#JOGAJUNTO

Mais basquete

Pelo título paulista!

17-10-2023 | 01:34
Por Gustavo Marinheiro

Paulistano e Corinthians fazem a grande final do Campeonato Paulista de Basquete nesta quarta-feira (18/10), às 20h, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro

A edição de 2023 do Campeonato Paulista de Basquete já tem os seus finalistas definidos. Disputando o Final Four que está sendo realizado em Rio Claro, o  Paulistano/CORPe foi o primeiro time a cravar sua vaga na decisão ao vencer nesta segunda-feira (16/10)  o Sesi Franca, atual campeão estadual, por 84 a 77, com uma grande atuação coletiva de sua jovem equipe. Já no clássico Majestoso, quem levou a melhor foi o Corinthians, que derrotou o São Paulo pelo placar de 87 a 78, com grande destaque para a dupla Elinho Corazza e Rafael Hettsheimer.

O duelo final acontece nesta quarta-feira (18/10), às 20h, no Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro. Na preliminar, às 17h30, Sesi Franca e São Paulo disputam o terceiro lugar. O Campeonato Paulista é a última competição oficial antes do inicio do NBB CAIXA, que terá a sua abertura oficial no próximo sábado (21/10), às 17h, com o duelo entre São Paulo e Sesi Franca. SAIBA MAIS!

Na última edição do NBB CAIXA as equipes se enfrentaram em duas oportunidades, com duas vitórias para o Corinthians (Beto Miller/Agência Corinthians)

Paulistano x Sesi Franca

No primeiro duelo do dia, o time dos Jardins demonstrou muita maturidade (apesar da média de idade que beira os 23 anos) para vencer o atual “Campeão de Tudo”, o Sesi Franca. A equipe alvirrubra impôs uma defesa muito forte, limitando as principais peças francanas, além de contar com um bom aproveitamento na parte ofensiva. O Sesi Franca até conseguiu um ritmo forte no final do jogo, mas a larga vantagem do Paulistano foi essencial para que a equipe chegasse à vitória. Terceiro maior cestinha da competição, Kevin Crescenzi puxou a pontuação da equipe e terminou com 19 pontos, além de mais cinco rebotes e quatro assistências.

Corinthians x São Paulo 

Já no clássico, o Corinthians contou com uma atuação de gala do pivô Rafael Hettsheimer, que terminou com o confronto com 25 pontos, cinco rebotes e seis bolas de três pontos. Os arremessos do perímetro (50% em 32 arremessos), inclusive, foram a chave para que o alvinegro conseguisse a vitória. Elinho Corazza, com oito assistências, comandou o ritmo ofensivo e também teve muito destaque. A equipe corinthiana teve muita calma para fechar o jogo e se manter à frente do placar na maior parte do confronto;

Agora é tudo ou nada!

O Corinthians é o segundo maior campeão Paulista, com 14 títulos da competição, e caso vença a final e conquiste seu 15° troféu, empatará com o Sesi Franca na liderança entre os maiores vencedores. O Paulistano, por sua vez ,vem se notabilizando como um celeiro de novos talentos para o basquetebol brasileiro e seu jovem elenco acaba de conquistar a Liga de Desenvolvimento de Basquete, a LDB. Campeão do NBB em 2018, o clube vai em busca de seu segundo título do Estadual, competição que conquistou pela primeira vez em 2017.

Após a decisão, os dois finalistas voltarão as atenções para a estreia no NBB  CAIXA. O Corinthians entra em quadra neste sábado (21/10) para enfrentar o Brasília, às 16h, no ginásio Nilson Nelson (DF). Já o Paulistano vai a Franca, na próxima segunda-feira (23/10), às 20h, para a partida contra o Sesi Franca no Pedrocão.