#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Quinteto CBC

04-02-2026 | 04:01
Por Liga Nacional de Basquete

De olho no futuro! Veja os cinco melhores jogadores sub-22 de janeiro, o quarto mês da temporada 2025/26 do NBB CAIXA

Reforçando o compromisso em revelar talentos para o basquete nacional com a ajuda do Comitê Brasileiro de Clubes, um dos principais parceiros da Liga Nacional de Basquete no fomento da modalidade, o quinteto CBC dá o devido reconhecimento todos os meses aos jogadores sub-22 que participaram da LDB e estão se destacando no NBB CAIXA 2025/26. Em janeiro, quarto mês da temporada, quando foram disputados 38 jogos, o time ideal é formado por jogadores de quatro equipes diferentes, o que demonstra que há jovens talentosos em diversos times. São eles: Vitinho Brandão (Paulistano), Lucas Naka (Pato Basquete), Cauã Pacheco (Pinheiros), João Paulo (Unifacisa) e Afonso (Pinheiros).

Vitinho Brandão (Paulistano)

Vitinho foi uma das engrenagens mais constantes do Paulistano no período, combinando agressividade ofensiva com leitura de jogo madura para a idade. Em três partidas, ajudou a equipe a conquistar duas vitórias, com médias de 14 pontos, 4,3 rebotes e 4,3 assistências para 15,6 de eficiência. Atuando com liberdade e responsabilidade, mostrou capacidade de criar para si e para os companheiros, sendo um dos jovens mais influentes do time em momentos decisivos.

Lucas Naka (Pato Basquete)

Lucas Naka viveu um mês de consolidação no Pato Basquete, ampliando seu impacto muito além da pontuação. Em quatro jogos, apresentou médias de 7,7 pontos, 5,2 rebotes e 5,2 assistências para 14,5 de eficiência, números que refletem sua versatilidade e participação ativa em ambos os lados da quadra. Com boa leitura e intensidade constante, foi peça importante na organização do jogo e na transição, mostrando maturidade para assumir múltiplas funções.

Cauã Pacheco (Pinheiros)

Cauã Pacheco foi um dos principais destaques ofensivos do Pinheiros no mês, chamando a responsabilidade mesmo saindo do banco. Em quatro partidas, com duas vitórias, fechou o período com médias de 15,5 pontos, 3,2 rebotes e 3,5 assistências, se destacando pela agressividade no ataque e pela confiança para decidir posses. Sua capacidade de pontuar em diferentes situações foi um diferencial importante para a equipe de Gustavinho De Conti.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por NBB CAIXA (@nbb)

João Paulo (Unifacisa)

Invicto no mês, João Paulo teve janeiro perfeito com a Unifacisa, participando das quatro vitórias em quatro jogos da equipe. Com médias de 10,5 pontos e sete rebotes para 14,2 de eficiência, mostrou regularidade e presença física no garrafão. O destaque individual ficou por conta da atuação contra o Fortaleza Basquete Cearense, quando anotou 18 pontos, seu recorde pessoal no NBB CAIXA, coroando um período de afirmação e crescimento com o técnico Pablo Costa.

Afonso (Pinheiros)

Afonso completou o quinteto jovem CBC com um mês marcado por entrega e equilíbrio. Em quatro jogos, com duas vitórias, registrou médias de 8,7 pontos e 5,7 rebotes para 14,7 de eficiência. Atuando com intensidade e boa leitura defensiva, foi importante tanto na proteção do aro quanto no jogo coletivo, reforçando seu papel como peça versátil no elenco do Pinheiros.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, patrocínio Cruzeiro do Sul Virtual e Eurofarma e parcerias oficiais IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.