HOJE
Vença ou vá pra casa!
Por Gustavinho Lima
Garantia de emoção, Copa Super 8 tem histórico de grandes viradas e atuações decisivas das estrelas; confira na Prancheta do Gustavinho
Vença ou vá pra casa! A Copa Super 8 é o torneio mata-mata que chega para dar uma apimentada na temporada regular. Os oito melhores times do primeiro turno do NBB CAIXA 2023/24 se enfrentam em chave única e cruzamento olímpico (1°x 8°, 2°x 7°, 3°x 6°, 4°x 5°), valendo vaga na competição internacional apoiada pela Liga Nacional de Basquete.
+ Veja os confrontos e datas da Super 8
Encarar um jogo valendo eliminação exige maior concentração e equilíbrio emocional. É também nesse tipo de confronto que os grandes jogadores costumam aparecer. E a vaga em um torneio internacional torna a Super 8 ainda mais atrativa.
+ Confira os líderes históricos nas estatísticas da Super 8
Por se tratar de jogos eliminatórios, a Super 8 aumenta o nível de competitividade dentro de quadra. Olhando em retrospecto, o torneio mata-mata do NBB CAIXA foi marcado por grandes viradas, com muitos craques do basquete nacional cravando seu nome na história da competição.

Flamengo foi campeão da primeira Copa Super 8
Na primeira edição, em 2019, o Flamengo bateu o Sesi Franca, líder do NBB CAIXA na ocasião, dentro de um Pedrocão completamente lotado. Jogando um basquete muito sólido, o time dirigido por Gustavinho de Conti liderou praticamente o jogo todo e contou com uma atuação de gala de Franco Balbi para vencer por 79 a 75. O armador argentino anotou 20 pontos e distribuiu 4 assistências. O ala Marquinhos, que atualmente está no R10 Score Vasco e na época defendia o Rugro-Negro, foi consistente em todos jogos e acabou eleito o MVP da competição.
O mundo dá voltas e no seguinte, em 2020, foi a vez do Sesi Franca dar o troco no Flamengo em uma virada espetacular. Jogando fora de casa, na Arena Carioca, o time dirigido por Helinho Garcia entrou no último quarto perdendo por sete pontos, mas teve capacidade de se reinventar, fazer uma parcial de 21 a 10 para vencer o duelo por 77 a 73 e sair com o troféu. O experiente pivô Rafael Hettsheimeir dominou a partida, registrando 28 pontos e 7 rebotes na grande final, e foi eleito MVP.

Franca conquistou a segundo edição da Super 8 (Marcos Limonti/Sesi Franca)
É impressionante como o Flamengo sempre monta times para brigar pelo título. Em 2021, a equipe dirigida por Gustavinho de Conti novamente chegou à final. Só que dessa vez o adversário foi o São Paulo, então com Georginho, Shamell e Lucas Mariano. Em função da pandemia, a final foi realizada no Ginásio Antônio Prado Júnior, do Paulistano, com portões fechados.
O time carioca entrou no último período com 10 pontos de desvantagem, mas com muita intensidade defensiva impôs o seu ritmo e forçou muitos erros do tricolor, anotando um espetacular 28 a 10 para fechar o jogo em 79 a 71 e conquistar o segundo título da Super 8. A determinação foi a marca do Flamengo naquela edição, logo, o prêmio de MVP não podia ficar em outras mãos: Olivinha, o “Deus da raça”, foi responsável por 14 pontos da última parcial e abocanhou o troféu de jogador mais valioso.

Olivinha foi o MVP da Super 8 em 2021 (João Pires/LNB)
Em 2022, o São Paulo demonstrou novamente bom planejamento e chegou a mais uma final, mas dessa vez esbarrou em um forte Minas Tênis Clube, muito bem treinado e embalado após ter derrubado o Flamengo na semifinal fora de casa.
Em um jogo eletrizante na Arena Uni BH, a equipe dirigida por Léo Costa demonstrou muita aplicação tática durante toda a competição e teve mais categoria para fechar o jogo por 78 a 77, embora o campeonato quase tenha escapado nos segundos finais. O São Paulo, dirigido por Bruno Mortari, teve a bola da vitória nas mãos de Marquinhos, que acabou errando um arremesso livre, algo totalmente incomum para o maior cestinha da história da Copa Super 8.

Gui Deodato ajudou o Minas a conquistar a Super 8 em 2022 (João Pires/LNB)
Para conquistar o título mais importante da história do basquete do Minas Tênis Clube, a equipe contou com ótima atuação do ala Gui Santos, que chamou a responsabilidade na final e foi peça chave para a medalha de ouro. Outro destaque do Minas foi Gui Deodato. Possivelmente na melhor fase da carreira, o ala-armador, que hoje defende o Flamengo, matou bolas de tudo quanto é jeito e acumulou grandes performances no mata-mata, sendo escolhido como MVP do torneio.
Em 2023, o Sesi Franca teve a temporada perfeita! Uma das maiores equipes da história do NBB CAIXA, que venceu tudo o que disputou. Jogando em um Pedrocão completamente lotado na final da Copa Super 8, o time de Helinho Garcia bateu novamente Flamengo, seu grande rival, por 76 a 65, para delírio do torcedor francano.

David Jackson é o atual MVP da competição (Deco Pires/LNB)
Helinho Garcia conseguiu administrar muito bem o elenco de estrelas e na grande final todos foram importantes, com dois dígitos de pontuação. Lucas Mariano anotou 19 pontos, Lucas Dias fez 13 pontos e pegou 8 rebotes, Georginho contribuiu com 10 pontos, 8 rebotes e 6 assistências e David Jackson, o cestinha da partida com 21 pontos, ainda pegou 7 rebotes e se sagrou MVP da Super 8.
Entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, descobriremos que jogadores e equipes colocarão seus nomes na história do torneio. Mas algo é certo: a Copa Super 8 é garantia de emoção!
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA .
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca