#JOGAJUNTO

Rio 2016 / Seleção Brasileira

#ConhecendoOAdversário – Lituânia

27-07-2016 | 04:13
Por Liga Nacional de Basquete

Primeiro rival da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio, Lituânia é uma das personagens da série #ConheçaOAdversário

Uma das maiores forças do basquetebol na atualidade, a seleção lituana será a primeira adversária do Brasil na fase de grupos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Desde a desintegração da União Soviética em 1989, a Lituânia (um das nações que formavam a URSS) esteve presente em todas as Olimpíadas disputadas na modalidade. Com seis participações neste período, o país não ficou ausente de nenhuma edição da competição, assim como Estados Unidos e Austrália.

Liderados pelo astro da NBA Jonas Valanciunas, o esquadrão lituano é recheado de novos talentos. De Londres até o Rio muitos nomes mudaram na seleção lituana, mas os resultados segue mostrando a força do país no basquete internacional. Dos 12 nomes selecionados por Jonas Kazlauskas, técnico da Lituânia, apenas seis estiveram presentes nos Jogos Olímpicos de 2012. Só o ala Jonas Maciulis, do Real Madrid (ESP), disputou as últimas duas Olimpíadas com o uniforme verde e amarelo.

História recente

Neste período de quatro anos, a seleção lituana passou por diversas mudanças. Após a derrota para a Rússia, por 83 a 74, nas quartas de final, e a oitava colocação nos Jogos Olímpicos de Londres, o então técnico, Kestutis Kemzura, saiu do cargo, que foi assumido por Jonas Kazlaukas, treinador presente até hoje.

Na primeira disputa como comandante da seleção lituana, Kazlaukas trouxe um resultado expressivo do Campeonato Europeu de 2013, disputado na Eslovênia. Após começar a competição com alguns tropeços, a Lituânia fez grande segunda fase e bateu Itália, por 81 a 77, nas quartas, e Croácia, por 77 a 62, na semifinal, para avançar até a decisão. Na final, os lituanos não conseguiram segurar a França, foram derrotados, por 80 a 66, e terminaram com a segunda colocação (melhor resultado do país no torneio desde 2003).

Na sequência, a Lituânia teve pela frente o Campeonato Mundial de 2014, na Espanha. Na primeira fase, a seleção lituana terminou em primeiro lugar de seu grupo, ao vencer quatro das cinco partidas que disputou. Com o resultado, os lituanos avançaram ao mata-mata com moral e só foram parados pelos Estados Unidos na fase semifinal, por 96 a 68. No caminho, os comandados de Kazlaukas despacharam a Nova Zelândia (76 a 71), e a Turquia (73 a 61). Na disputa pelo bronze, novamente a França parou o uniforme verde e amarelo, com vitória, por 95 a 93.

Seleção lituana

Durante o ciclo olímpico, a seleção lituana foi duas vice-campeã europeia e quarta colocada no Campeonato Mundial (Ciamillo-Castoria/FIBA)

Após mais um expressivo resultado, a seleção lituana foi para o Campeonato Europeu de  2015, na França, confiante. Na primeira fase, mais uma vez o país terminou como líder de seu grupo, ao conquistar quatro vitórias e perder apenas um jogo. No mata-mata, os lituanos passaram por fortes emoções até chegar a mais uma decisão. O time bateu a Georgia, por 85 a 81, nas oitavas, a Itália, por 95 a 85 (na prorrogação), nas quartas, e a Sérvia, por 67 a 64, na semifinal. Novamente na decisão, a Lituânia foi superada pela forte Espanha, por 80 a 63.

Apesar de não alcançar o título tão esperado por essa geração, o resultado no Campeonato Europeu da França deu a Lituânia uma vaga direta aos Jogos Olímpicos de 2016. Medalha de Bronze na competição em 1992, 1996 e 2000, os lituanos esperam encerrar o jejum de pódios no Rio de Janeiro. Para isso, o técnico Jonas Kazlaukas conta com alguns dos principais jogadores do basquete internacional.

Principais nomes

Kalnietis, da Lituânia

Melhor passador dos últimos dois Campeonatos Europeus, armador Mantas Kalnietis é um dos destaques da seleção lituana (Ciamillo-Castoria/FIBA)

Melhor passador dos últimos dois Campeonatos Europeus, o armador Mantas Kalnietis é um dos pilares da seleção lituana. Atualmente no EA7 Emporio Armani Milano, o jogador de 29 anos tem uma série de conquistas individuais e coletivas na carreira. Atleta do Zalgiris Kaunas (LTU) de 2006 a 2012, Kalnietis foi quatro vezes campeão e uma vez MVP das Finais da Liga Báltica (2012). Além disso, são quatro títulos da Liga Lituana e uma conquista da Copa da Itália (já com o EA7).

Outro nome que carrega muita experiência e diversas conquistas na carreira é Jonas Maciulis. Único presente nos últimos dois Jogos Olímpicos com a seleção, o ala do Real Madrid tem passagens pelo basquete da Lituânia, Itália, Grécia e Espanha. Nos quatro países, o jogador conquistou ao menos um título da liga nacional. Ao total são: Dois títulos da Liga Báltica e dois da Liga Lituana, com o Zalgiris Kaunas; um título da Liga Italiana, com o Montepaschi Siena; dois títulos da Liga Grega, com o Panathinaikos; e dois títulos da Liga ACB, além da conquista da Euroleague e Copa Intercontinental, com o Real Madrid.

Aos 26 anos, Mindaugas Kuzminskas acaba de assinar contrato com o New York Knicks e será mais um lituano na temporada 2016/2017 da NBA. Campeão duas vezes da Liga Lituana, com o Zalgiris Kaunas, o ala, de 2,06m de altura, migrou rumo ao basquetebol espanhol em 2013, para o Unicaja Málaga. Nas três temporadas que disputou com o time, o atleta ganhou grande protagonismo nas últimas duas, tanto na Liga ACB quanto na Euroleague. Na edição de 2015/2016 da principal competição europeia, o jogador foi o cestinha da equipe, com média de 12,0 pontos por partida.

Outro atleta que figurará na temporada 2016/2017 da NBA é ala/pivô Domantas Sabonis. Filho do lendário pivô Avrydas Sabonis (campeão Olímpico e Mundial com a URSS, e medalha de bronze com Lituânia nas Olímpiadas de 1992 e 1996), o jovem atleta, de apenas 20 anos, foi recrutado pelo Orlando Magic e trocado para o Oklahoma City Thunder, no último Draft realizado pela liga norte-americana. Formado na Universidade de Gonzaga, o jogador disputou as duas temporadas da NCAA (campeonato universitário) e se destacou em especial na última, ao liderar seu time até o Sweet 16 (oitavas de final), com médias de 17,6 pontos e 11,8 rebotes por partida.

O último atleta destacado é o maior nome do basquetebol lituano na atualidade. Titular absoluto do Toronto Raptors há quatro edições da NBA, o pivô Jonas Valanciunas será um dos principais astros dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta sofreu com lesões na última temporada da liga norte-americana, mas conseguiu ser um dos pilares da inédita final de conferência alcançada pelo time. Individualmente o jogador viveu seu melhor ano, foram 12,8 pontos e 9,1 rebotes de média, além de 56,5% de aproveitamento nos arremessos tentados por partida.

Jonas Valanciunas

Maior nome do basquete lituano na atualidade, Jonas Valanciunas vem ao Rio como um dos líderes de sua seleção (Dan Hamilton/USA Today Sports)

Convocação completa da seleção lituana para as Olimpíadas:

Mantas Kalnietis – Armador – EA7 Emporio Armani Milano (ITA) – 29 anos
Adas Juskevicius – Ala/armador – Lietuvos Rytas (LTU) – 27 anos
Marius Grigonis – Ala/armador – Basquet Manresa (ESP) – 22 anos
Renaldas Seibutis – Ala/armador – Zalgiris Kaunas (LTU) – 31 anos
Edgaras Ulanovas – Ala – Zalgiris Kaunas (LTU) – 24 anos
Jonas Maciulis – Ala – Real Madrid (ESP) – 31 anos
Mindaugas Kuzminskas – Ala – New York Knicks (EUA) – 26 anos
Paulius Jankunas – Ala/pivô – Zalgiris Kaunas (LTU) – 32 anos
Antanas Kavaliauskas – Ala/pivô – Lietuvos Rytas (LTU) – 31 anos
Domantas Sabonis – Ala/pivô – Oklahoma City Thunder (EUA) – 20 anos
Robertas Javtokas – Pivô – Zalgiris Kaunas (LTU) – 36 anos
Jonas Valanciunas – Pivô – Toronto Raptors (EUA) – 24 anos