HOJE
Reforço corporativo
Por Liga Nacional de Basquete
Maior plataforma B2B de gestão de despesas do Brasil, Conta Simples investe R$ 1,2 milhão e se torna patrocinadora máster e gestora financeira do Rio Claro Basquete
O Rio Claro Basquete está de volta ao NBB CAIXA com um parceiro de peso. A Conta Simples, maior plataforma B2B de gestão de despesas do Brasil, investiu R$ 1,2 milhão para se tornar patrocinadora máster e assumir a gestão financeira do clube, marcando um novo capítulo na história da equipe e um marco inédito para o basquete nacional.
O time retorna à elite após dois anos com um projeto sólido e inovador, que une paixão e profissionalismo. Com o novo acordo, a equipe passa a se chamar Conta Simples Rio Claro e será o primeiro time da história do NBB patrocinado por uma fintech com foco em B2B. Além do investimento, a Conta Simples também atuará como “CFO do time”, com participação ativa no conselho e envolvimento direto nas decisões estratégicas, ao lado da ABCD Bandeirantes, associação que continua na administração do clube.

Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples, responsável pela gestão financeira do Rio Claro. Foto: Melina Knolow
Segundo o CEO e cofundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, o objetivo vai além do patrocínio: é transformar a forma de gerir um clube esportivo. “Mais do que patrocinar, queremos ajudar a escrever um novo capítulo do esporte brasileiro. Isso passa por metas como assegurar previsibilidade de fluxo de caixa, estruturar um planejamento orçamentário eficiente e otimizar investimentos em atletas e infraestrutura”, afirmou Tognini.
O presidente da ABCD Bandeirantes, Marcelo Tamião, destaca que o novo modelo traz mais organização e sustentabilidade. “A administração do Rio Claro sempre foi composta por pessoas responsáveis, mas também tinha muitos desafios de organização e planejamento. Vimos que precisávamos olhar para as finanças do clube de outro jeito para crescer de forma sustentável. É com essa mentalidade que retornamos à elite do basquete nacional”, reforçou.
A missão da Conta Simples é também impulsionar o crescimento sustentável do clube, criando condições para atrair novos patrocinadores e parceiros. “O clube se torna ainda mais atraente para marcas que buscam associar sua imagem a um projeto sólido, com transparência, credibilidade e forte conexão emocional com o público”, disse Tognini.
Nova identidade e ativações
O novo momento traz também mudanças na identidade visual e nas experiências de jogo. O time passa a utilizar novo escudo, novo uniforme preto com detalhes verdes, cores da fintech, e um pacote de ações de engajamento com torcedores, incluindo desafios em quadra, distribuição de brindes, música, dança e um setor exclusivo de relacionamento em camarotes e cadeiras especiais.
“Rio Claro é a cidade do basquete, o que nos motivou a reconstruir a marca para ressaltar essa identidade e aproximar todos os envolvidos no ecossistema do time. Esse é o início de uma nova história, que traz oportunidades incríveis para torcedores, atletas e patrocinadores”, destacou Tognini.

O elenco do Conta Simples Rio Claro Basquete no retorno ao NBB CAIXA. Foto: Melina Knolow
O projeto também tem um significado especial para Rodrigo Tognini. Natural de Rio Claro, o CEO da Conta Simples foi jogador de basquete por mais de sete anos nas categorias de base do clube, além de integrar a seleção brasileira juvenil. Segundo o empresário, o esporte foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso na função executiva e trouxe ensinamentos valiosos para o cargo que ocupa hoje.
“Kobe não só traduziu muito do que é preciso para ser um atleta de alta performance, mas também do que qualquer um precisa para se destacar na vida”, explica o executivo, ao citar o Mamba Mentality de Kobe Bryant. “Dedicação, ética, clareza de propósito e disciplina foram essenciais para eu estar onde estou hoje. Por isso, considero essa parceria com o Rio Claro uma carta de gratidão e algo que vai além de um contrato: é a conexão de paixão e negócios”, reforçou.
Um novo modelo de gestão
Com a criação do Conta Simples Rio Claro, o basquete brasileiro ganha um exemplo concreto de como a iniciativa privada e a inovação tecnológica podem ajudar a profissionalizar clubes e transformar o cenário esportivo nacional. Modelos semelhantes já mostraram resultados positivos no futebol, como o Red Bull Bragantino, que se tornou clube-empresa e cresceu em faturamento, estrutura e competitividade, e o Mirassol, que vem colhendo frutos com uma administração mais moderna e eficiente.
“Ressaltar para o mercado esportivo que a iniciativa privada pode contribuir para solucionar dores antigas é uma das nossas prioridades no movimento Conta Simples Rio Claro”, enfatizou Tognini. “É importante que as pessoas enxerguem o esporte como um negócio. Queremos manter o time estável na liga, inspirar outros clubes a profissionalizar a gestão e provar que ela vence o jogo dentro e fora das quadras”, concluiu.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, com patrocínio máster das Loterias, Caixa Econômica, Governo Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), chancela da Confederação Brasileira de Basketball, bola oficial Molten, marca oficial Kappa, e parcerias oficiais Universidades Cruzeiro do Sul, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca