#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto caseiro

17-09-2012 | 10:57
Por Liga Nacional de Basquete

Para preparar o time do NBB e o grupo da base que disputará a LDB, Minas inscreve equipes adulta e sub-22 no Campeonato Mineiro

O torcedor e o mascote do Minas terá dois times para vibrar no Campeonato Mineiro (Orlando Bento/Divulgação)

O Campeonato Mineiro de Basquete começa nesta segunda-feira (17/09) com uma situação bastante interessante, incomum em competições esportivas. Cinco equipes vão participar: o Icatu/Minas, o Unitri/Universo, o Ginástico, o Mackenzie e o Minas sub-22. Isso mesmo, o tradicional clube mineiro terá dois times no Estadual, que vão se enfrentar já na abertura, na Arena Vivo, a partir das 18h00.

A medida é permitida pela Federação Mineira de Basketball, já que serão duas equipes com atletas e comissões técnicas diferentes. O sub-22, que se prepara para disputar a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), será comandado por Cristiano Carvalho, auxiliar-técnico de Raul Togni, o treinador do time do Minas que vai disputar a temporada 2012/2013 do NBB.

O ala/pivô Leonardo Demétrio, o ala Bruno Irigoyen, o armador Henrique e os alas/armadores Robson e Danilo são jogadores que fazem parte do sub-22, mas que vão disputar o Estadual pelo adulto. A equipe que se prepara para o LDB também terá atletas juvenis completando o elenco.

Para explicar a decisão de inscrever a equipe sub-22 no Mineiro, Togni fez uma comparação entre jogadores de basquete e pilotos de avião. “Quanto mais horas de voo, melhor para o piloto, fica mais experiente. A gente achou que o Campeonato Mineiro seria uma boa oportunidade para que esses meninos pudessem vivenciar momentos de jogo e se prepararem para o LDB e para a equipe adulta do Minas. O trabalho deles é importantíssimo para nós, eles completam o elenco em muitos treinos”, disse.

Há um objetivo para o grupo do sub-22, que é terminar a primeira fase entre os quatro primeiros e chegar às semifinais do campeonato, mas o foco da comissão técnica do Minas é mais abrangente. “O importante é fazer um bom trabalho, que assim os resultados virão, tanto no sub-22 como também no adulto”, comentou.

Cristiano Carvalho, auxiliar-técnico de Raul Togni no adulto, será o comandante do Minas sub-22 (Célio Messias/LNB)

Apesar de dividirem o mesmo clube, os dois times estão se preparando de forma separada, obviamente. Raul brincou com a situação de enfrentar seu auxiliar-técnico em pelo menos dois jogos do Mineiro. “Eu não acompanho todos os treinos do sub-22, mas o Cristiano está em todos os treinos do adulto comigo, então ele leva uma certa vantagem (risos). É lógico que ele vai tentar dar o seu melhor para o time dele vencer”, afirmou.

E é exatamente esse ponto que Raul ressalta, de que as duas equipes vão entrar para vencer, não importando o fato de que todos fazem parte de um mesmo clube. O treinador admitiu o favoritismo e, até certo ponto, a obrigação da vitória para o time adulto, mas que nada será conquistado de véspera.

“Quando a bola levantar, todos vão dar o seu máximo para vencer, assim como fazem nos treinos do dia-a-dia. Se a gente não se cuidar e deixar, eles vão nos superar, o currículo não importa muito nessa hora”, concluiu.

O Uberlândia, outra equipe mineira do NBB, vai estrear no Estadual apenas no dia 28 de setembro, contra o time principal do Minas, fora de casa.