#JOGAJUNTO

NBB Socioambiental

Copo ecológico

14-02-2019 | 07:15
Por Liga Nacional de Basquete

Universo/Brasília deixa de lado copos descartáveis e aposta em copos ecológicos

Dia de treino no Ginásio da ASCEB é assim: os jogadores deixam o vestiário em direção à quadra e já se deparam com um grande número de copos azuis com um enorme escudo da equipe estampado neles. Cada um identificado com o número dos jogadores.

Os copos ecológicos chegaram ao Universo/Brasília como uma alternativa mais limpa aos copos descartáveis. Agora, atletas e comissão técnica adotaram a mania, que também se tornou bastante comum entre os torcedores.

Brasília substituiu os copos descartáveis por copos ecológicos (Divulgação/Universo-Brasília)

Essa é apenas uma das ações socioambientais promovidas pelo Universo/Brasília na temporada 2018/2019, que marcou o retorno de um time da capital federal ao NBB CAIXA. O ginásio da equipe, por exemplo, também é um ponto cadastrado para entrega de lixo eletrônico, o que facilita a vida dos torcedores que querem se livrar de pilhas e baterias e não sabem onde fazer o descarte adequado.

Para o biólogo Stephan Dohms, que acompanha o Universo/Brasília há quase dez anos, medidas como a adoção dos copos ecológicos mostram que a responsabilidade do time vai além das quatro linhas.

“Foi muito interessante ver que o time aboliu os copos descartáveis. Existem vários estudos que comprovam o impacto que eles causam no meio-ambiente. Eu mesmo adotei os copos ecológicos para a minha vida e carrego o meu para onde vou”, revelou.

Cada um tem o seu: copos são identificados com nome e números dos atletas (Divulgação/Universo-Brasília)

Os copos ecológicos foram um sucesso de vendas já na primeira partida em que foram colocados à venda para os torcedores. Por apenas R$ 5, era possível adquirir o copo com refrigerante. Os cerca de 500 colocados à disposição esgotaram antes do fim do terceiro quarto, mostrando que os torcedores do Universo/Brasília gostaram da novidade.

“Vai além de ter um item colecionável do time, o que, por si só, já seria algo legal nesse retorno do time ao basquete nacional”, completou o biólogo.

Não foram só os jogadores: torcida do Brasília também aderiu ao copo ecológico (Divulgação/Universo-Brasília)

Para o ala Arthur, medidas como a adoção de copos ecológicos são importantes e ajudam os torcedores a se conscientizarem em relação a assuntos importantes.

“Primeiro, foi uma surpresa legal. Depois, alguns torcedores perguntaram onde poderiam comprar. São medidas assim que mostram que o basquete pode alcançar assuntos que extrapolam o âmbito esportivo”, disse o camisa 4 do Brasília.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.