HOJE
Vitória Essencial
Por Marcius Azevedo
Corinthians responde com maturidade aos momentos de pressão, derrota o San José e entra na última rodada da Liga Sul-Americana dependendo apenas de si para chegar ao Final Four
O Corinthians conquistou uma grande vitória para se manter vivo no objetivo de conquistar um título continental. Desde o primeiro período, quando assumiu o controle do placar com autoridade, o Alvinegro impôs seu ritmo, respondeu com maturidade aos momentos de pressão e não permitiu uma reação do San José, vencendo por 85 a 80 neste sábado (15/11), no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, pelo Grupo F da fase de quartas de final da Liga Sul-Americana de Basquete. Com atuação sólida nos dois lados da quadra, o time do técnico Jece Leite confirmou um triunfo essencial que o mantém na disputa por uma vaga no Final Four. Mais do que isso, o Timão depende apenas de si contra o Defensor Sporting, do Uruguai, neste domingo (16/11), às 16h40.
Davaunta Thomas foi o principal pontuador do Corinthians com 20 pontos, sendo importante em momentos-chave, além de seis assistências e quatro rebotes. O Alvinegro também contou com boas atuações de Lucas Cauê, que registrou um duplo-duplo de 16 pontos e 10 rebotes para 27 de eficiência, e Elinho, que terminou o confronto com 15 pontos e nove assistências. Pelo San José, Austin Wrighten e Raven Barber, ambos com passagem pelo NBB CAIXA na temporada passada, foram os maiores pontuadores, com 14 pontos.

Davaunta Thomas foi o principal pontuador do Corinthians na vitória sobre o San José. Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto
O Corinthians teve uma boa atuação no primeiro período, especialmente na questão ofensiva. A equipe alvinegra conseguiu manter o ritmo com boa circulação de bola e um ótimo aproveitamento nos arremessos do perímetro, com quatro acertos em nove tentativas (44,4%). A parte defensiva, porém, não foi tão efetiva. O San José encontrou espaço para pontuar, sobretudo com Sebastian Picton. Na balança entre desempenho no ataque e na defesa, melhor para o time brasileiro, que fez 25 a 22 no quarto inicial.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e San José
No segundo período, o Corinthians elevou o nível da defesa, limitando o ataque do San José, que anotou apenas 13 pontos na parcial. A consistência defensiva impactou diretamente o comportamento ofensivo. Com uma corrida de 8 a 0, impulsionada com bolas triplas de Victão e Elinho, além de uma enterrada de Lucas Cauê, o Alvinegro abriu 10 pontos de vantagem antes do intervalo e levou o melhor momento para o vestiário.
O San José voltou com intensidade máxima após o intervalo e emplacou uma corrida de 10 a 2, obrigando o técnico Jece Leite a pedir tempo para reorganizar o Corinthians. A resposta veio de imediato. Com mais agressividade na marcação e altíssima eficiência no ataque, especialmente nos arremessos do perímetro, o Alvinegro emendou quatro bolas triplas em sequência, fez 12 a 2 e retomou o controle do jogo. Ainda assim, a parcial terminou favorável à equipe paraguaia, que venceu o período por 23 a 21.
+ Veja a galeria de fotos do confronto pela Liga Sul-Americana
No último período, o jogo ganhou contornos dramáticos. Precisando vencer para não ser eliminado, o San José partiu para o tudo ou nada e aumentou a pressão sobre o Corinthians. O Alvinegro, porém, mostrou maturidade nos momentos decisivos e soube controlar as ações quando o ritmo apertou. Com boas contribuições de Davaunta Thomas e Lucas Cauê, a equipe brasileira confirmou o triunfo, se recuperou da derrota na estreia e chega à derradeira rodada dependendo apenas de suas forças para avançar ao Final Four.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca