HOJE
Lutou até o fim
Por Marcius Azevedo
Corinthians luta bastante após primeiro período desfavorável, mas é superado pelo Defensor Sporting, do Uruguai, e fica fora do Final Four da Liga Sul-Americana de Basquete
O Corinthians fez tudo o que pôde para manter vivo o sonho do Final Four. A equipe brasileira ajustou postura após um início complicado, encurtou distâncias no placar e encontrou caminhos para competir de igual para igual em boa parte da partida. Ainda assim, o desempenho do primeiro período foi crucial para o Alvinegro perder para o Defensor Sporting, do Uruguai, por 75 a 66, neste domingo (16/11), no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, encerrando sua participação na edição de 2025 da Liga Sul-Americana de Basquete.
Elyjah Clark foi o principal nome do Corinthians na partida, terminando com 15 pontos, nove rebotes e quatro assistências para 18 de eficiência. Kauan Raymundo também se destacou, flertando com um duplo-duplo ao registrar 11 pontos e oito rebotes. Davaunta Thomas anotou 15 pontos, mas sem ter o mesmo aproveitamento dos outros jogos da equipe na Liga Sul-Americana. Pelo Defensor Sporting, Elijah Weaver teve uma atuação impressionante, fechando com 29 pontos, quatro assistências e três rebotes para 25 de eficiência.

Elyjah Clark foi o principal nome do Corinthians no jogo contra o Defensor Sporting. Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto
O primeiro período foi complicado para o Corinthians. O Defensor Sporting impôs um ritmo acelerado, correu quadra o tempo todo e castigou no jogo de transição. Elijah Weaver esteve praticamente imparável, anotando 15 dos 27 pontos da equipe uruguaia, enquanto Nestor Colmenares dominou o garrafão e colocou mais nove pontos na conta do quarto inicial. O Alvinegro não conseguiu impulsionar o ataque com uma defesa forte e insistiu nos arremessos do perímetro, mas só converteu duas de 10 tentativas, fechando com uma desvantagem de 13 pontos.
+ Confira as estatísticas da partida entre Corinthians e Defensor Sporting
A postura do Corinthians mudou no segundo período, e o jogo entrou em equilíbrio. O time brasileiro adotou uma defesa mais agressiva, contestando linhas de passe e reduzindo o ritmo do adversário, além de tomar decisões mais claras no ataque, finalizando próximo ao aro. Vindos do banco, Kauan Raymundo e Munford acrescentaram energia e eficiência dos dois lados da quadra. O Alvinegro venceu o quarto por 17 a 15 e levou certa confiança para o intervalo, embora ainda estivesse atrás por dois dígitos no placar: 42 a 31.
O Corinthians voltou ligado para o terceiro período e engatou uma corrida de 5 a 0 logo de cara, reduzindo a diferença e reabrindo o jogo. Mas, desta vez, o Defensor Sporting respondeu rapidamente. A partida ganhou contornos mais truncados, com ataques menos fluidos e erros dos dois lados. Nesse cenário mais físico e irregular, o time uruguaio conseguiu se manter no controle, administrando a vantagem ao segurar o empate na parcial por 16 a 16.
+ Veja a galeria de fotos do confronto pela Liga Sul-Americana
No período final, o Corinthians ganhou um adversário adicional: o cronômetro. Correndo contra o tempo e tentando subir uma ladeira que se formou ainda no quarto inicial, o Alvinegro mostrou resistência, aumentou o ritmo e chegou a cortar a diferença para cinco pontos. Mas o desgaste pesou, e a equipe não teve força suficiente para virar um jogo cuja vantagem o Defensor Sporting construiu desde os primeiros minutos.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca