![](https://lnb.com.br/wp-content/themes/lnb-2016/images/icons/icon-arrow-left-yellow.png)
HOJE
![](https://lnb.com.br/wp-content/themes/lnb-2016/images/icons/icon-arrow-right-yellow.png)
Justa homenagem
Por Liga Nacional de Basquete
Corinthians inaugura busto em homenagem ao ídolo do basquete Amaury Pasos ao lado do de Wlamir Marques e promete fechar panteão com Rosa Branca e Ubiratan
Considerado um dos maiores e mais completos jogadores de basquete do Brasil, Amaury Pasos foi homenageado pelo Corinthians neste sábado (26/10), com um busto que vai ficar na entrada do ginásio Wlamir Marques, outro ídolo do clube que também recebeu mesma honraria em novembro do ano passado.
![](https://lnb.com.br/wp-content/uploads/2024/10/26.10-Amauri-busto-59-400x600.jpg)
Amaury Pasos foi homenageado neste sábado (26/10) pelo Corinthians. Foto: Fabricio Miguel // @_fabriciomiguel
Pasos atuou pelo Corinthians de 1966 a 1972, conquistando cinco títulos metropolitanos, três títulos paulistas, dois títulos brasileiros e duas edições do Campeonato Sul-Americano. Marcado por sua técnica e agilidade, o ala conquistou dois títulos mundiais, em 1959 e 1963, duas medalhas olímpicas de bronze, em 1960 e 1964, e quatro Campeonatos Sul-Americanos, entre muitos outros resultados expressivos daquela seleção brasileira.
Durante o evento neste sábado (26/10), o ex-atleta de 88 anos teve acompanhado de seus familiares e também foi homenageado com um discurso que exaltou sua trajetória no basquete, ressaltando os serviços prestados ao esporte da bola laranja.
“Hoje, decidimos eternizar em busto o grande Amaury, um verdadeiro ícone do Corinthians e do basquete. Seu legado é imenso, não apenas pelos títulos conquistados, mas também pela paixão e dedicação que sempre demonstrou”, declarou Raul Corrêa da Silva, diretor cultural, departamento responsável pela homenagem. “Que sua história continue a nos motivar e a lembrar da importância de lutar com garra e amor pelo que fazemos. Obrigado, Amaury, por tudo o que você representa”, finalizou Augusto Melo, presidente do Corinthians.
O diretor do Departamento de Esportes Terrestres do Corinthians, Marco Polo Lopes, fez um importante anúncio para o legado do basquete alvinegro. “Na entrada do ginásio, junto aos bustos de Wlamir e Amaury, em breve também estarão Rosa Branca e Ubiratan, formando assim o nosso panteão”, afirmou.