HOJE
Maiores vencedores
Por Marcius Azevedo
Confira todos os jogadores e treinadores que faturam os prêmios de melhores do ano ao longo de 15 temporadas do NBB CAIXA
Com o fim da temporada 2023/24 do NBB CAIXA é o momento da tradicional premiação dos melhores do ano. Antes da festa que acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, no EC Pinheiros, a Liga Nacional de Basquete apresenta os maiores vencedores da história nas dez categorias em que os grandes destaques do campeonato nacional são definidos por votação de jogadores, comissões técnicas, árbitros e imprensa especializada.
+ Confira os indicados aos melhores do NBB CAIXA 2023/24
MVP
Prêmio mais cobiçado, o MVP da temporada regular tem como maior vencedor o ala Marquinhos, que faturou o troféu em três oportunidades. Marcelinho Machado está logo atrás, com dois. Os outros ganhadores foram: Guilherme Giovannoni, Murilo, David Jackson, Alex Garcia, Desmond Holloway, JP Batista, Georginho de Paula, Lucas Mariano, Bruno Caboclo e Lucas Dias.
Melhor armador
Lenda do NBB CAIXA, Fúlvio é quem mais faturou o prêmio com quatro troféus. Georginho de Paula foi escolhido em três oportunidades. Já Larry Taylor e Elinho, em duas. Nicolas Laprovittola, Ricardo Fischer, Davi Rossetto e Franco Balbi receberam essa honraria uma vez cada.
Melhor ala
Marquinhos, 11 vezes, e Alex Garcia, sete, são os recordistas nesta categoria. David Jackson recebeu o prêmio em quatro oportunidades. Marcelinho Machado e Shaq Johnson, em duas. Robert Day, Desmond Holloway, Cauê Borges e André Góes foram os outros premiados na história. Vale lembrar que são dois alas por temporada.
Melhor pivô
São quatro jogadores na primeira colocação com quatro troféus cada um: Murilo, Guilherme Giovannoni, Rafael Hettsheimeir e Lucas Mariano. Lucas Dias aparece na sequência, com três. Caio Torres e Jefferson William foram escolhidos duas vezes. Já Rafael Mineiro, Rafael Bábby, Paulão Prestes, Tyrone, JP Batista, Devon Scott e Bruno Caboclo ganharam uma vez.
Sexto homem
Sair do banco e ajudar o time nas partidas é uma façanha que apenas Léo Demétrio e Vitor Benite conquistaram em duas oportunidades. O restante da lista tem um prêmio cada um: Fred, Nezinho, Paulinho Boracini, Léo Meindl, Hélio, Marcelinho Machado, Arthur Pecos, Alexey, Deryk Ramos, Gui Santos e Santiago Scala.
Melhor defensor
Essa é uma disputa polarizada. Lenda do NBB CAIXA, Alex Garcia faturou o prêmio em nove temporadas. Jimmy foi escolhido em três, enquanto Bennett, em duas. Rafael Mineiro completa a lista de vencedores com um troféu.
Melhor treinador
Gustavo de Conti é quem mais conquistou o prêmio na história do NBB CAIXA. São quatro troféus para o atual técnico do Flamengo. Helinho Garcia e Lula Ferreira foram escolhidos em duas oportunidades. Todos os outros ganharam apenas uma vez: Paulo Chupeta, Hélio Rubens, Régis Marrelli, José Neto, Dedé Barbosa, Léo Figueiró e Guerrinha.
Melhor estrangeiro
David Jackson está no topo da lista nesta categoria. São quatro prêmios para o jogador do Sesi Franca, atual tricampeão do NBB CAIXA. Shaq Johnson ganhou duas vezes. Já Shamell, Desmond Holloway, Tyrone e Franco Balbi faturaram um troféu cada.
Maior evolução
Melhorar o desempenho de uma temporada para outra não é fácil, mas Gui Deodato, Deryk Ramos e Georginho de Paula conseguiram essa façanha em duas oportunidades. Audrei, Vitor Benite, Paulão Prestes, Davi Rossetto, Wesley, Didi, Gui Santos, Gemadinha e Antônio conquistaram o prêmio uma vez cada.
Destaque jovem
Única categoria definida por votação que não teve um bicampeão. Os vencedores foram Raulzinho, Vitor Benite, Gui Deodato, Ricardo Fischer, Henrique Coelho, Deryk Ramos, Lucas Dias, Alexey, Gabriel Jaú, Didi, Dikembe, Gui Santos, Mãozinha e Ruan Miranda.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.