HOJE
Novo comandono CAP
Por Liga Nacional de Basquete
Um dos responsáveis pela criação da LNB em 2008, Éder Lago assumirá comando do clube da capital paulista até março de 2025
O Clube Athletico Paulistano terá nova chapa assumindo a gestão este mês. O novo presidente do clube da capital paulista será um antigo parceiro da LNB: o advogado Éder do Lago Mendes. Líder da Chapa Paulistano Oficial, Éder tomará posse no próximo dia 21 de março e exercerá seu mandato até março de 2025.
Figura importante na fundação da Liga Nacional de Basquete, em 2008, Éder Lago possui papel fundamental no desenvolvimento da Liga nos 14 anos de existência da instituição, com presença direta nas discussões e decisões tomadas pelos representantes da entidade. Ex-Vice Presidente Jurídico, atualmente Éder é um dos conselheiros da presidência da LNB, na gestão do presidente Delano Franco.
“As decisões tomadas pela LNB são extremamente democráticas, feitas pelos representantes dos clubes, que são os donos da Liga. Nessas discussões, o Éder Lago tem uma participação muito importante por dois motivos: primeiro, porque ele traz consistência jurídica pelo background que possui e deixa todas as decisões bem redondas. Além disso, é muito bom em levantar contrapontos a certas ideias e caminhos, o que faz com que as decisões sejam mais ricas e mais testadas dentro do grupo”, afirma o presidente Delano Franco.
A chegada de Éder Lago à presidência do Paulistano foi comemorada pelo dirigente da LNB não só pela questão de merecimento pessoal, mas também pela ótima expectativa em relação ao futuro do basquete brasileiro e do clube da capital paulista, uma das seis equipes que participaram de todas as edições do NBB e que, inclusive, já conquistou o título da maior competição do basquete brasileiro na temporada 2017/2018.
“O Paulistano possui uma relação com a LNB muito especial, no sentido de que é um clube social e que tem no basquete uma das principais modalidades. É um clube que entende muito bem o funcionamento da Liga e tem sido um parceiro muito importante. Ficamos muito felizes em ver o Éder como presidente do Paulistano, primeiro pela pessoa que ele é e pelo fato de termos certeza de que o clube irá se beneficiar com a liderança ponderada dele. E por ter na presidência do clube uma pessoa com muito contato com a LNB. Só temos que parabenizar o Éder e celebrar a escolha dos sócios do Paulistano pela presidência dele”, finaliza Delano.
Éder foi fundamental no processo de criação da LNB, em 2008
A criação da LNB foi um marco na história do esporte brasileiro. Uma ação inovadora e inédita que até hoje rende frutos positivos para o basquete e para o cenário esportivo do Brasil em geral. Uma das figuras mais marcantes desse período foi justamente Éder Lago, na época dirigente do Clube Athletico Paulistano.
“Em agosto de 2008, vários dirigentes esportivos se reuniram e fundaram a LNB, com o objetivo de dar voz aos clubes que praticavam e que dirigiam o desenvolvimento do basquete no Brasil. Entre eles havia uma pessoa que passei a admirar e da qual me tornei amigo pessoal: o Éder. Ele era um dirigente com uma visão muito clara, inteligente e perspicaz. E com uma visão de formação de talentos, de cuidar da parte social, ele entendeu a mensagem que queríamos passar e foi lá, no próprio Paulistano, que nós fundamos a LNB”, disse Kouros Monadjemi, primeiro presidente da LNB.
Desde então, foram muitos desafios e conquistas, sempre com muito trabalho e seriedade nas decisões tomadas. Agora, Éder terá pela frente um novo caminho como presidente do clube em que é Conselheiro desde 1993, além de já ter exercido cargos na diretoria de esportes e atuado como vice-presidente.
“Você é a figura máxima do clube maravilhoso chamado Paulistano. Parabéns pela sua conduta, por todos se unirem em torno do seu nome na votação. Sou um amigo e um grande admirador pelo fato de você nunca ter se curvado ou se omitido ao enfrentar os problemas que nós todos enfrentamos nesses períodos críticos”, fala com carinho Kouros, que hoje é vice-presidente de Relações Internacionais na LNB.
Quem também fez questão de parabenizar o novo presidente do Paulistano é Cássio Roque, que também esteve presente em todo o processo de fundação da LNB e foi o primeiro vice-presidente geral da instituição, além de ter assumido a presidência um pouco depois, em 2013.
“O Éder é um cara diferenciado. Sempre teve muito envolvimento com as questões da LNB, com as questões legais, até pela profissão dele. É um cara extremamente ético, do bem mesmo. Pelo Paulistano ele sempre foi um defensor do clube, mas entendendo a importância da preservação da Liga. Acho que é o cara certo para o lugar certo. Fico muito feliz por ele assumir a presidência do Paulistano e é um privilégio da Liga tê-lo como dirigente”, afirma Cássio Roque, atualmente Conselheiro da Presidência da LNB.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.