#JOGAJUNTO

Liga Sul-Americana

Lutou até o fim

16-11-2025 | 06:56
Por Marcius Azevedo

Corinthians luta bastante após primeiro período desfavorável, mas é superado pelo Defensor Sporting, do Uruguai, e fica fora do Final Four da Liga Sul-Americana de Basquete

O Corinthians fez tudo o que pôde para manter vivo o sonho do Final Four. A equipe brasileira ajustou postura após um início complicado, encurtou distâncias no placar e encontrou caminhos para competir de igual para igual em boa parte da partida. Ainda assim, o desempenho do primeiro período foi crucial para o Alvinegro perder para o Defensor Sporting, do Uruguai, por 75 a 66, neste domingo (16/11), no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, encerrando sua participação na edição de 2025 da Liga Sul-Americana de Basquete.

Elyjah Clark foi o principal nome do Corinthians na partida, terminando com 15 pontos, nove rebotes e quatro assistências para 18 de eficiência. Kauan Raymundo também se destacou, flertando com um duplo-duplo ao registrar 11 pontos e oito rebotes. Davaunta Thomas anotou 15 pontos, mas sem ter o mesmo aproveitamento dos outros jogos da equipe na Liga Sul-Americana. Pelo Defensor Sporting, Elijah Weaver teve uma atuação impressionante, fechando com 29 pontos, quatro assistências e três rebotes para 25 de eficiência.

Elyjah Clark foi o principal nome do Corinthians no jogo contra o Defensor Sporting. Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto

O primeiro período foi complicado para o Corinthians. O Defensor Sporting impôs um ritmo acelerado, correu quadra o tempo todo e castigou no jogo de transição. Elijah Weaver esteve praticamente imparável, anotando 15 dos 27 pontos da equipe uruguaia, enquanto Nestor Colmenares dominou o garrafão e colocou mais nove pontos na conta do quarto inicial. O Alvinegro não conseguiu impulsionar o ataque com uma defesa forte e insistiu nos arremessos do perímetro, mas só converteu duas de 10 tentativas, fechando com uma desvantagem de 13 pontos.

+ Confira as estatísticas da partida entre Corinthians e Defensor Sporting

A postura do Corinthians mudou no segundo período, e o jogo entrou em equilíbrio. O time brasileiro adotou uma defesa mais agressiva, contestando linhas de passe e reduzindo o ritmo do adversário, além de tomar decisões mais claras no ataque, finalizando próximo ao aro. Vindos do banco, Kauan Raymundo e Munford acrescentaram energia e eficiência dos dois lados da quadra. O Alvinegro venceu o quarto por 17 a 15 e levou certa confiança para o intervalo, embora ainda estivesse atrás por dois dígitos no placar: 42 a 31.

O Corinthians voltou ligado para o terceiro período e engatou uma corrida de 5 a 0 logo de cara, reduzindo a diferença e reabrindo o jogo. Mas, desta vez, o Defensor Sporting respondeu rapidamente. A partida ganhou contornos mais truncados, com ataques menos fluidos e erros dos dois lados. Nesse cenário mais físico e irregular, o time uruguaio conseguiu se manter no controle, administrando a vantagem ao segurar o empate na parcial por 16 a 16.

+ Veja a galeria de fotos do confronto pela Liga Sul-Americana

No período final, o Corinthians ganhou um adversário adicional: o cronômetro. Correndo contra o tempo e tentando subir uma ladeira que se formou ainda no quarto inicial, o Alvinegro mostrou resistência, aumentou o ritmo e chegou a cortar a diferença para cinco pontos. Mas o desgaste pesou, e a equipe não teve força suficiente para virar um jogo cuja vantagem o Defensor Sporting construiu desde os primeiros minutos.