HOJE
Confronto de peso
Por Liga Nacional de Basquete
Dois dos melhores times do NBB CAIXA 16/17, Brasília e Vitória fazem confronto de peso nesta quarta-feira, na capital federal
Com exceção do Flamengo, o Universo/Vitória foi o único time a liderar o NBB CAIXA 16/17 em algum momento, antes do UniCEUB/BRBCARD/Brasília assumir a primeira posição. Nesta quarta-feira (01/02), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, candangos e baianos ficarão frente a frente pela segunda vez nesta temporada e partida promete muita emoção.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
No primeiro turno, os dois times protagonizaram um grande jogo em Salvador (BA). Em um último quarto emocionante, o Vitória foi superior nos minutos finais e venceu o Brasília, por 88 a 77, logo na terceira rodada da competição. Destaque para a dupla de armadores do rubro-negro baiano, que roubaram a cena da partida: Dawkins (19 pontos e cinco assistências) e André Góes (16 pontos, quatro rebotes e cinco assistências).
O confronto também marcará um reencontro pra lá de especial. Dono de uma história incrível com o uniforme do Brasília, o ala Arthur Belchor, do Vitória, enfrentará o ex-time pela primeira vez desde sua saída. Pelo NBB CAIXA, o eterno camisa 4 candango disputou as oito primeiras edições pelo time da capital federal, com 269 atuações totais e três títulos.
“O Arthur tem uma linda história com a nossa camisa, e temos que reverenciá-lo. Mas na hora do jogo cada um defende o seu lado. Já conhecemos a maneira dele de jogar, mas temos também que nos preocupar com o Vitória como um todo”, disse Guilherme Giovannoni, do Brasília, que participou dos três títulos candangos assim como Arthur.
Pela primeira vez na temporada, o Brasília entrará em quadra na condição de líder e se manterá nesta situação independente de seu resultado. Depois da derrota do Flamengo para o Gocil/Bauru Basket, na terça-feira (24/01), os candangos assumiram a primeira colocação na quinta-feira (26/01), quando bateram o Banrisul/Caxias do Sul, por 81 a 76, fora de casa.
“Claro que estar lá em cima é importante para mostrar que o nosso trabalho está dando certo. Mas o que vale mesmo é terminar o campeonato na frente, e para isso, seguiremos pensando em cada jogo. Vamos trabalhar como fizemos até aqui, sem nos preocupar com a tabela”, avaliou Bruno Savignani, técnico do Brasília.
Se o momento do Brasília é bom, para os baianos a situação não é bem assim. Na semana passada, os comandados de Régis Marrelli sofreram duas derrotas amargas difíceis de engolir. Depois de perderem por 75 a 72 para o Mogi das Cruzes/Helbor, no domingo (22/01), o rubro-negro baiano voltou para casa, mas não conseguiu se reabilitar e perdeu por 72 a 67 para o EC Pinheiros.
Para terror dos candangos, o Vitória conta com dois pontos muito fortes neste NBB CAIXA. Seu armador Kenny Dawkins, que faz sua melhor temporada dentro da competição, com médias de 16,3 pontos e 5,5 assistências por partida. E sua defesa, a melhor da competição até aqui, que sofre apenas 74,93 pontos por jogo na edição 16/17.
“Claro que teremos atenção com o Dawkins, mas não apenas com ele. O Vitória tem um grande elenco e já mostrou isso. O time deles joga duro e defende muito bem”, completou Bruno.
Para o confronto desta quarta, o time de Regis Marrelli sofrerá o desfalque do pivô Douglas Kurtz. No entanto, o treinador do Vitória contará com o retorno de André Góes, que se recuperou de uma lesão muscular.