#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Confronto equilibrado

19-12-2015 | 05:25
Por Liga Nacional de Basquete

Embalados por vitórias na última rodada, Rio Claro e Minas se enfrentam neste domingo, no Ginásio Felipe Karam, às 11h, com transmissão ao vivo via WEB

Neste domingo (20/11), Rio Claro Basquete e Decisão Engenharia/Minas entram em quadra pelo NBB. O jogo ocorrerá no Ginásio Felipe Karam, às 11 horas, e terá transmissão ao vivo via web, pelo site da lnb.com.br. Em confronto que promete equilíbrio, os dois times buscarão a segunda vitória consecutiva na temporada 2015/2016.

Tatu registrou seu recorde pessoal de pontos (25) no NBB diante do Pinheiros (

Tatu registrou seu recorde pessoal de pontos (25) no NBB diante do Pinheiros (Ricardo Bufolin/ECP)

Os donos da casa visam estabilidade. O Rio Claro ainda não conseguiu emplacar duas vitórias seguidas no campeonato. Porém, o time demonstrou evolução em seu último jogo, ao conquistar seu primeiro triunfo fora de casa na competição.

A equipe comandada por Dedé Barbosa foi até a capital paulista, e bateu o EC Pinheiros na prorrogação, por 96 a 90. Destaque para a dupla de armadores rio-clareenses. Tatu anotou 25 pontos no duelo, registrando seu recorde pessoal no NBB. Já Gui Deodato, teve sua melhor marca na temporada, com 26 tentos.

“Temos que nos concentrar muito, é uma equipe que tem mostrado seu valor na competição e sabemos das dificuldades. A nosso torcida fará a diferença, e vamos com tudo. O ideal é fecharmos o ano com vitória nesses dois próximos jogos, claro, sempre pensando jogo a jogo”, destacou Gui Deodato

O Minas, por outro lado, começa a visar as primeiras colocações da tabela de classificação. A equipe começou o NBB 2015/2016 de forma inconsistente, perdendo quatro dos primeiros cinco jogos, inclusive dois em casa. De lá pra cá o aproveitamento dos mineiros é expressivo, são cinco vitórias em sete partidas, com derrotas apenas para dois favoritos ao título (Paulistano/Corpore e CR Flamengo).

Mandante na última partida, o time mineiro recebeu o Macaé Basquete, e bateu os adversários, por 90 a 81. O elenco comandado por Cristiano Grama teve seis jogadores que pontuaram para dois dígitos (Shilton, Simmons, Sosa, Ansaloni, Léo Demétrio e Siqueira).

“Contra o Rio Claro, dentro da casa deles, um lugar que sempre tem muita torcida, nós não podemos ter instabilidade. Na verdade, o jogo de basquete é um jogo de altos e baixos, um jogo em que a gente tem que fazer com que a parte dos baixos não seja tão frequente, tão longa”, disse o pivô Shilton, do Minas

“Quanto mais a gente conseguir minimizar esses efeitos, mais chances temos de ganhar. A equipe de Rio Claro é extremamente qualificada, e nós temos a obrigação de ter 40 minutos de atenção nessa próxima partida”, completou o capitão do time mineiro.

Muito da boa fase do Minas passa pela melhora de desempenho de dois atletas específicos: Isaac Sosa e Ansaloni. O reforço porto-riquenho do Minas tem 18,0 pontos por partida nos últimos sete jogos, já o pivô, nas cinco partidas passadas registrou média de 14,4 tentos e 7,6 rebotes.

A boa fase do Minas, é muito causada pelo ala/armador Sosa, que faz excelente temporada (

A boa fase do Minas, é muito causada pelo ala/armador Sosa, que faz excelente temporada (Murilo Amadei/LSB)

O duelo ainda conta com o desempate histórico entre as duas equipes. Rio Claro e Minas se enfrentaram apenas duas vezes pelo NBB, com uma vitória para cada lado. Temporada passada, em Belo Horizonte, os mineiros levaram a melhor, por 82 a 70. O destaque foi o armador Coelho, que anotou 12 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu sete assistências. Já no interior paulista, os rio-clareenses venceram, por 73 a 68, com o ala/armador Caio anotando 25 pontos e convertendo cinco bolas de 3 pontos.