#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Privilegiados

06-11-2024 | 03:04
Por Juvenal Dias

Elinho recebe reconhecimento de Victão, a quem foi direcionada a assistência histórica, outros companheiros de Corinthians e dos adversários de Paulistano, seu primeiro clube

Faltava uma assistência até a noite dessa terça-feira (05/11) para que Elinho Corazza superasse Fúlvio como o maior assistente da história do NBB CAIXA. O Maestro deu 12 na vitória contra o Paulistano, time que começou a carreira como profissional, no mesmo ginásio que serviu os companheiros pela primeira vez, o Antonio Prado Jr. E Victão, que fez toda sua carreira no Paulistano, mas transferiu-se na temporada 2024/25 para o Corinthians, foi o felizardo de completar o passe recebido para que Elinho atingisse 2417 assistências no principal campeonato de basquete do país.

Elinho comemorando vitória do Corinthians, em noite histórica, com companheiro Victão. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

Após a partida, o feito de Elinho recebeu reconhecimento do ala/pivô Victão, de Tico Faria, armador da nova geração que segue os passos do Maestro no Corinthians e de seu treinador Jece Leite. Além disso, é um acontecimento que extrapola as fronteiras de rivalidades entre os clubes, tanto que Kevin Crescenzi, ala/armador do Paulistano que teve o maior número de assistências do Tigre na partida, e seu técnico, Demétrius Ferracciú, também reconheceram a grandiosidade da marca e mostraram o quão respeitoso os envolvidos no NBB CAIXA podem ser, mesmo diante de um adversário que já vestiu a camisa do clube. Veja os depoimentos dos personagens que estiveram envolvidos na partida.

Victão, que terminou a partida como cestinha, com 22 pontos

“É a gratidão por conhecer bem o Elinho, pudemos ser campeões aqui dentro, aqui no Paulistano, fizemos história. Desde daquela época, eu era bem mais novo, já admirava não só o Elinho na quadra, fora é um cara surreal. A parte dentro de quadro fica até pequena, é um reflexo pequeno da pessoa que o Elinho é, porque ele é um líder nato, ele está sempre preocupado com todo mundo, se todo mundo está se falando, se alguém precisa de alguma coisa, ele é o cara que está disposto a brigar com qualquer um pelos jogadores e isso é muito importante. Eu, com papel de líder aqui, como já fui capitão no Paulistano, continuo aprendendo todo dia com ele. Isso é fundamental para o meu desenvolvimento. Só posso ter gratidão mesmo, poder conviver com pessoas desse tipo, desse nível, o cara entra para história e não é por acaso. O Elinho é uma pessoa incrível, somos muito honrados deter ele no time, um cara que é competidor nato, que já foi campeão várias vezes. Temos que desfrutar bastante disso.”

Elinho recebeu uma presente estilizado da LNB para mostrar que Maestro também usa cartola. Foto: Fabrício Miguel // @_fabriciomiguel

Tico Faria, armador companheiro de posição, que também deu sua assistência

“É meu primeiro ano no Corinthians e ainda jogando com o ‘Elhão’, que dispensa de comentários do que ele fez hoje, batendo recorde. É um aprendizado muito grande para mim e para os outros armadores também, tenho certeza que para todos no time. Fico muito feliz ver ele alcançando isso, é um cara sensacional que, desde o começo, me acolheu muito bem. Fiquei muito feliz por ele, o time ficou muito feliz por ele e essa vitória também foi muito importante. Depois que ele deu a primeira assistência, que passou um pouco de nervosismo, ele deslanchou com muitas mais. Muito importante essa vitória, estamos bem felizes e vamos para a próxima.”

Jece Leite, treinador que chegou essa temporada para comandar o Corinthians

“É um privilégio para todo treinador ter um cara com uma visão privilegiada da quadra como tem o Elinho. E ainda mais num dia inspirado que ele faz duplo-duplo e que ajuda, principalmente, na vitória, que é o mais importante de tudo. Nós tínhamos essa ideia no último jogo, mas o jogo em si não se encaminhou para isso. As coisas são como têm que ser. Eu falo que o fundamento mais importante é o passe. Nos meus times, o passe é muito importante. E eu tenho o maior passador da história no meu time. É um privilégio para quem está vivendo isso, poder desfrutar desse momento. E que não vai parar. Ele vai fazer ainda muito mais. Tem que estar aqui para fazer e tem que continuar se motivando. Acho que é uma motivação extra para ele agora e para a molecada que treinamos, que estamos construindo essa base lá também, é uma inspiração e um espelho.”

+ Confira mais imagens do dia histórico para Elinho

Kevin Crescenzi, do Paulistano e que anotou 13 pontos e deu cinco assistências 

“Acho impressionante que o cara já tem todas essas marcas na carreira dele e tem muitos mais anos de basquete ainda pela frente, então é assustador o recorde que ele vai fazer. Mas, eu torço muito por ele, sou muito fã do Elinho, sempre fui, ele é um dos grandes armadores do Brasil e eu estou feliz por ele. É legal ver e fazer parte disso, apesar que eu ainda não recebi nenhuma bola para ajudar nesse recorde de assistências. Mas é bem legal ver e eu fico feliz de fazer parte disso.”

Demétrius Ferracciú, treinador do Paulistano, que já viveu outros momentos desse quando jogador

“É toda uma construção da carreira do jogador, com certeza deve ter passado um filme na cabeça dele, não só desse jogo, mas de toda a carreira. Tudo da maneira que ele construiu, para conquistar, para chegar nessa marca histórica. Com certeza, ele deve estar super feliz no sentido de ter realizado um sonho e todo jogador almeja conquistas igual ao que o Elinho teve. Isso é fruto do trabalho dele, é fruto do que ele desenvolveu na carreira dele. Lógico que com os personagens que fizeram parte no sentido de converter em cesta. É uma marca histórica que ele vai desfrutar pelo resto da vida e muito difícil de ser batida. Ele pode ter muito orgulho dessa conquista. São momentos históricos e, hoje, o Paulistano trabalha também nesse desenvolvimento da educação, no desenvolvimento do esporte. Tudo isso refletiu nessa conquista do Elinho, de ter participado aqui no Paulistano dessa maneira. O Paulistano se sente muito orgulhoso de ter visto ele crescer aqui, de ter conquistado títulos aqui pelo time e também se sente parte desse momento dele. Só temos que agradecer por tudo que ele fez aqui, na época do Paulistano, e admiramos muito essa conquista dele.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.