HOJE
Confiante e motivado
Por Liga Nacional de Basquete
Com retorno de Hettsheimeir, Franca estreia nos playoffs contra “velho conhecido” Bauru; duelo será nesta terça-feira, ao vivo no Fox Sports
Líder da fase de classificação do NBB CAIXA, o Sesi Franca Basquete (1º) enfim fará sua estreia nos playoffs. Na noite desta terça-feira (16/04), a equipe da Capital do Basquete dará início a mais uma série de quartas de final contra o rival Sendi/Bauru Basket (10°), no Ginásio Panela de Pressão, às 21 horas, com transmissão ao vivo do Fox Sports.
Para sua estreia no mata-mata, a equipe francana contará com o retorno do pivô Rafael Hettsheimeir, um dos grandes nomes do elenco. O jogador, que possui quatro temporadas pelo Bauru no currículo, passou três meses se recuperando de uma lesão no pé e agora está de volta justamente contra seu ex-clube.
O Franca chega para os playoffs do NBB CAIXA com a confiança alta, já que foi líder da fase de classificação, com campanha de 22 vitórias e quatro derrotas. Com isso, a equipe terá o mando de quadra na série e jogará os Jogos 2, 3 e um possível 5 no Pedrocão.
Na última temporada, o Franca também descansou nas oitavas e encarou justamente o Bauru nas quartas de final. Mesmo com o mando de quadra na série, o time francano perdeu duas partidas em casa e foi eliminado pelo rival por 3 a 0.
“Chegamos muito motivados e confiantes para esses playoffs. Conseguimos o primeiro lugar na fase de classificação, mas sabemos do equilíbrio do NBB, então o foco e a disciplina têm que ser totais para que possamos fazer um grande playoff contra Bauru e assim avançar à semifinal”, declarou o técnico do Franca, Helinho Garcia.

Dono da melhor campanha da primeira fase, o Franca estreará nesta terça-feira nos playoffs (Fotojump/LNB)
O rival Bauru precisou suar para chegar até as quartas. Décimo colocado na fase de classificação, o Dragão bateu o Life Fitness/Minas no terceiro e decisivo jogo das oitavas de final, em série melhor de três (2 a 1).
O comandante de Franca exaltou a qualidade do elenco do adversário desta terça-feira, que não depende exclusivamente de um único jogador. Para ele, a defesa de sua equipe será fundamental para o sucesso nos confrontos.
“Temos que ter muito foco na defesa, porque eles (Bauru) não dependem de um só jogador, pelo contrário, são vários atletas que podem decidir e com muita qualidade ofensiva. Por isso nosso foco será na defesa, pois a partir dessa consistência defensiva que buscamos conseguiremos ditar o ritmo da partida no ataque”, completou o treinador francano.

Franca levou a melhor nos dois confrontos diretos entre as equipes na competição (Newton Nogueira/Sesi Franca Basquete)
Do outro lado, o Bauru tentará usar o embalo da classificação contra o Minas para manter a escrita positiva em confrontos do NBB CAIXA contra o rival Franca. Na história da competição, as equipes já se enfrentaram em 35 oportunidades, com 20 vitórias do Dragão, contra 15 da equipe francana.
Quando o assunto é playoffs, a vantagem bauruense é ainda maior. Os times já se encontraram em três séries de quartas de final (2012/2013, 2014/2015 e 2017/2018), todas vencidas pelo Dragão.
+Relembre os três confrontos entre Franca e Bauru pelos playoffs do NBB CAIXA
Para o armador Fúlvio, o Bauru chega confiante para o clássico do interior paulista depois de fazer partidas intensas contra o Minas. O experiente jogador conta com a presença da torcida para empurrar o time e sair de quadra com a vitória na primeira partida da série.
“É um clássico do basquete nacional e são equipes que já se encontraram várias vezes em playoffs. Nosso time está bem preparado já que tivemos uma série intensa e forte contra Minas que acabou nos dando uma bagagem para o jogo de amanhã. Temos que fazer prevalecer a consistência e o fator casa. Esperamos o nosso torcedor para jogar com a gente e irmos em busca de uma vitória”, diz o camisa 32.

Bauru precisou de três jogos para eliminar o Minas nas oitavas de final (Victor Lira/Bauru Basket)
O histórico recente de Bauru na pós-temporada é muito positivo. Nas últimas cinco temporadas (contando a atual), o Dragão venceu 11 das 14 séries de playoffs disputadas, com direito a um título e dois vice-campeonatos nesse período.
“Nosso time está bem fisicamente e fizemos um bom playoff contra Minas. Foi uma série difícil em que conseguimos nos superar. Franca fez uma ótima fase de classificação, mas temos um time experiente e estamos confiante sabendo que nossa equipe está crescendo no momento certo”, opinou o técnico Demétrius Ferracciú.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca