira terá confronto decisivo contra a Argentina, no sábado (Divulgação/FIBA)

Presentes em um grupo muito equilibrado e que promete grandes emoções, Brasil e Argentina se enfrentam em clima de decisão, no sábado (13/08), às 14h15 (de Brasília), pela quarta rodada da primeira fase. A Seleção Brasileira, que tem um resultado positivo em três jogos, precisa muito da vitória para se manter colada nos principais adversários da classificação.

Maior clássico do basquetebol sul-americano, Brasil e Argentina se enfrentarão novamente em um torneio importante. Diferente do Campeonato Mundial de 2010 e 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2012, desta vez o confronto é pela fase de grupos, mas o peso e a importância do duelo se assemelham a um de mata-mata.

No Campeonato Mundial de 2010, nas oitavas de final, e nos Jogos Olímpicos de Londres, nas quartas de final, a Argentina saiu vencedora e eliminou o Brasil das duas competições. Em 2014, no Campeonato Mundial da Espanha, melhor para a Seleção Brasileira, que venceu seu primeiro jogo de mata-mata na competição, desde que a mesma passou por mudanças em 1994.

Em seu último jogo nas Olimpíadas, a Seleção Brasileira fez um primeiro tempo ruim e mesmo com a reação no quarto final, não conseguiu conter a Croácia, em especial seu astro, Bojan Bogdanovic, cestinha partida com 33 pontos (melhor marca desta edição da competição), na vitória, por 80 a 76. Pelo Brasil, os principais destaques foram Leandrinho, com 16 pontos e quatro assistências, e Marcelinho Huertas, com dez pontos e nove assistências.

Bojan Bogdanovic, da Croácia

Apesar da reação no quarto final, a Seleção Brasileira não conseguiu parar Bojan Bogdanovic, cestinha do jogo, com 33 pontos (Divulgação/FIBA)

Já a Argentina conheceu sua primeira derrota no Rio de Janeiro. Após bater Nigéria e Croácia em seus dois primeiros jogos, os comandados de Sergio Hernandez não conseguiram manter o mesmo nível de basquete diante da Lituânia. Mesmo reagindo no segundo tempo, os argentinos sofreram com a frieza lituana, que falou mais alto no momento final, e acabaram derrotados, por 81 a 73.

Após o clássico, Brasil e Argentina voltarão às quadras na segunda-feira (15/08), encerrando a primeira fase dos Jogos Olímpicos. A Seleção Brasileira jogará novamente às 14h15 (de Brasília), diante da Nigéria, lanterna do grupo. Já os argentinos atuarão na partida seguinte do dia, às 19 horas (de Brasília), contra a Espanha.