HOJE
Confronto direto
Por Liga Nacional de Basquete
Colados na tabela de classificação do NBB, Rio Claro e Pinheiros se enfrentam para assegurar vaga no G-8 e ter mando de quadra nas oitavas de final
Já classificados para os playoffs e sem perspectivas de G-4, Rio Claro e Pinheiros brigam para terminar entre os oito primeiros e ter vantagem em um eventual Jogo 5, nas oitavas de final. Os times fazem duelo direto neste sábado (12/03), no Ginásio Felipe Karam, às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da RedeTV!.
Sétimo colocado na tabela de classificação, perder outra partida em casa não é uma opção para o Rio Claro. Caso o Pinheiros vença, a equipe da capital paulista ultrapassará os rivais e assumirá o sétimo lugar, praticamente se garantindo no G-8.

Apesar dos 27 pontos de Gui Deodato, o Rio Claro foi derrotado pelo Caxias, por 75 a 74, em sua última partida na temporada (Filippo Ferrari/Divulgação)
Na última quarta-feira, o Rio Claro encerrou sua sequência de vitórias, ao perder para o Banrisul/Caxias do Sul, por 75 a 74, dentro de casa. Apesar da derrota, destaque para a belíssima atuação do ala Gui Deodato, que anotou 27 pontos (sua melhor marca nesta temporada), pegou três rebotes e distribuiu quatro assistências.
Com a derrota, o elenco comandado por Dedé Barbosa chegou a 12 vitórias e 13 derrotas na temporada. Apesar do resultado negativo, a fase no Rio Claro ainda pode ser considerada boa, são seis triunfos nos últimos oito jogos e um sólido sistema defensivo, que sofreu média de apenas 70,0 pontos por partida nesta sequência.
A evolução recente da defesa é notável e isto já pode ser visto em números. Nos sete primeiros jogos da temporada, a equipe tinha média de 79,28 pontos sofridos por partida. Hoje, com o quarto melhor desempenho no quesito, são 73,56 pontos sofridos por jogo, atrás apenas dos líderes da estatística, CR Flamengo (69,83), Solar Cearense (72,80) e Paulistano/Corpore (72,91).

Mesmo com 25 pontos e seis assistências de Humberto, o Pinheiros perdeu para o Flamengo, por 81 a 75, na última sexta-feira (Daniel Forley/ECP)
O Pinheiros também não vem de um resultado positivo. Na última sexta-feira (04/03), diante do Flamengo, a equipe foi derrotada, por 81 a 75, em casa, apesar da grandiosa atuação de Humberto, que registrou dois recordes pessoais no NBB, 25 pontos e seis assistências, além de pegar seis rebotes.
Se um dos grandes triunfos do Rio Claro é evitar cestas, para o Pinheiros não é muito diferente. Apesar de sofrer 80,83 pontos por partida, a equipe da capital paulista lidera o NBB em rebotes e tocos, diminuindo assim a quantidade de arremessos que chegam ao seu próprio aro. São 39,38 sobras e 3,63 bloqueios por jogo para o elenco comandado por César Guidetti.

Em grande atuação de Eric Tatu, o Rio Claro venceu o Pinheiros na prorrogação, por 96 a 90, fora de casa (Ricardo Bufolin/ECP)
Os dois times já se enfrentaram nesta temporada, em jogo válido pela 12ª rodada, dentro do Ginásio Poliesportivo Henrique Vilaboim. O duelo foi emocionante e decido apenas na prorrogação, com vitória dos visitantes, por 96 a 90. Confira os destaques da partida:
Pinheiros
Bennett – 17 pontos, cinco rebotes e duas assistências
Holloway – 22 pontos, cinco rebotes e seis assistências
Lucas Dias – 14 pontos, oito rebotes e três assistências
Rio Claro
Eric Tatu – 25 pontos, quatro rebotes e três assistências
Gui Deodato – 26 pontos, dois rebotes e duas assistências
Dedé – 13 pontos, três rebotes e uma assistência
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca