HOJE
Tradição internacional
Por Liga Nacional de Basquete
Antes do Flamengo entrar em quadra para buscar o tricampeonato mundial, em Singapura, relembre os dois títulos conquistados pelo clube rubro-negro em 2014 e 2022
O Flamengo carrega a tradição de ser um clube vencedor em várias modalidades, e o basquete terá, mais uma vez, a chance de escrever um novo capítulo na sua história. A partir do dia 18 de setembro, em Singapura, o time rubro-negro estreia na Copa Intercontinental da FIBA, torneio que reúne os campeões continentais e consagra o melhor clube do mundo. A missão é clara: lutar pelo tricampeonato mundial. Relembre os dois títulos anteriores conquistados pela equipe.
2014: a consagração do primeiro título
A primeira vez que o Flamengo ergueu a taça do Mundial foi em 2014, diante do tradicional Maccabi Tel Aviv, de Israel, campeão da Euroliga. O torneio foi disputado no Rio de Janeiro, e o Rubro-Negro começou em desvantagem, ao perder o primeiro jogo por 69 a 66. No entanto, diante de uma HSBC Arena lotada, o time comandado por José Neto mostrou força de campeão. Com atuação coletiva impecável, vitória por 90 a 77 e título garantido.

Na HSBC Arena, Flamengo levou a melhor sobre o Maccabi e garantiu o histórico título da Copa Intercontinental: Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA Américas
O elenco reunia nomes como Marcelinho Machado, Marquinhos, Walter Herrmann, Laprovittola, Jerome Meyinsse, Olivinha, Cristiano Felício, Vitor Benite e Gegê. Um grupo que unia talento, raça e carisma, e que recolocou o basquete brasileiro no topo do mundo após 35 anos, desde o título do Esporte Clube Sírio, em 1979.
2022: o bicampeonato em grande estilo
Oito anos depois, em 2022, o Flamengo voltou a ser protagonista mundial. A conquista aconteceu sobre o San Pablo Burgos, da Espanha, que havia sido campeão no ano anterior, no torneio que aconteceu no Hassan Moustafa Sports Hall, na cidade do Cairo, no Egito. O desafio era enorme, mas o Rubro-Negro não se intimidou.

Olivinha ergue o troféu na conquista do bicampeonato mundial em 2022, no Egito. Foto: FIBA
Após passar pelo Lakeland Magic, dos Estados Unidos, na semifinal, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti fez uma exibição com autoridade na decisão. Desde o primeiro quarto, impôs seu ritmo e neutralizou as principais armas espanholas. O placar de 75 a 62 refletiu a superioridade de uma equipe que soube mesclar experiência e juventude, sem se abalar pela pressão do favoritismo adversário.
A equipe contava com jogadores como Yago, Balbi, Olivinha, JP Batista, Faverani, Rafael Mineiro e Luke Martinez, eleito MVP da Copa Intercontinental. Esse triunfo não apenas coroou uma campanha sólida, como também transformou o Flamengo no clube brasileiro mais vitorioso no cenário mundial, alcançando o bicampeonato e reforçando o peso da camisa rubro-negra.
O próximo desafio: Singapura 2025
Agora, em 2025, o Flamengo volta à Copa Intercontinental da FIBA com um objetivo ambicioso: o tricampeonato. A competição será disputada em Singapura, reunindo campeões continentais e representantes de diferentes regiões do planeta, o que aumenta ainda mais o prestígio da disputa.
O time rubro-negro chega embalado pela conquista da Basketball Champions League Américas (BCLA) e mantém viva a tradição de lutar sempre pelos principais títulos. A equipe do técnico Sergio Hernandez está no Grupo B e estreia contra o NBA G League United, dos Estados Unidos, em 18 de setembro (quinta-feira), às 6h. O segundo jogo será no dia seguinte, diante do Illawarra Hawks, da Austrália. Apenas o primeiro colocado avança à decisão, que acontece no dia 21.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca