HOJE
A marca do JDE
Por Juvenal Dias
Conheça o processo de criação da identidade visual do Jogo das Estrelas 2024, que acontece de 11 a 17 de março no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo
São Paulo completou 470 anos e, em seu aniversário, no último dia 25 de janeiro, a Liga Nacional de Basquete anunciou o presente para a cidade que pulsa como o coração do Brasil: sediar o Jogo das Estrelas de 2024 no icônico ginásio do Ibirapuera. O evento ocorrerá entre os dias 11 e 17 de março com inúmeras atrações para quem é amante da bola laranja. Um acontecimento tão grandioso precisa de uma “cara” que reflita a sua importância. Para desenvolver a identidade visual do JDE, a equipe da Diretoria de Arte da LNB uniu forças com a Agência EA, uma das maiores agências de marketing esportivo do país, para trazer um pouco da cultura urbana da maior metrópole da América do Sul para dentro do Jogo das Estrelas.
A identidade visual de um evento é extremante importante para dialogar e chamar a atenção do público – é como se fossem as vestimentas do acontecimento. O tamanho do desafio é gigante como a própria cidade de São Paulo. Como traduzir o lugar mais plural e cosmopolita do país em elementos que abrangem a cultura local e, ao mesmo tempo, contam a sua história para quem vê de fora? São incontáveis “São Paulos” dentro de uma só: é a São Paulo do Centro Histórico; a São Paulo das quebradas das periferias; a São Paulo do centro financeiro; a São Paulo dos grandes arranha-céus, dos casarões antigos, dos condomínios, das vilas e dos parques; a São Paulo dos centros culturais, de museus, de teatros e bibliotecas; a São Paulo de centros esportivos, com campos, quadras, ginásios, pistas e piscinas; a São Paulo de grandes monumentos; a São Paulo do transporte frenético de carros, metrôs e trens; a São Paulo da vasta gastronomia e dos serviços 24 horas abertos.
O elemento mais importante de uma identidade visual é o logotipo. A marca do evento que precisa sintetizar tudo em uma ideia simples, clara e objetiva. Daniel Gama, Diretor de Arte da LNB, explica o que foi pensado para a concepção da versão final, que estará presente nos uniformes e em todas as formas de comunicação oficial do JDE:
“Representar uma cidade como São Paulo não é uma tarefa fácil, ainda mais por ser uma cidade multicultural e muito plural. São muitas referências que vemos nas ruas todos os dias. Esse foi o ponto de partida. Encontramos uma inspiração grande no Marco Zero da cidade, que se traduz no formato da estrela, veio da Rosa dos Ventos que está presente nesse Marco Zero. É bem significativo, pois é a partir do Marco Zero que as zonas da cidade são divididas. O Centro da cidade também representa esse encontro das múltiplas culturas, que constituem a identidade de São Paulo. Foi um trabalho de equipe muito legal, juntando nosso time com a Agência EA. Fomos muito felizes na soma do trabalho e na busca por referências”.
O logotipo em si traz as cores da bandeira de São Paulo (branco, preto e vermelho), com elementos amarelos para remeter ao brilho que as estrelas têm e trazem para o evento. Além dele, há a construção de uma linguagem visual que já está presente em postagens nas redes sociais e transmissões de jogos no do NBB CAIXA.
Eduardo Silva é o Diretor de Criação da Agência EA e esteve diretamente conectado com a equipe de designers da Liga para trazer a experiência de outros grandes eventos e casar com o que o melhor basquete nacional tem a mostrar. Ao longo dos próximos dias, outras novidades virão. Sem revelar os segredos dos produtos, Eduardo falou do que foi pensado para a identidade visual do Jogo das Estrelas:
“Todo estudo em torno da criação de uma nova identidade foi baseado no reforço da conexão entre São Paulo, o público, o basquete e seus atletas. A escolha das cores, o moodboard, os ícones e o logo. Tudo foi pensado para representar a grandeza do basquete e a receptividade da cidade de São Paulo. O aspecto urbano também é muito presente, já que esse mood tem muita proximidade com todas as camadas que constroem o espírito do basquete, desde as quadras de rua até o Jogo das Estrelas”.
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Eduardo também explicou como funcionou o processo de criação da identidade visual do Jogo das Estrelas:
“Depois de entender o briefing e de algumas conversas entre as duas equipes, todo processo foi construído a partir de alguns estudos de possibilidades. O logo foi feito à mão, o que oferece um aspecto muito mais proprietário ao Jogo das Estrelas. Com a marca pronta, desenhamos parte do enxoval de peças (vídeos em 3D, e-mail, peças para redes sociais, entre outras). Dessa forma conseguimos ter uma visão macro do plano de comunicação e dessa forma ser mais assertivo nos resultados positivos que poderíamos alcançar”.
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Como muito do engajamento do público com o basquete vem por intermédio das redes sociais, Eduardo deixa uma palhinha do que está por vir para quem segue o NBB CAIXA e está ansiosa(o) para o Jogo das Estrelas de 2024:
“O combo de peças vai girar de acordo com a temperatura do evento. Redes Sociais são velozes e agem de acordo com o engajamento em um determinado assunto. Por conta disso, vamos usar peças como post simples, carrossel, stories, e vídeos para gerar maior engajamento do público e ampliar a conversão em favor do Jogo das Estrelas”.
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Por fim, Eduardo avaliou o resultado do trabalho em conjunto com o departamento de criação e arte da Liga:
“A experiência foi edificante. A princípio, como toda novidade, tivemos que entender os espaços e as aspirações, o que é sempre muito enriquecedor pessoal e profissionalmente. Entre erros, acertos e aprendizados, concluímos que o processo funcionou bem e isso pode ser visto no ótimo resultado alcançado”.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.