HOJE
Confiança de sobra
Por Liga Nacional de Basquete
De volta ao Caxias, Arthur Bernardi é destaque na Copa Universo e mostra confiança para temporada; “posso trazer bastante coisa, tanto no ataque quanto na defesa”
Um dos destaques da ascensão do Banrisul/Caxias do Sul para o NBB CAIXA, na campanha vitoriosa da Liga Ouro 2015, Arthur Bernardi saiu, mas como todo bom filho, voltou ao time gaúcho, agora para disputar o principal campeonato do basquete nacional. Cestinha da equipe comandada por Rodrigo Barbosa nas últimas duas partidas Copa Universo, realizada recentemente, o ala/pivô extremamente versátil vê com otimismo sua volta ao Rio Grande do Sul.
“Eu acho que posso trazer bastante coisa para o Caxias, tanto no ataque quanto na defesa, por ser bastante versátil, ter um chute de fora do perímetro e um jogo interno. Isto não só eu, mas todo o time é bem homogêneo, bem alto, coisa que vai ajudar na marcação e na flexibilidade de todo o time”, afirmou Arthur, de 2,07m de altura e pode atuar tanto dentro quanto fora do garrafão.
Na Liga Ouro 2015, o ala/pivô foi peça fundamental do elenco gaúcho. Ao todo, Arthur participou de 16 jogos da campanha do Caxias e teve médias de 12,9 pontos (com 51,6% de aproveitamento nos pontos tentados), 4,8 rebotes, 1,6 assistências e 1,7 bolas recuperadas por jogo.
Sua grande participação gerou tanta repercussão que Arthur foi convidado para se juntar ao grupo da Seleção Brasileira que treinava para os Jogos Pan-Americanos de 2015. Apesar de não participar da competição internacional com o Brasil, o ala/pivô foi contratado pelo São José.
Na equipe do Vale do Paraíba, Arthur viveu momentos bons e ruins, como o título do Campeonato Paulista 2015 e a não classificação do São José para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016. No time paulista, o ala/pivô teve médias de 15,1 minutos, 5,9 pontos e 1,8 rebotes ao longo das 13 partidas que realizou na competição nacional.
“O ano com o Caxias foi bem produtivo, de bastante ganho, com o título da Liga Ouro e depois a convocação para a Seleção Brasileira. Foi um ano de bastante aprendizado. Depois, ir para São José e passar um ano fora me deu bastante experiência. Lá tive a felicidade de ser campeão paulista e a decepção de não se classificar para os playoffs do NBB CAIXA 2015/2016”, concluiu o novo-velho ala/pivô do Caxias.
Com a ausência do São José no próximo NBB CAIXA, o caminho para Arthur voltar ao Caxias ficou aberto e o ala/pivô não pensou duas vezes. Na temporada passada, em sua estreia na elite do basquete nacional, o time gaúcho alcançou os playoffs e, apesar de vencer o primeiro jogo da série oitavas de final, acabou eliminado pelo UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, por 3 a 1.