HOJE
A LDB 2019não para
Por Liga Nacional de Basquete
Vitórias convincentes, recuperações e líder ainda invicto: saiba tudo que acontece no 3º dia de jogos da 2ª etapa da LDB 2019
O quarto dia da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2019) chegou ao fim.
Com confrontos emocionantes, vitórias elásticas e grandes atuações, as promessas principais promessas da base do basquete brasileiro competiram e lutaram até o último segundo pela vitória.
+Veja a classificação geral da LDB 2019
Ao todo, seis confrontos foram realizados e emoção foi o que não faltou. Quer saber tudo o que rolou no quarto dia da segunda etapa? Então dá uma conferida!
#1 – EC Pinheiros 92 x 58 Corinthians
O Pinheiros continua invicto na LDB 2019. No primeiro jogo do dia, a equipe do Jardim Europa, no Ginásio Antônio Prado Jr, venceu o Corinthians, por 92 a 58, e chegou a sua nona vitória na competição.
O caminho para a vitória começou no primeiro quarto, em que o time pinheirense emplacou uma vantagem de 12 pontos no placar (29 a 17). Nos períodos subsequentes, o Corinthians tentou esboçar uma reação, mas esbarrou em um Pinheiros consistente e coeso, que no estouro do cronômetro levou a vitória para casa.

MVP da última LDB, Mãozinha foi dominante na vitória do Pinheiros sobre o Corinthians (João Pires/LNB)
O ala/pivô Mãozinha, com 24 pontos, quatro rebotes e duas assistências (31 de eficiência), foi o principal nome da vitória pinheirense. Junto dele, o ala Jamison, que anotou 16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências (18 de eficiência).
Já pelo Corinthians, o ala/armador Daniel Von Haydin flertou com um duplo-duplo e encerrou o confronto com 17 pontos, oito rebotes, além de uma assistência e 20 de eficiência.
O pivô Honorato também foi outro que atuou bem e saiu de quadra com 12 pontos, seis assistências, uma assistência e 17 de eficiência.
#2 – Flamengo 65 x 55 Coritiba Monsters
O Flamengo continua embalado na competição. O Clube da Gávea enfrentou o Coritiba Monsters, no Continental Parque Clube, e derrotou a equipe paranaense, por 65 a 55.
No primeiro quarto, o Flamengo abriu vantagem de dez pontos no placar e começou a partida com tudo (20 a 10). O cenário no segundo período não mudou e o rubro-negro aumentai mais ainda a vantagem (41 a 24).
A volta dos vestiários marcou a reação do Coritiba, que encostou no placar (52 a 40). Já nos dez minutos finais, o Flamengo soube controlar o adversário e administrou bem a vantagem até o estouro do cronômetro.

Flamengo conquistou sua terceira vitória consecutiva na 2ª etapa da LDB 2019 (Luiz Pires/LNB)
Com um forte jogo coletivo, o Flamengo contou com grandes atuações do ala/armador Matheus Weber (14 pontos, três rebotes e três assistências), do pivô Maciel (14 pontos e nove rebotes) e do armador Matheusinho (12 pontos, oito rebotes e nove assistências).
Enquanto no Coritiba Monsters, o pivô Cristopher Duarte, com um duplo-duplo de 14 pontos e 15 rebotes, foi o principal nome do time no jogo. Além dele, o ala Henrique, que anotou 14 pontos, dois rebotes, também foi outro que se destacou.
#3 – Sesi Franca Basquete 80 x 33 Praia Clube/Gabarito
No Ginásio Antônio Prado Jr, o Franca bateu o Praia Clube, por 80 a 33, e conquistou sua oitava vitória em dez jogos.
A vitória começou a ser construída no primeiro quarto do jogo, em que a equipe franca abriu uma boa vantagem no placar. Nos períodos seguintes, coube ao time da Capital do Basquete segurar o resultado e, com maturidade, conquistar mais uma vitória na competição.

Felipe Cardoso, o Batman, acertou todos os arremessos tentados na partida (João Pires/LNB)
No Franca, os destaques ficaram por conta dos armadores Jean (13 pontos, três rebotes e duas assistências) e Gustavo Teles (12 pontos) e do pivô Felipe Cardoso (12 pontos, seis rebotes e 15 de eficiência).
Já o armador Menegasi, do Maringá, foi o destaque da equipe, com dez pontos anotados no confronto.
#4 – São José Basketball 74 x 65 Praia Clube/Gabarito
Na segunda partida realizada no Continental, o São José Basketball conseguiu mais uma vitória na LDB 2019. Em partida decidida no último quarto, o time joseense venceu o confronto direto contra o Praia Clube/Gabarito, por 74 a 65, e conquistou assumiu a sexta colocação da competição.
O jogo foi marcado pelo equilíbrio desde o início. No total, as equipes alternaram a liderança do placar por 12 vezes, até o São José dominar o último quarto e assumir de vez a ponta do marcador (22 a 16 na parcial final).

Juan Rosa foi o cestinha da partida com 19 pontos (João Pires/LNB)
Pelo São José, os destaques ficaram por conta do ala Juan Rosa, cestinha do jogo com 19 pontos, além de quatro rebotes e 14 de eficiência. Além dele, o pivô Sérgio Conceição, com 12 pontos e nove rebotes, e o ala/armador Luan, com 11 pontos, também tiveram bom desempenho individual.
Já no Praia Clube, três jogadores se destacaram na partida: o armador Matheus Bernardo, com 18 pontos, cinco rebotes e três assistências, o ala/armador Gustavo Paulino, que anotou 13 pontos, nove rebotes e 17 de eficiência, e o pivô Weverton, com 12 pontos e cinco rebotes.
#5 – União Corinthians 55 x 72 Paulistano
Na última partida do dia no Ginásio Antonio Prado Jr, o Paulistano conseguiu se recuperar bem da derrota no último jogo. Com grande atuação no segundo tempo, o CAP abriu uma boa vantagem e venceu o União Corinthians, por 72 a 55.
Essa foi a oitava vitória do time da capital paulista na competição, que ocupa a segunda colocação – atrás apenas do Pinheiros, que ainda não perdeu. Já o Unico permanece na nona colocação, com dois triunfos e seis derrotas, na briga por um lugar no G-8.

Em quadra por quase 30 minutos, Matheus Buiu foi o maior pontuador na vitória do Paulistano (João Neto/LNB)
Os destaques do Paulistano na vitória desta sexta-feira ficaram por conta do armador Matheus Buiu, cestinha do jogo com 19 pontos, mais cinco rebotes e três assistências, do pivô Lucas, que anotou 13 pontos e 11 rebotes, e do armador Beto Fagundes, que contribuiu com dez pontos, cinco assistências e quatro rebotes.
Pelo União Corinthians, o ala/armador Victor foi o maior pontuador, com 15 pontos. O ala Pedro (12 pontos, cinco rebotes e duas assistências) e o armador Francisco (12 pontos, três rebotes e três assistências) foram outros dois atletas com boa atuação.
#6 – Minas Tênis Clube 71 x 52 Basquete Cearense
Para fechar a rodada, o Minas Tênis Clube conseguiu sua segunda vitória na LDB 2019. Após primeiro tempo abaixo, o time minastenista reagiu na segunda etapa e bateu o Basquete Cearense, por 71 a 52.
O grande destaque do Minas foi o ala Gabriel Emiliano, cestinha da partida com expressivos 28 pontos – 12/13 nos arremessos de 2. Além da alta pontuação, o jogador de 19 anos ainda contribuiu com quatro rebotes, três roubos de bola e uma assistência, totalizando 30 no índice de eficiência.

Um dos destaques da LDB, Gui Carvalho anotou duplo-duplo na vitória do Minas (Luiz Pires/LNB)
Outro que teve papel decisivo foi o ala/armador Gui Carvalho, que anotou duplo-duplo de dez pontos e 11 rebotes, mais duas assistências, dois roubos de bola e um toco (20 de eficiência). O ala Lucas, com dez pontos e quatro rebotes, também foi bem.
+Confira a tabela de jogos completa da LDB 2019
O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca