HOJE
Contando os dias
Por Liga Nacional de Basquete
Em fase final de recuperação da lesão sofrida no NBB6, Gruber mostra confiança em seu retorno às quadras e crê em boa temporada do renovado elenco do Uberlândia
A longa espera de Luis Gruber está chegando ao fim. Depois de ficar aproximadamente sete meses longe das quadras se recuperando de uma ruptura total no tendão de Aquiles do pé esquerdo, o ala/pivô do Unitri/Pilhas Energizer está bem próximo de retornar às quatro linhas.
“Por enquanto ainda estou treinando separado, trabalhando bastante a parte física. Está sendo muito bom voltar a correr. Estou aproveitando para fazer treinos de movimentação, de força. Ainda estou me readaptando, mas está sendo muito bom voltar. Já se passaram sete meses desde a lesão. Já estava sentindo falta dos treinos. Estou me sentindo muito bem”, contou Gruber.
A grave contusão de Gruber aconteceu na vitória do time mineiro sobre o Paschoalotto/Bauru, fora de casa, no dia 11 de janeiro, que apesar de ser válido pela 14ª rodada, representou apenas a quarta partida do atleta no NBB6, já que ele havia acabado de retornar de outra contusão, sofrida no Campeonato Mineiro.
Nos quatro jogos em que participou no NBB6, o ala/pivô, de 2,05m de altura, somou média de 9,5 pontos e 4,7 rebotes, sendo que na derrota para o São José, fora de casa, na prorrogação, por 104 a 92, Gruber deixou a quadra como cestinha do Uberlândia no confronto, com 21 pontos e sete rebotes.
Curiosamente, logo depois de sua boa atuação diante dos joseenses, veio a fatídica partida contra o Bauru, em que após 14 minutos em quadra, o atleta sofreu uma falta forte no garrafão adversário e teve de ser imediatamente substituído, chegando até a deixar o Ginásio Panela de Pressão de maca. Apesar de ter vencido a partida, por 76 a 74, o Uberlândia saiu de quadra com saldo nem tão positivo assim.
“Foi muito ruim ficar de fora, ainda mais ficar de fora da Liga das Américas. Me sentia muito mal em olhar o pessoal treinando, jogando, e eu na arquibancada. No time que chegou na final do NBB5 muitos se machucavam também, mas a gente tentava suprir com dedicação. Todo mundo faz falta quando não pode jogar. Foi um ano conturbado, com trocas de treinador, contusões de outros jogadores, uma série de fatores que somados prejudicaram nosso rendimento”, analisou o jogador.
Vice-campeão do NBB5 com o Uberlândia, Gruber foi o principal jogador da equipe mineira na decisão contra o Flamengo, ao deixar a quadra com expressivos 20 pontos na conta, sendo 18 deles anotados no primeiro tempo, vindos de cinco bolas de 3 pontos em sete tentadas (71,4% de aproveitamento).
Confiante em uma boa temporada 2014/2015, o ala/pivô, de 29 anos, espera voltar a ser peça importante no esquema do reformulado Uberlândia, que agora conta com o armador norte-americano Caleb Brown, ex-Palmeiras/Meltex, dos alas/pivôs Rodrigo Silva, ex-Vila Velha, e Vinícius Teló, destaque do Lins na Liga Ouro 2014, e do jovem pivô Douglas, que estava no Flamengo. Além deles, o time mineiro manteve os armadores Ícaro, Rafael Silva e Luan, os alas Audrei e Zanini e os alas/pivôs Luís Gruber, Dida e Salsicha.
“Os atletas que vieram são jovens, ambiciosos e querem se firmar no campeonato. Junto da base que permaneceu no time podemos colocá-los no nível de força do grupo que a gente tinha nos anos anteriores, que era nosso ponto forte. Com certeza vou dar meu máximo possível para contribuir e tentar ajudar o Uberlândia a conseguir as vitórias”, disse o ala/pivô.
O primeiro compromisso do “novo” elenco uberlandense na temporada será no Campeonato Mineiro 2014, previsto para começar no dia 26 de setembro, no primeiro circuito da competição, em Uberlândia. A princípio, o torneio ainda contará com a participação de Minas Tênis Clube, Mackenzie/Sete Lagoas, e UniCEUB/BRB/Brasília, que participará como convidado.
Já na sétima edição do NBB, o esquadrão do Triângulo Mineiro fará sua estreia diante reforçado e também reformulado Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, no Ginásio Professor Hugo Ramos, com data e horária ainda a serem definidas pelo Departamento Técnico da LNB.
“Esse é mais um ano que se passa e o NBB fica mais forte. Todas as equipes se reforçaram tiveram bom incentivo. Nosso time vai mudar um pouco em relação aos anos anteriores. Vai ser um time mais agressivo fisicamente, correndo mais, defendendo mais. Temos que dar esse ‘mais’ para ficar entre os melhores. Talvez ano passado tivéssemos mais experiência, mas esse ano teremos que trazer o lado físico, de garra, e luta, para alcançarmos nossos objetivos”, finalizou Luis Gruber.