#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto direto

11-01-2016 | 05:58
Por Liga Nacional de Basquete

Buscando se firmar na entre os 12 primeiros, São José e Vitória se enfrentam nesta terça-feira, com transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, na rodada de abertura do 2º turno

Vai começar o segundo turno da temporada 2015/2016 do NBB. Nesta terça-feira (12/01), três partidas agitarão a primeira rodada da segunda metade da fase de classificação da maior competição do basquete nacional, uma delas, com transmissão ao vivo pelo #NBBnaWeb: São José Basketball e Universo/Vitória, que se encontram em posições bem próximas no campeonato, medirão forças no Ginásio Lineu de Moura, no Vale do Paraíba, às 20 horas (de Brasília), com exibição ao vivo no site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

As duas equipes ocupam o pelotão intermediário da tábua de classificação. Os joseenses estão na décima colocação, com campanha de cinco vitórias em 13 partidas (38,5% de aproveitamento), enquanto que o clube baiano vem logo atrás, na 12ª posição, no limite da zona de classificação à fase de mata-mata, com o mesmo número de triunfos, mas em 14 oportunidades (35,7% de aproveitamento).

Vitória e São José fizeram o primeiro jogo na Bahia na história do NBB (João Pires/LNB)

No primeiro turno, Vitória e São José fizeram o primeiro jogo na Bahia na história do NBB (João Pires/LNB)

Depois de fechar o último ano com duas derrotas seguidas na conta, para Flamengo e Macaé, ambos fora de casa, a equipe do Vale do Paraíba abriu 2016 novamente sendo batido, desta vez para o Mogi das Cruzes/Helbor no Hugo Ramos, na reedição da decisão do Campeonato Paulista 2015. Agora, a equipe do técnico Chris Ahmed buscará, em casa, quebrar o jejum de três partidas sem vencer neste NBB, que se subir para quatro, será sua maior sequência negativa na atual temporada.

+ Mogi das Cruzes será a sede do Jogo das Estrelas 2016; saiba mais informações

Para a partida desta terça, a equipe joseense terá um importante retorno. Ausente nas três últimas partidas do time, o armador norte-americano está de volta e atuará no duelo diante dos baianos. Sem poder contar com seu camisa 11, o São José foi derrotado em seus três últimos compromissos na competição nacional.

“Temos muitos jogos em casa no segundo turno e não podemos mais perder aqui no Lineu de Moura. Nosso time está completo e precisamos rapidamente subir na tabela para classificarmos bem para o playoff”, disse o ala Pedro, cestinha do São José na temporada, com média de 16,3 pontos por jogo.

Por sua vez, o Vitória também vem de duas derrotas seguidas no maior campeonato do basquete brasileiro, para EC Pinheiros, na última rodada de 2015, e no primeiro clássico nordestino da história do NBB contra o Solar Cearense, ambas as partidas realizadas em Salvador. Estreante no NBB, o rubro-negro baiano conquistou quatro dos cinco êxitos que tem jogando em casa. Somente um de seus triunfos foi obtido como visitante, contra o Franca Basquete, no Pedrocão.

“Fizemos um primeiro quarto ruim contra o Basquete Cearense, e ainda jogamos sem o Álvaro Calvo, que faz muita falta. Nossa equipe ainda oscila muito, fazemos jogos bons e ruins, mas ainda é normal, pois é uma equipe nova que ainda está se ajustando dentro da competição. É um jogo muito importante, sabemos da força do São José, mas temos que buscar mais vitórias fora de casa, já que até agora só ganhamos de Franca como visitante. Treinamos bem e esperamos apresentar um bom basquete, manter o jogo equilibrado para tentar vencer no final”, declarou Régis Marrelli.

Com 25 pontos de Pedro, São José venceu o confronto contra o Vitória no primeiro turno, em Salvador (João Pires/LNB)

Com 25 pontos de Pedro, São José venceu o confronto contra o Vitória no primeiro turno, em Salvador (João Pires/LNB)

O duelo entre os dois times no primeiro turno marcou o primeiro jogo na Bahia na história do NBB. No Ginásio de Cajazeiras, em Salvador, o São José levou a melhor sobre os caçulas da competição, em partida parelha do início ao fim, pelo placar de 68 a 60. O destaque do histórico confronto ficou por conta do ala/armador Pedro, da equipe paulista, que acertou cinco bolas de 3 pontos em sete tentadas (71,4% de aproveitamento) e deixou a quadra com 25 pontos na conta.

+Clique aqui e confira as curiosidades das partidas desta terça-feira do NBB

Régis Marrelli, técnico do Vitória

Régis Marrelli, técnico do Vitória, comandou o São José por cinco temporadas (João Pires/LNB)

A partida desta terça-feira marcará também mais um reencontro entre o técnico Régis Marrelli, comandante do Vitória, e o Ginásio Lineu de Moura. O treinador dirigiu o São José durante as cinco primeiras temporadas do NBB e por lá conquistou o conquistou o vice-campeonato e o Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da edição 2011/2012 do campeonato, além do título do Campeonato Paulista 2012.

“No ano passado já tinha passado por isso (reencontro) pelo Palmeiras, por isso já estou até acostumado com esse tipo de situação. Construí uma história muito bonita em São José, então é legal pelo carinho que fica pela torcida, pela cidade, minha família ainda mora lá. Quando saí de lá disse que tinha escrito uma página muito legal na história, no esporte a gente leva carrega esse tipo de coisa, então espero que seja bem legal esse reencontro”, contou Marrelli.

Depois do duelo contra o Vitória, o São José receberá o Solar Cearense, na quinta-feira (14/01), novamente no Lineu de Moura. Já o esquadrão do Estado da Bahia voltará para casa e terá um bom tempo de descanso até seu próximo compromisso, que será somente no dia 26 de janeiro (terça-feira), diante da Liga Sorocabana, às 21 horas (de Brasília).

Confira as partidas da 16ª rodada da temporada 2015/2016 do NBB:

– 12/01 (terça-feira)
19h30 – Decisão Engenharia/Minas x EC Pinheiros
20h – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Banrisul/Caxias do Sul
20h – São José Basketball x Universo/Vitória – ao vivo no #NBBnaWeb

– 13/01 (quarta-feira)
19h30 – Macaé Basquete x Franca Basquete
20h – Liga Sorocabana x Rio Claro Basquete
20h – Flamengo x Paschoalotto/Bauru – ao vivo no SporTV