HOJE
Confronto de peso
Por Liga Nacional de Basquete
Dois dos melhores times do NBB CAIXA 16/17, Brasília e Vitória fazem confronto de peso nesta quarta-feira, na capital federal

Depois de grande jogo no primeiro turno, Brasília e Vitória se reencontram, agora na capital federal (Jéssica Santana/Universo-Vitória)
Com exceção do Flamengo, o Universo/Vitória foi o único time a liderar o NBB CAIXA 16/17 em algum momento, antes do UniCEUB/BRBCARD/Brasília assumir a primeira posição. Nesta quarta-feira (01/02), às 20 horas (de Brasília), no Ginásio da ASCEB, candangos e baianos ficarão frente a frente pela segunda vez nesta temporada e partida promete muita emoção.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
No primeiro turno, os dois times protagonizaram um grande jogo em Salvador (BA). Em um último quarto emocionante, o Vitória foi superior nos minutos finais e venceu o Brasília, por 88 a 77, logo na terceira rodada da competição. Destaque para a dupla de armadores do rubro-negro baiano, que roubaram a cena da partida: Dawkins (19 pontos e cinco assistências) e André Góes (16 pontos, quatro rebotes e cinco assistências).

Com o uniforme candango, Arthur foi tricampeão do NBB CAIXA e da Liga Sul-Americana (Weverthon D’ávilla/Divulgação)
O confronto também marcará um reencontro pra lá de especial. Dono de uma história incrível com o uniforme do Brasília, o ala Arthur Belchor, do Vitória, enfrentará o ex-time pela primeira vez desde sua saída. Pelo NBB CAIXA, o eterno camisa 4 candango disputou as oito primeiras edições pelo time da capital federal, com 269 atuações totais e três títulos.
“O Arthur tem uma linda história com a nossa camisa, e temos que reverenciá-lo. Mas na hora do jogo cada um defende o seu lado. Já conhecemos a maneira dele de jogar, mas temos também que nos preocupar com o Vitória como um todo”, disse Guilherme Giovannoni, do Brasília, que participou dos três títulos candangos assim como Arthur.
Pela primeira vez na temporada, o Brasília entrará em quadra na condição de líder e se manterá nesta situação independente de seu resultado. Depois da derrota do Flamengo para o Gocil/Bauru Basket, na terça-feira (24/01), os candangos assumiram a primeira colocação na quinta-feira (26/01), quando bateram o Banrisul/Caxias do Sul, por 81 a 76, fora de casa.
“Claro que estar lá em cima é importante para mostrar que o nosso trabalho está dando certo. Mas o que vale mesmo é terminar o campeonato na frente, e para isso, seguiremos pensando em cada jogo. Vamos trabalhar como fizemos até aqui, sem nos preocupar com a tabela”, avaliou Bruno Savignani, técnico do Brasília.
Se o momento do Brasília é bom, para os baianos a situação não é bem assim. Na semana passada, os comandados de Régis Marrelli sofreram duas derrotas amargas difíceis de engolir. Depois de perderem por 75 a 72 para o Mogi das Cruzes/Helbor, no domingo (22/01), o rubro-negro baiano voltou para casa, mas não conseguiu se reabilitar e perdeu por 72 a 67 para o EC Pinheiros.
Para terror dos candangos, o Vitória conta com dois pontos muito fortes neste NBB CAIXA. Seu armador Kenny Dawkins, que faz sua melhor temporada dentro da competição, com médias de 16,3 pontos e 5,5 assistências por partida. E sua defesa, a melhor da competição até aqui, que sofre apenas 74,93 pontos por jogo na edição 16/17.
“Claro que teremos atenção com o Dawkins, mas não apenas com ele. O Vitória tem um grande elenco e já mostrou isso. O time deles joga duro e defende muito bem”, completou Bruno.
Para o confronto desta quarta, o time de Regis Marrelli sofrerá o desfalque do pivô Douglas Kurtz. No entanto, o treinador do Vitória contará com o retorno de André Góes, que se recuperou de uma lesão muscular.

Na última quinta-feira, diante do Caxias, o Brasília assumiu a liderança do NBB CAIXA 16/17 pela primeira vez, com bela vitória, por 81 a 76 (Geremias Orlandi/Caxias do Sul Basquete)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca