HOJE
De volta à quadra sagrada
Por Liga Nacional de Basquete
Após seis anos, Jogo das Estrelas retorna ao Ginásio do Ibirapuera; programação entre 11 e 17 de março terá atrações como disputas esportivas, seminários, exposição e ativações na fan zone
São Paulo é o coração do Brasil. São Paulo é terra das oportunidades. São Paulo é casa de todos os povos. São Paulo é o berço do nosso basquete! Em 2024, o Jogo das Estrelas está de volta à capital paulista com uma extensa programação cultural e esportiva entre os dias 11 e 17 de março para entreter os apaixonados pela bola laranja, culminando nos aguardados desafios individuais e nos jogos entre os principais atletas em atividade no Brasil no Ginásio do Ibirapuera.
Ginásio do Ibirapuera recebeu o JDE em 2017 e 2018 (Luiz Pires/LNB)
Esta será a terceira vez que o Ibirapuera recebe o Jogo das Estrelas. As edições anteriores em 2017 e 2018 foram um grande sucesso de público – que lotou as arquibancadas – e de crítica. Após o evento de 2017, o portal Exame publicou matéria intitulada “O esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas 2017”, exaltando o entretenimento e a organização proporcionada pelo evento.
A saudade desses 5 anos que o evento ficou ausente da capital paulista será recompensada pelas novidades que oferecerão mais opções para as famílias, os fãs, os patrocinadores, a mídia e os atletas. A atração principal continua sendo o próprio “Jogo das Estrelas”, acompanhada do show do intervalo, que acontecerá no sábado (16/3) com a disputa entre os quatro times – dois de estrelas brasileiras, um de estrelas internacionais e o último de jovens promessas – que se enfrentam em semifinal e final. Todas as partidas terão cobertura ao vivo do SporTV, ESPN, TV Cultura e YouTube do NBB CAIXA.
No dia anterior, sexta-feira (15/3), também com transmissão do SporTV, ESPN e YouTube do NBB CAIXA, a diversão também está garantida com os tradicionais Torneio de Habilidades, Torneio de Enterradas e Torneio de 3 Pontos. Haverá também o retorno do Desafio de Novas Estrelas, uma partida entre os times formados por jovens talentos sub-20 das ligas brasileira e argentina.
Como aconteceu em 2023 em Belo Horizonte, a programação não ficará restrita às atividades na quadra. O complexo do Ginásio do Ibirapuera terá uma extensa “Fan Zone”, com recreações para crianças e jovens, brincadeiras e desafios de arremessos, clínicas de basquete, torneios de 3×3, atividades de arte urbana, intervenções e apresentações musicais, quadras para o público jogar, ativações dos patrocinadores, praça de alimentação e muitas outras atrações.
Presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Montoro garantiu que o Jogo das Estrelas 2024 será inesquecível para quem gosta de basquete.
“O Jogo das Estrelas é um marco na temporada do esporte brasileiro. É a grande festa do basquetebol nacional e a Liga vem trabalhando para, cada vez mais, tornar esse evento uma experiência inesquecível para quem ama basquete. Queremos que nossos atletas fiquem felizes em participar, nossos patrocinadores fiquem satisfeitos com a visibilidade e o engajamento alcançados e que nossos torcedores saiam do ginásio sonhando com o Jogo das Estrelas do próximo ano. Para isso, estamos trabalhando para termos disputas empolgantes, atrações musicais bacanas, ativações interessantes dentro e fora do ginásio e produtos e serviços de alta qualidade. Posso afirmar: será uma grande festa para o fã do basquete”, afirma o presidente da LNB.
As outras dimensões do Jogo das Estrelas
Reforçando o objetivo em expandir o Jogo das Estrelas como um evento diverso em suas múltiplas dimensões, a Liga Nacional de Basquete organizará novamente, em parceria com o blog Lei em Campo, debates para o desenvolvimento do esporte na sociedade durante o Seminário do Esporte, nos dias 11 e 12 de março. O encontro prevê a participação de autoridades e representantes governamentais, executivos do mercado esportivo, dirigentes de clubes, grupos de mídia, ex-atletas e especialistas em áreas de atuação do desporto. Será um momento para troca de experiências e reflexões sobre temas relevantes como políticas públicas voltadas para o esporte, a visão do mercado corporativo, a governança, o direito esportivo e a política ESG como compromisso social do esporte.

Jota Quest fez o show do intervalo do JDE 2017 (Fotojump/LNB)
Não menos importante, outra meta da Liga é garantir o reconhecimento aos feitos daqueles que fizeram a história dos nosso basquete. Por isso, após o sucesso em 2023, o Jogo das Estrelas repetirá a exposição relembrando momentos históricos dos 16 anos da Liga a partir dos feitos dos atletas, dos clubes e da própria LNB. Fotos, objetos, estatísticas, conteúdo multimídia e atividades interativas levarão os fãs a uma viagem emocionante no tempo.
A programação inclui ainda o “Café com as Estrelas”, evento voltado para a mídia com a participação de dirigentes, patrocinadores e dos capitães dos quatro times que disputarão o Jogo das Estrelas; a partida entre Corinthians e União Corinthians válida pelo NBB CAIXA (13/3) e o Jogo das Celebridades.
O anúncio do Jogo das Estrelas 2024 no Ginásio do Ibirapuera é apenas o primeiro passo rumo à maior festa do basquete. No dia 3 de fevereiro, a liga divulgará a logomarca oficial do evento. Dois dias depois, serão anunciados os quatros capitães com seus respectivos times, que serão escolhidos no draft que a LNB transmitirá ao vivo no canal oficial do NBB CAIXA no YouTube.
A história do Jogo das Estrelas
Esta será a 15ª edição do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA, que acontece desde 2009, e a terceira no Ginásio do Ibirapuera, na cidade de São Paulo. O ginásio que mais recebeu o JDE é o Pedrocão, em Franca, que sediou o evento quatro vezes. Abaixo, relembre todas as sedes, campeões e MVPs da história do Jogo das Estrelas:
2009
Local: Maracanãzinho, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Equipe Rosa Branca
MVP: Shamell
2010
Local: Ginásio Sabiazinho, Uberlândia (MG)
Vencedor: Equipe Kanela
MVP: Marcelinho Machado
2011
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Robert Day
2012
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Murilo
2013
Local: Ginásio Nilson Nelson, Brasília (DF)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Alex Garcia
2014
Local: Ginásio Paulo Sarasate, Fortaleza (CE)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Alex Garcia
2015
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Ricardo Fischer
2016
Local: Ginásio Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Shamell

Shamell foi o MVP do JDE em 2017 (Fotojump/LNB)
2017
Local: Ginásio do Ibirapuera, São Paulo (SP)
Vencedor: NBB Mundo
MVP: Shamell
2018
Local: Ginásio do Ibirapuera, São Paulo (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Anderson Varejão
2019
Local: Ginásio Pedrocão, Franca (SP)
Vencedor: NBB Brasil
MVP: Jefferson William
2021
Local: Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Time Brabo
MVP: Lucas Dias
2022
Local: Arena Carioca 1, Rio de Janeiro (RJ)
Vencedor: Time Cablock
MVP: Lucas Mariano
2023
Local: Arena UniBH, Belo Horizonte (MG)
Vencedor: Time Lucas Dias
MVP: Lucas Dias
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca