HOJE
Completo
Por Liga Nacional de Basquete
Com cinco acertos em cinco tentativas, Murilo quebra recorde pessoal em arremessos de 3 pontos e se torna ameaça de todos os pontos da quadra
Brilhante. Assim podemos definir a partida do pivô Murilo, no terceiro jogo da série contra o Vivo/Franca disputado no último dia 3. Com cem por cento em arremessos de bolas de 3 pontos – cinco acerto em cinco tentativas – o atleta também foi o cestinha da partida com 29 pontos. Para se ter noção da façanha de Murilo, na em toda a temporada, ele havia acertado 21 bolas de 3, e apenas no jogo de ontem camisa 21 arrematou mais cinco.

Por duas vezes nesta temporada, o pivô havia acertado três bolas de longa distância, contra Joinville (3/4 – 75%) e contra Brasília (3/5 – 60%), ambas no segundo turno do NBB. Segundo o jogador, seu recorde na carreira era de quatro bolas de 3 pontos em uma mesma partida.
Com 2,11m de altura, o pivôzão pode causar desconfiança quando deixa a zona pintada e se arrisca no perímetro, mas a mão calibrada mesmo a distância mais longas é uma arma que ele vem adicionando a seu arsenal para aproveitar todos os espaços em quadra.
“Acho que a chave para um bom aproveitamento é a confiança, eu não sou um chutador, mas na última partida eu recebi as bolas e tive espaço, quando a primeira bola caiu, eu já fiquei mais tranquilo e seguro e isso ajuda bastante o atleta”, disse Murilo.
Desde sua primeira temporada no NBB, a média de aproveitamento de 3 pontos de Murilo vêm aumentando. Na temporada 2008/2009, o aproveitamento foi de 27,3%, em 2009/2010, o jogador alcançou 30,8%, em 2010/2011, o número subiu para 41,7% e nesta temporada está com 45% de acertos em bolas de 3 pontos. Qual será o segredo deste pivô que não para de melhorar a cada temporada em um fundamento onde os atletas de sua posição não costumam se destacar?
O atleta contou que treina lances livres, arremessos de 2 e de 3 para se tornar um pivô versátil e difícil de ser marcado. Mesmo sendo um jogador de mais contato e que gosta de jogar perto da cesta, ele tem facilidade para arremessar.
E será que o bom desempenho de Murilo já poderia credenciá-lo a tentar a sorte no próximo Torneio de 3 Pontos no Jogo das Estrelas?
“Melhor não (risos). Quem participa desse jogo precisa ter um arremesso muito rápido e o meu é um pouco lento, acho que não conseguiria nem arremessar todas as bolas a tempo, não é muito a minha praia”, respondeu com bom humor.
Nas semifinais do NBB, a equipe do São José já está classificada para a as semifinais e aguarda a definição das demais séries das quartas de final para conhecer seu adversário.
O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca