HOJE
Confiançana experiência
Por Liga Nacional de Basquete
Com um elenco recheado de grandes nomes, Vasco inicia caminhada nos playoffs diante do Bauru, nesta segunda
A fase de classificação não foi a esperada pelo torcedor cruzmaltino, porém, agora nos playoffs, o elenco formado por jogadores renomados terá o poder de mudar esta história. O confronto contra o Sendi/Bauru Basket tem inicio nesta segunda-feira (02/04), às 20 horas (de Brasília), na Arena Carioca 1, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
Elenco renomado
Após estrear na elite do basquetebol nacional na temporada passada, o Vasco resolveu subir mais um degrau e investiu pesado para montar seu elenco para o NBB CAIXA 17/18. Com a confiança de que poderia disputar o título da competição de igual para igual com seus principais rivais, o cruzmaltino foi ao mercado e apresentou uma série de grandes contratações.
Ao todo, foram oito novos atletas apresentados: Chris Hayes, Dedé Stefanelli, Fúlvio, Guilherme Giovannoni, Gui Deodato, Gustavo Basílio, Lucas Mariano e Renato Carbonari, além do André Barbosa, Melhor Técnico do NBB CAIXA 14/15 e contratado para comandar o time. Todos estes se juntaram aos dois jogadores remanescentes da temporada anterior, David Jackson e Nezinho, formando uma base de respeito e despontando como um dos favoritos ao título na boca dos torcedores.

Tricampeão do NBB CAIXA, Giovannoni foi para o Vasco ao fim da última temporada, assim como os companheiros de Brasília Fúlvio e Lucas Mariano (Thiago Moreira/Vasco.com.br)
Início incerto
O início do NBB CAIXA, principalmente, foi bem frustante para o torcedor cruzmaltino. Com cinco derrotas nas primeiras seis partidas, o time se viu na situação inversa do que se esperava antes do início da temporada e a pressão para que os resultados viessem ficou ainda maior.
Na sequência da temporada, o alvinegro carioca oscilou entre grandes atuações, como as vitórias dominantes contra Campo Mourão Basquete (84 a 59) e Joinville (94 a 74), e derrotas duras, principalmente diante de seus rivais de cima na tabela de classificação.
Mudança de comando e fim da fase de classificação
Já no segundo turno, depois de estabelecer sua melhor sequência na temporada, com três vitórias consecutivas, o Vasco sofreu sua derrota mais dura em toda competição. Com os 102 a 59 impostos pelo até então líder, Paulistano/Corpore, o trabalho de André Barbosa acabou sendo interrompido e o cruzmaltino seguiu com Cristiano Pereira em seu comando, técnico campeão da Liga Ouro com o time e auxiliar de Dedé até então.
Desde então, o Vasco teve apenas mais quatro compromissos pelo NBB CAIXA, em um espaço de quase um mês, e a oscilação se manteve. Recebendo adversários da Região Sul, o cruzmaltino foi duramente derrotado pelo Banrisul/Caxias do Sul (87 a 70) e bateu o Joinville com placar elástico (83 a 56). Já na viagem ao interior paulista, que encerrou a fase de classificação do time, outro resultado negativo amargo, para o Sesi/Franca Basquete (93 a 61), seguido por um heroico triunfo diante do Bauru (88 a 83).

Com triunfo sobre o Bauru na última rodada, o Vasco reencontrará o rival na fase oitavas de final (Victor Lira/Bauru Basket)
O confronto
Foi justamente o resultado positivo diante do Bauru, no Ginásio Panela de Pressão, que gerou o confronto entre os dois times na fase oitavas de final. Se o time paulista tivesse vencido aquele jogo, terminaria em quinto lugar e enfrentaria o Botafogo, enquanto o Vasco teria pela frente o Caxias.
Atual campeão, o Bauru também possui um elenco experiente e promete ser um adversário de peso. Como teve melhor campanha na fase de classificação, o time paulista terá o mando de quadra da série, tendo o direito de disputar um hipotético Jogo 5 ao lado de sua torcida.
“Com certeza a vitória recente sobre o Bauru nos deu mais confiança para a série. Sabemos que a nossa temporada foi ruim, mas somos uma equipe muito boa e podemos ir longe ainda neste NBB CAIXA. O Bauru é o atual campeão e vamos respeita-los. Sem dúvidas, será uma série dura”, afirmou Fúlvio, armador do Vasco.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Apesar da temporada abaixo do esperado, Fúlvio confia que o Vasco pode dar a volta por cima nos playoffs (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Calendário da série
Jogo 1 – 02/04 (segunda), às 20 horas, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no Facebook)
Jogo 2 – 05/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 07/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo na Band)
Jogo 4* – 10/04 (terça), horário a definir, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru
* Se necessário
+Veja o calendário de todas as séries das oitavas de final do NBB CAIXA
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca