HOJE
Confronto histórico
Por Liga Nacional de Basquete
FIBA anuncia a disputa da Copa Intercontinental, uma disputa entre os campeões da Liga das Américas, Pinheiros, e da Euroliga, Olympiacos, aqui no Brasil em outubro

Campeão da Liga das Américas, o Pinheiros tem um novo desafio: enfrentar os melhores da Europa (Divulgação/FIBA Americas)
A FIBA (Federação Internacional de Basquete) fez, nesta segunda-feira, um anúncio histórico para o basquete mundial. A maior entidade da modalidade enviou um comunicado oficializando a Copa Intercontinental de Clubes, que será o encontro dos campeões da Liga das Américas, o Pinheiros/SKY, e da Euroliga, o Olympiacos, da Grécia.
FIBA, FIBA Américas e Euroliga finalizaram, com êxito, o acordo para que os dois clubes se enfrentem no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), em duas oportunidades. O primeiro confronto será no dia 04 de outubro, seguido por um segundo jogo no mesmo local no dia 06. O campeão será o clube que combinar os melhores resultados em ambas as partidas.

Estrela do basquete mundial, o armador Spanoulis comanda o Olympiacos (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)
“A FIBA está muito contente em aprovar o retorno da Copa Intercontinental com os clubes mais importantes de cada continente”, afirmou o secretário geral da FIBA, Patrick Baumann. “Isso é a prova do grande desenvolvimento do basquete nas Américas, em especial na América do Sul, e espero que seja uma iniciativa que se mantenha para servir de experiência para uma futura Copa Mundial de Clubes”, completou.
A Copa Intercontinental de Clubes foi disputada pela primeira vez em 1966 e teve 21 edições até o ano de 1987, com uma competição extra em 1996. O Brasil esteve presente em quase todos os torneios representado por equipes tradicionais como Franca (SP), Monte Líbano (SP), Corinthians (SP), Botafogo (RJ) e o Esporte Clube Sírio (SP), que sagrou-se campeão em 1979, sob comando do atual técnico do Pinheiros, Claudio Mortari.
“Sinceramente, tenho que manifestar nossa enorme felicidade de concretizar um sonho que começou desde o início da primeira Liga das Américas, em 2007. Sabíamos que precisávamos de um tempo para que esse dia chegasse, mas agradeço a todos que confiaram nessa ideia”, comemorou o secretário geral da FIBA Américas, Alberto García. “Agradeço a FIBA e a Euroliga por aceitarem disputar com a gente essa primeira Copa e esperamos que, num tempo não muito distante, possamos também envolver outros continentes nessa disputa”, completou o dirigente.
“A família do basquete se reúne novamente para esse importante evento no Brasil e esperamos que os amantes da modalidade na América nos conheçam melhor e desfrutem do nosso estilo de jogo”, comentou o presidente da Euroliga, Jordi Bartolomeu.
Pinheiros e Olympiacos também estão bastante motivados em participar desse torneio e terem a chance de ser o primeiro clube a levantar o troféu de campeão depois de mais de 17 anos da última edição.
“Para o Pinheiros, clube de mais de 114 anos de tradição, sempre foi uma meta, depois de vencer a Liga das Américas, poder disputar um dos eventos mais importantes do mundo como a Copa Intercontinental. Com muito planejamento, alcançamos nosso objetivo, ajudando a consolidar o basquete brasileiro num plano internacional”, afirmou João Fernando Rossi, diretor de esportes olímpicos do Pinheiros.
“Nossa presença num momento tão importante para o basquete é uma honra. O Olympiacos vem conquistando feitos históricos nos últimos dois anos e essas partidas no Brasil são o passo a mais que se precisava para o futuro do basquete de clubes no nível mundial”, disse Christos Stavropoulos, gerente geral do clube grego.

Campeão mundial em 79, com o Sírio, Claudio Mortari poderá repetir o feito com o Pinheiros (João Pires/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca