HOJE
Léo Figueiróno Corinthians!
Por Liga Nacional de Basquete
Após comandar o Bauru na última temporada, Léo Figueiró assina com o Corinthians e será o técnico da equipe no NBB 2021/2022
O Corinthians está de técnico novo! O treinador Léo Figueiró foi anunciado pelo alvinegro paulista como o treinador da equipe para a temporada 2021/2022. O comandante, que está animado com o novo desafio, chega no Parque São Jorge após uma passagem por Bauru na última temporada.
“O desafio é do tamanho dos meus sonhos. Corinthians é um clube gigante, gosto de saber que teremos uma grande torcida nos acompanhando, minha motivação é fazer a equipe representar essa grandeza”, disse o novo treinador do Corinthians.
Léo Figueiró é do Timão! 🤝🏽 🏴🏳️
🏀 Campeão da Liga Sul-Americana 2019 e auxiliar da seleção brasileira, o novo comandante do Coringão já está integrado ao basquete corinthiano.
Segue o fio 👇🏽🧶 pic.twitter.com/NRIAEoUj65
— Corinthians Basquete (@corinthiansbskt) July 12, 2021
Recentemente, Léo esteve na comissão técnica do Brasil durante a disputa do Pré-Olímpico em Split, na Croácia. Lá, participou ao lado do técnico Aleksandar Petrovic da campanha brasileira na competição – perdeu na Final para a Alemanha e deu adeus a vaga olímpica em Tóquio.
Pelo NBB 2020/2021, o treinador esteve à frente do Zopone/Gocil Bauru Basket. Sob seu comando, o Bauru conseguiu 19 vitórias em 30 partidas durante a temporada regular, passou por Caxias do Sul Basquete (2 a 0) nas oitavas de final dos Playoffs e caiu para o Paulistano/Corpore nas quartas (2 a 1).
+Tabela de classificação do NBB 2020/2021

Léo Figueiró foi o técnico do Bauru no NBB 2020/2021 (Mari Sá/LNB)
Antes de Bauru, Léo teve sua melhor experiência até aqui na carreira com o Botafogo, do Rio de Janeiro. Com a equipe da estrela solitária, o treinador alcançou o título da Liga Sul-Americana de Basquete de 2019 e chegou nas semifinais do NBB 2018/2019 contra o Flamengo, campeão da competição naquele ano.
A ótima campanha durante toda a temporada lhe rendeu o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano daquela edição do NBB, consolidando o treinador, que viveu sua primeira experiência como head coach de uma equipe, como um dos principais nomes do país na função. Além disso, Figueiró conseguiu algo inédito: foi o primeiro técnico estreante no NBB a vencer o prêmio de Técnico do Ano.
Agora, Léo terá mais um grande desafio pela frente e assumirá um dos clubes brasileiros mais tradicionais na modalidade, o Corinthians – campanha de 17 vitórias em 30 jogos e queda nas quartas de final, para o São Paulo, nos Playoffs.
Trajetória
O caminho de Léo Figueiró como treinador começou ainda lá atrás, em 2013. Ex-jogador e pivô de ofício, Léo encerrou a sua carreira em Rio Claro e, logo em seguida, começou a se preparar para dar os seus primeiros passos como técnico. Para adquirir experiência no posto, Léo passou por escolinhas, categorias de base e o time feminino da cidade antes de se tornar auxiliar técnico no time adulto de Rio Claro.

Léo teve a experiência de comandar o Rio Claro na LDB de 2015 (Luiz Pires/LNB)
A experiência deu certo e Léo assumiu em 2016 como técnico principal do Contagem Towers (MG), que disputou a Liga Ouro 2017 e caiu nas semifinais para o Joinville. Em seguida, o comandante recebeu um convite do Caxias do Sul Basquete, onde assumiu o cargo de assistente técnico da equipe no NBB 2017/2018 e agarrou uma oportunidade de ouro.
Já na temporada seguinte os frutos vieram e o Botafogo ficou interressado no treinador para assumir o comando técnico do time carioca. O resultado desse ‘casamento’ foi extremamente positivo, com a equipe da estrela solitária vencendo a Liga Sul-Americana de Basquete de 2019, em cima do Corinthians, e chegando até às semifinais do NBB 2018/2019 – além disso, também ganhou o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano daquela edição.
Sua saída do time carioca aconteceu na temporada 2019/2020, interrompida devido à pandemia causada pela Covid-19. Na última temporada, Léo assumiu o cargo de treinador do Bauru e levou a equipe até às quartas de final dos Playoffs, quando caiu para o rival Paulistano.
Agora, o treinador terá o grande desafio de estar à frente do Corinthians na temporada 2021/2022.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca