#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confiançana experiência

01-04-2018 | 05:08
Por Liga Nacional de Basquete

Com um elenco recheado de grandes nomes, Vasco inicia caminhada nos playoffs diante do Bauru, nesta segunda

A fase de classificação não foi a esperada pelo torcedor cruzmaltino, porém, agora nos playoffs, o elenco formado por jogadores renomados terá o poder de mudar esta história. O confronto contra o Sendi/Bauru Basket tem inicio nesta segunda-feira (02/04), às 20 horas (de Brasília), na Arena Carioca 1, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Elenco renomado

Após estrear na elite do basquetebol nacional na temporada passada, o Vasco resolveu subir mais um degrau e investiu pesado para montar seu elenco para o NBB CAIXA 17/18. Com a confiança de que poderia disputar o título da competição de igual para igual com seus principais rivais, o cruzmaltino foi ao mercado e apresentou uma série de grandes contratações.

Ao todo, foram oito novos atletas apresentados: Chris Hayes, Dedé Stefanelli, Fúlvio, Guilherme Giovannoni, Gui Deodato, Gustavo Basílio, Lucas Mariano e Renato Carbonari, além do André Barbosa, Melhor Técnico do NBB CAIXA 14/15 e contratado para comandar o time. Todos estes se juntaram aos dois jogadores remanescentes da temporada anterior, David Jackson e Nezinho, formando uma base de respeito e despontando como um dos favoritos ao título na boca dos torcedores.

Tricampeão do NBB CAIXA, Giovannoni foi para o Vasco ao fim da última temporada, assim como os companheiros de Brasília Fúlvio e Lucas Mariano (Thiago Moreira/Vasco.com.br)

Início incerto

O início do NBB CAIXA, principalmente, foi bem frustante para o torcedor cruzmaltino. Com cinco derrotas nas primeiras seis partidas, o time se viu na situação inversa do que se esperava antes do início da temporada e a pressão para que os resultados viessem ficou ainda maior.

Na sequência da temporada, o alvinegro carioca oscilou entre grandes atuações, como as vitórias dominantes contra Campo Mourão Basquete (84 a 59) e Joinville (94 a 74), e derrotas duras, principalmente diante de seus rivais de cima na tabela de classificação.

Mudança de comando e fim da fase de classificação

Já no segundo turno, depois de estabelecer sua melhor sequência na temporada, com três vitórias consecutivas, o Vasco sofreu sua derrota mais dura em toda competição. Com os 102 a 59 impostos pelo até então líder, Paulistano/Corpore, o trabalho de André Barbosa acabou sendo interrompido e o cruzmaltino seguiu com Cristiano Pereira em seu comando, técnico campeão da Liga Ouro com o time e auxiliar de Dedé até então.

Desde então, o Vasco teve apenas mais quatro compromissos pelo NBB CAIXA, em um espaço de quase um mês, e a oscilação se manteve. Recebendo adversários da Região Sul, o cruzmaltino foi duramente derrotado pelo Banrisul/Caxias do Sul (87 a 70) e bateu o Joinville com placar elástico (83 a 56). Já na viagem ao interior paulista, que encerrou a fase de classificação do time, outro resultado negativo amargo, para o Sesi/Franca Basquete (93 a 61), seguido por um heroico triunfo diante do Bauru (88 a 83).

Com triunfo sobre o Bauru na última rodada, o Vasco reencontrará o rival na fase oitavas de final (Victor Lira/Bauru Basket)

O confronto

Foi justamente o resultado positivo diante do Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, que gerou o confronto entre os dois times na fase oitavas de final. Se o time paulista tivesse vencido aquele jogo, terminaria em quinto lugar e enfrentaria o Botafogo, enquanto o Vasco teria pela frente o Caxias.

Atual campeão, o Bauru também possui um elenco experiente e promete ser um adversário de peso. Como teve melhor campanha na fase de classificação, o time paulista terá o mando de quadra da série, tendo o direito de disputar um hipotético Jogo 5 ao lado de sua torcida.

“Com certeza a vitória recente sobre o Bauru nos deu mais confiança para a série. Sabemos que a nossa temporada foi ruim, mas somos uma equipe muito boa e podemos ir longe ainda neste NBB CAIXA. O Bauru é o atual campeão e vamos respeita-los. Sem dúvidas, será uma série dura”, afirmou Fúlvio, armador do Vasco.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Apesar da temporada abaixo do esperado, Fúlvio confia que o Vasco pode dar a volta por cima nos playoffs (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

Calendário da série

Jogo 1 – 02/04 (segunda), às 20 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no Facebook)
Jogo 2 – 05/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 07/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo na Band)
Jogo 4* – 10/04 (terça), horário a definir, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru

* Se necessário

+Veja o calendário de todas as séries das oitavas de final do NBB CAIXA