#JOGAJUNTO

Liga Sul-Americana

Vitória Essencial

15-11-2025 | 09:32
Por Marcius Azevedo

Corinthians responde com maturidade aos momentos de pressão, derrota o San José e entra na última rodada da Liga Sul-Americana dependendo apenas de si para chegar ao Final Four

O Corinthians conquistou uma grande vitória para se manter vivo no objetivo de conquistar um título continental. Desde o primeiro período, quando assumiu o controle do placar com autoridade, o Alvinegro impôs seu ritmo, respondeu com maturidade aos momentos de pressão e não permitiu uma reação do San José, vencendo por 85 a 80 neste sábado (15/11), no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, pelo Grupo F da fase de quartas de final da Liga Sul-Americana de Basquete. Com atuação sólida nos dois lados da quadra, o time do técnico Jece Leite confirmou um triunfo essencial que o mantém na disputa por uma vaga no Final Four. Mais do que isso, o Timão depende apenas de si contra o Defensor Sporting, do Uruguai, neste domingo (16/11), às 16h40.

Davaunta Thomas foi o principal pontuador do Corinthians com 20 pontos, sendo importante em momentos-chave, além de seis assistências e quatro rebotes. O Alvinegro também contou com boas atuações de Lucas Cauê, que registrou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes para 27 de eficiência, e Elinho, que terminou o confronto com 15 pontos e nove assistências. Pelo San José, Austin Wrighten e Raven Barber, ambos com passagem pelo NBB CAIXA na temporada passada, foram os maiores pontuadores, com 14 pontos.

Davaunta Thomas foi o principal pontuador do Corinthians na vitória sobre o San José. Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto

O Corinthians teve uma boa atuação no primeiro período, especialmente na questão ofensiva. A equipe alvinegra conseguiu manter o ritmo com boa circulação de bola e um ótimo aproveitamento nos arremessos do perímetro, com quatro acertos em nove tentativas (44,4%). A parte defensiva, porém, não foi tão efetiva. O San José encontrou espaço para pontuar, sobretudo com Sebastian Picton. Na balança entre desempenho no ataque e na defesa, melhor para o time brasileiro, que fez 25 a 22 no quarto inicial.

+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e San José 

No segundo período, o Corinthians elevou o nível da defesa, limitando o ataque do San José, que anotou apenas 13 pontos na parcial. A consistência defensiva impactou diretamente o comportamento ofensivo. Com uma corrida de 8 a 0, impulsionada com bolas triplas de Victão e Elinho, além de uma enterrada de Lucas Cauê, o Alvinegro abriu 10 pontos de vantagem antes do intervalo e levou o melhor momento para o vestiário.

O San José voltou com intensidade máxima após o intervalo e emplacou uma corrida de 10 a 2, obrigando o técnico Jece Leite a pedir tempo para reorganizar o Corinthians. A resposta veio de imediato. Com mais agressividade na marcação e altíssima eficiência no ataque, especialmente nos arremessos do perímetro, o Alvinegro emendou quatro bolas triplas em sequência, fez 12 a 2 e retomou o controle do jogo. Ainda assim, a parcial terminou favorável à equipe paraguaia, que venceu o período por 23 a 21.

+ Veja a galeria de fotos do confronto pela Liga Sul-Americana

No último período, o jogo ganhou contornos dramáticos. Precisando vencer para não ser eliminado, o San José partiu para o tudo ou nada e aumentou a pressão sobre o Corinthians. O Alvinegro, porém, mostrou maturidade nos momentos decisivos e soube controlar as ações quando o ritmo apertou. Com boas contribuições de Davaunta Thomas e Lucas Cauê, a equipe brasileira confirmou o triunfo, se recuperou da derrota na estreia e chega à derradeira rodada dependendo apenas de suas forças para avançar ao Final Four.