#JOGAJUNTO

NBB

O Defensordo Ano

03-07-2020 | 06:19
Por Liga Nacional de Basquete

Jimmy defende prêmio conquistado na última temporada; concorrência será de Alex, 8 vezes vencedor da categoria, e Rafael Mineiro

Os candidatos ao troféu de Defensor do Ano do NBB 2019/2020, oferecido pela Plastubos, estão definidos. São eles: Alex (Minas Tênis Clube), Jimmy (Sesi Franca Basquete) e Mineiro (Flamengo).

Presente na Festa dos Melhores do Ano (oferecida nesta edição pela Budweiser) desde a primeira temporada da competição (2008/2009), o prêmio de Melhor Defensor do Ano já foi entregue 11 vezes, tendo Alex Garcia (8x) e Jimmy (3x) como os únicos vencedores do troféu.

O prêmio de Defensor do Ano (apresentado pela Plastubos) faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano (apresentado por Unisal), Jogador com Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).

A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 10/07, às 19 horas, ao vivo no Facebook do NBB – um oferecimento Budweiser.

Os Indicados:

Alex Garcia (Minas)

Alex já venceu o prêmio de Defensor do Ano do NBB por oito vezes (Orlando Bento/MTC)

Aos 40 anos de idade, Alex Garcia está mais uma vez entre os indicados aos prêmios de Defensor do Ano. Em sua carreira no NBB, o Brabo já faturou o prêmio oito vezes em 11 possíveis. Agora, no Minas Tênis Clube, está na disputa após uma temporada em que registrou médias de 16,3 pontos, 5,3 rebotes, 4,5 assistências e 17,2 de eficiência.

Jimmy (Franca)

Jimmy é o atual vencedor do prêmio de Defensor do Ano do NBB (Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete)

Mais uma vez indicado, Jimmy é o atual vencedor do prêmio de Defensor do Ano do NBB. O ala do Sesi Franca Basquete já levou o prêmio para casa nas últimas três temporadas, quebrando a hegemonia de Alex Garcia. Os dois primeiros vieram quando o ala atuava pelo Mogi das Cruzes, enquanto o último, na temporada passada, foi com as cores do Franca, logo em sua primeira temporada na Capital do Basquete. Aliás, nesta edição do NBB, o jogador francano mais uma vez foi essencial para o ótimo desempenho defensivo da equipe durante o NBB, que sofreu em média 79,0 pontos por jogo – terceira melhor marca da competição. No NBB 2019/2020, Jimmy registrou médias de 6,9 pontos, 3.0 rebotes, 1,6 assistências e 8.0 de eficiência.

Rafael Mineiro (Flamengo)

Mineiro contribuiu para que o Flamengo tivesse a melhor defesa do NBB (William Oliveira/CAP)

Rafael Mineiro é outro que aparece como um dos três candidato ao prêmio de Defensor do Ano Plastubos do NBB 2019/2020, isso graças a ótima última temporada no Flamengo. Titular na rotação do técnico Gustavo de Conti, Mineiro apresentou números sólidos, com médias de 9,3 pontos, 4,0 rebotes e 10,3 de eficiência, além de contribuir ativamente para que o Flamengo alcançasse a marca de melhor defesa do campeonato – média de 77,1 pontos sofridos por confronto.

Também foram votados para Defensor do Ano no NBB 2019/2020

Além dos três finalistas, também receberam votos: Danilo Fuzaro (Mogi), Coelho (Botafogo), João Vitor (Unifacisa), Bennett (Pinheiros), Jhonatan (Flamengo), Gerson (Rio Claro), Humberto (Corinthians), André Goés (Mogi), Pepo Vidal (Unifacisa), Devon Scott (Minas), Paranhos (Mogi), Lessa (Mogi), Gemerson (Unifacisa), Georginho (São Paulo), Léo Meindl (Sao Paulo), Olivinha (Flamengo), Sualisson (Basquete Cearense), Vitão (Paulistano), Buffat (Pinheiros), Alex Oliveira (Basquete Cearense) e Marcus Toledo (Pinheiros). 

Confira todos vencedores do prêmio de Defensor do Ano do NBB na história:

2018/2019 – Jimmy (Franca) 

2017/2018 – Jimmy (Mogi das Cruzes) 

2016/2017 – Jimmy (Mogi das Cruzes) 

2015/2016 – Alex Garcia (Bauru) 

2014/2015 – Alex Garcia (Bauru) 

2013/2014 – Alex Garcia (Brasília) 

2012/2013 – Alex Garcia (Brasília) 

2011/2012 – Alex Garcia (Brasília) 

2010/2011 – Alex Garcia (Brasília) 

2009/2010 – Alex Garcia (Brasília) 

2008/2009 – Alex Garcia (Brasília) 

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol.