HOJE
Pelo título paulista!
Por Gustavo Marinheiro
Paulistano e Corinthians fazem a grande final do Campeonato Paulista de Basquete nesta quarta-feira (18/10), às 20h, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro
A edição de 2023 do Campeonato Paulista de Basquete já tem os seus finalistas definidos. Disputando o Final Four que está sendo realizado em Rio Claro, o Paulistano/CORPe foi o primeiro time a cravar sua vaga na decisão ao vencer nesta segunda-feira (16/10) o Sesi Franca, atual campeão estadual, por 84 a 77, com uma grande atuação coletiva de sua jovem equipe. Já no clássico Majestoso, quem levou a melhor foi o Corinthians, que derrotou o São Paulo pelo placar de 87 a 78, com grande destaque para a dupla Elinho Corazza e Rafael Hettsheimer.
O duelo final acontece nesta quarta-feira (18/10), às 20h, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro. Na preliminar, às 17h30, Sesi Franca e São Paulo disputam o terceiro lugar. O Campeonato Paulista é a última competição oficial antes do inicio do NBB CAIXA, que terá a sua abertura oficial no próximo sábado (21/10), às 17h, com o duelo entre São Paulo e Sesi Franca. SAIBA MAIS!

Na última edição do NBB CAIXA as equipes se enfrentaram em duas oportunidades, com duas vitórias para o Corinthians (Beto Miller/Agência Corinthians)
Paulistano x Sesi Franca
No primeiro duelo do dia, o time dos Jardins demonstrou muita maturidade (apesar da média de idade que beira os 23 anos) para vencer o atual “Campeão de Tudo”, o Sesi Franca. A equipe alvirrubra impôs uma defesa muito forte, limitando as principais peças francanas, além de contar com um bom aproveitamento na parte ofensiva. O Sesi Franca até conseguiu um ritmo forte no final do jogo, mas a larga vantagem do Paulistano foi essencial para que a equipe chegasse à vitória. Terceiro maior cestinha da competição, Kevin Crescenzi puxou a pontuação da equipe e terminou com 19 pontos, além de mais cinco rebotes e quatro assistências.
Corinthians x São Paulo
Já no clássico, o Corinthians contou com uma atuação de gala do pivô Rafael Hettsheimer, que terminou com o confronto com 25 pontos, cinco rebotes e seis bolas de três pontos. Os arremessos do perímetro (50% em 32 arremessos), inclusive, foram a chave para que o alvinegro conseguisse a vitória. Elinho Corazza, com oito assistências, comandou o ritmo ofensivo e também teve muito destaque. A equipe corinthiana teve muita calma para fechar o jogo e se manter à frente do placar na maior parte do confronto;
Agora é tudo ou nada!
O Corinthians é o segundo maior campeão Paulista, com 14 títulos da competição, e caso vença a final e conquiste seu 15° troféu, empatará com o Sesi Franca na liderança entre os maiores vencedores. O Paulistano, por sua vez ,vem se notabilizando como um celeiro de novos talentos para o basquetebol brasileiro e seu jovem elenco acaba de conquistar a Liga de Desenvolvimento de Basquete, a LDB. Campeão do NBB em 2018, o clube vai em busca de seu segundo título do Estadual, competição que conquistou pela primeira vez em 2017.
Após a decisão, os dois finalistas voltarão as atenções para a estreia no NBB CAIXA. O Corinthians entra em quadra neste sábado (21/10) para enfrentar o Brasília, às 16h, no ginásio Nilson Nelson (DF). Já o Paulistano vai a Franca, na próxima segunda-feira (23/10), às 20h, para a partida contra o Sesi Franca no Pedrocão.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca