#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto direto

12-03-2016 | 12:38
Por Liga Nacional de Basquete

Colados na tabela de classificação do NBB, Rio Claro e Pinheiros se enfrentam para assegurar vaga no G-8 e ter mando de quadra nas oitavas de final

Já classificados para os playoffs e sem perspectivas de G-4, Rio Claro e Pinheiros brigam para terminar entre os oito primeiros e ter vantagem em um eventual Jogo 5, nas oitavas de final. Os times fazem duelo direto neste sábado (12/03), no Ginásio Felipe Karam, às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da RedeTV!.

Sétimo colocado na tabela de classificação, perder outra partida em casa não é uma opção para o Rio Claro. Caso o Pinheiros vença, a equipe da capital paulista ultrapassará os rivais e assumirá o sétimo lugar, praticamente se garantindo no G-8.

Gui Deodato, do Rio Claro, e Marcão, do Caxias

Apesar dos 27 pontos de Gui Deodato, o Rio Claro foi derrotado pelo Caxias, por 75 a 74, em sua última partida na temporada (Filippo Ferrari/Divulgação)

Na última quarta-feira, o Rio Claro encerrou sua sequência de vitórias, ao perder para o Banrisul/Caxias do Sul, por 75 a 74, dentro de casa. Apesar da derrota, destaque para a belíssima atuação do ala Gui Deodato, que anotou 27 pontos (sua melhor marca nesta temporada), pegou três rebotes e distribuiu quatro assistências.

Com a derrota, o elenco comandado por Dedé Barbosa chegou a 12 vitórias e 13 derrotas na temporada. Apesar do resultado negativo, a fase no Rio Claro ainda pode ser considerada boa, são seis triunfos nos últimos oito jogos e um sólido sistema defensivo, que sofreu média de apenas 70,0 pontos por partida nesta sequência.

A evolução recente da defesa é notável e isto já pode ser visto em números. Nos sete primeiros jogos da temporada, a equipe tinha média de 79,28 pontos sofridos por partida. Hoje, com o quarto melhor desempenho no quesito, são 73,56 pontos sofridos por jogo, atrás apenas dos líderes da estatística, CR Flamengo (69,83), Solar Cearense (72,80) e Paulistano/Corpore (72,91).

Humberto, do Pinheiros, e Olivinha, do Flamengo

Mesmo com 25 pontos e seis assistências de Humberto, o Pinheiros perdeu para o Flamengo, por 81 a 75, na última sexta-feira (Daniel Forley/ECP)

O Pinheiros também não vem de um resultado positivo. Na última sexta-feira (04/03), diante do Flamengo, a equipe foi derrotada, por 81 a 75, em casa, apesar da grandiosa atuação de Humberto, que registrou dois recordes pessoais no NBB, 25 pontos e seis assistências, além de pegar seis rebotes.

Se um dos grandes triunfos do Rio Claro é evitar cestas, para o Pinheiros não é muito diferente. Apesar de sofrer 80,83 pontos por partida, a equipe da capital paulista lidera o NBB em rebotes e tocos, diminuindo assim a quantidade de arremessos que chegam ao seu próprio aro. São 39,38 sobras e 3,63 bloqueios por jogo para o elenco comandado por César Guidetti.

Tatu registrou seu recorde pessoal de pontos (25) no NBB diante do Pinheiros (

Em grande atuação de Eric Tatu, o Rio Claro venceu o Pinheiros na prorrogação, por 96 a 90, fora de casa (Ricardo Bufolin/ECP)

Os dois times já se enfrentaram nesta temporada, em jogo válido pela 12ª rodada, dentro do Ginásio Poliesportivo Henrique Vilaboim. O duelo foi emocionante e decido apenas na prorrogação, com vitória dos visitantes, por 96 a 90. Confira os destaques da partida:

Pinheiros
Bennett – 17 pontos, cinco rebotes e duas assistências
Holloway – 22 pontos, cinco rebotes e seis assistências
Lucas Dias – 14 pontos, oito rebotes e três assistências

Rio Claro
Eric Tatu – 25 pontos, quatro rebotes e três assistências
Gui Deodato – 26 pontos, dois rebotes e duas assistências
Dedé – 13 pontos, três rebotes e uma assistência

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.