HOJE
Conta fechada
Por Liga Nacional de Basquete
Atual campeão, Brasília se despede da Liga Sul-Americana 2016 com derrota para o anfitrião Olimpico de La Banda; Mogi e Paulistano lutam por vaga na Final na próxima semana
O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília encerrou sua participação na Liga Sul-Americana 2016, nesta quinta-feira. Em Santiago Del Estero (ARG), a equipe candanga, que entrou em quadra já eliminada, apenas cumpriu tabela no Grupo E da fase semifinal do torneio e perdeu para o anfitrião Olimpico de La Banda, também eliminado, pelo placar de 97 a 79.
Cestinha: Capitão do Brasília, o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o maior pontuador do duelo, com 18 pontos, mesma marca do ala adversário Mauro Cosolito. Com 17 tentos, Lucas Mariano foi bastante acionado e teve papel de destaque no time da capital do Brasil.
+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida entre Olímpico e Brasília
Saudades, palmeirense? Ainda pelo time da casa, outro grande destaque ficou por conta do armador ex-palmeirense Maxi Stanic. O argentino, que ficou duas temporadas no clube palestrino, registrou 17 pontos, sete assistências e sete rebotes, números que fizeram do ídolo alviverde o atleta mais eficiente do jogo, com 26 de valorização.
Ausências: Como o duelo não mudaria a situação da equipe, o Brasília optou por poupar o ala/armador Deryk Ramos, que atuou nas duas primeiras partidas da chave. Além dele, o técnico Bruno Savignani não pôde contar com Fúlvio, que até jogou o primeiro duelo, mas foi poupado nas partidas seguintes devido a uma lesão muscular na panturrilha.
Vaga inédita: Com três vitórias nos três jogos do Grupo E, o Weber Bahía Blanca (ARG) se classificou à final da Liga Sul-Americana 2016 na primeira competição internacional de sua história. Já o Brasília ficou com a terceira colocação da chave. O quarto colocado foi o Guaros de Lara (VEN).
Ainda há chances: Mesmo com a eliminação do Brasília, o NBB CAIXA ainda tem chances de ser representado na grande final do torneio sul-americano. Na próxima terça-feira, em Maldonado (URU), pelo Grupo F, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore lutarão por uma vaga na decisão junto de Hebraica Macabi (URU) e Gimnasia Indalo. Os jogos acontecerão entre os dias 07 e 09 de novembro.