HOJE
Parceiroshistóricos
Por Liga Nacional de Basquete
"Irmãos" no passado, Corinthians e Mogi das Cruzes se enfrentarão nesta terça-feira, ao vivo na ESPN; conheça a história dessa antiga união
A história do basquete em Mogi das Cruzes é bem antiga, desde o século passado. O primeiro time da cidade foi montado em 1995 e contou com nomes de peso nos primeiros anos como Ratto, Espiga, Chuí, Danilo Castro e Paulinho Villas Boas, além dos treinadores Cláudio Mortari e Nilo Guimarães (primeiro mogiano a disputar uma Olimpíada).
Em 2003, um novo capítulo dessa história foi escrito. O basquete mogiano fez uma parceria com um dos maiores clubes do país, formando o Corinthians/Mogi. A união entre as partes resultou em uma forte equipe, com mescla de jovens promissores e nomes já reconhecidos no país.
Olha só algumas das feras que já vestiram as cores do Corinthians/Mogi: os armadores Fúlvio (hoje no time mogiano) e Paulinho Boracini (atualmente no Botafogo), o ala Marquinhos (Flamengo), o pivô Murilo (São Paulo), Dedé Barbosa (hoje treinador do Pato Basquete), Demétrius Ferracciú (treinador do Sendi/Bauru Basket), além dos ex-jogadores Alírio, Josuel, Farofa, entre outros.
“Esse time do Corinthians/Mogi na época foi um dos grandes projetos que já teve. Lembro que o ginásio fica perto da estação de trem e descia muito torcedor em dia de jogo para nos assistir. Foi bem legal, tínhamos muitos jogadores de Seleção Brasileira e novos talentos. Era um timaço. O projeto começou com o Edvar Simões de técnico, foi um dos melhores times que já joguei para aprender, eu era bem novo e tinha muito cara com bagagem, já consagrados. Depois o Marquinhos também chegou, veio da Europa. Fizemos grandes jogos”, contou Paulinho Boracini.
Os resultados dessa equipe foram bons, mesmo sem conseguir títulos expressivos. No Campeonato Paulista de 2003, o time mogiano chegou até a final, mas perdeu para uma das potências da época, o COC de Ribeirão Preto, que revelou para o basquete brasileiro futuras estrelas como Alex Garcia, Nezinho e Arthur.
No ano seguinte (2004), a equipe se reforçou com as chegadas de Marquinhos e Demétrius e fez bonito no Campeonato Brasileiro. O time do Alto Tietê só foi parado nas semifinais, contra o forte time de Uberlândia, que acabou se tornando campeão daquela edição.
“No meio do playoff contra o Uberlândia, que acabamos perdendo por 3 x 1, o Marquinhos teve que sair e o time estava encaixado com ele. Ele foi participar da Summer League na NBA, que até chegou a jogar por lá depois, então meio que deu uma quebrada no time, que estava jogando muito bem e em ascensão. Acho que isso foi um pouco determinante para não termos conseguido a vaga na final daquele campeonato”, afirmou Dedé Barbosa, ex-jogador e atual treinador do Pato Basquete.

Equipe do Corinthians/Mogi em 2004 (Paulo Arruda/Divulgação)
De volta à cidade de Mogi das Cruzes depois de mais de 15 anos, o armador Fúlvio falou um pouco sobre aquele antigo time, que não foi campeão, mas rendeu muito aprendizado e experiência para os jovens promissores da época.
“Foi uma passagem ótima. A equipe conseguiu um investimento maior com a parceria, então o time foi reforçado e tínhamos uma equipe para brigar por títulos. Infelizmente não fomos campeões, porém os mais novos tiveram muito protagonismo naquele ano e ganharam uma bagagem considerável. A única parte ruim é que o projeto não teve continuidade”, disse o armador Fúlvio, hoje um dos líderes do Mogi no NBB CAIXA.
Após o fim do campeonato nacional de 2005, a parceria entre Corinthians e Mogi chegou ao fim, assim como o projeto do basquete profissional na cidade, que retornou de vez apenas na outra década, em 2011.
Para Paulinho Boracini, a união dos clubes foi benéfica para ambas as partes, que conseguiram unir os pontos fortes de cada um para ter um sucesso no basquete da época.
“Toda vez que o Corinthians entra em algum esporte, vem com todo o nome, a marca, a torcida em massa. Isso na época foi de grande valia para Mogi e para ajudar o projeto a se manter. Tanto que quando o Corinthians saiu, a equipe ficou de fora da elite do basquete por um longo tempo”, completou o armador do Botafogo.
Mogi e Corinthians se enfrentarão nesta terça-feira (10/03)
Voltando aos dias de hoje, Corinthians e Mogi das Cruzes Basquete se enfrentarão pelo segundo turno do NBB CAIXA nesta terça-feira (10/03), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo na ESPN.
Atleta do Corinthians/Mogi na época, Fúlvio hoje tem papel importantíssimo no elenco do time mogiano. Mesmo passando por algumas adversidades ao longo da temporada, a equipe conseguiu se manter no topo da tabela e ocupa a quarta colocação do campeonato. Para ele, o grande mérito do time é o de nunca desistir.
“A coisa mais legal que conquistamos nesta temporada é o ‘nunca desista’. Somos uma equipe que deu muita química e nos doamos um pelo outro. Uma equipe sem estrangeiros e com orçamento reduzido jogando de igual para igual com todos. Fico feliz em estar fazendo parte desse grupo. Vamos lutar até o final sempre”, afirmou o armador.

Fúlvio, do Mogi, possui médias de 14,1 pontos, 6,3 assistências e 16,4 de eficiência (Antonio Penedo/Mogi das Cruzes)
Na atual temporada, as duas equipes já se enfrentaram em diversas oportunidades em jogos emocionantes. Fizeram uma das semifinais do Campeonato Paulista, vencida pelo Corinthians (2 x 1), além do confronto no primeiro turno, com a vitória do Mogi, por 85 a 79.
“É um jogo importantíssimo para nossas pretensões, o G4 é uma realidade para nós e vamos em busca dessa posição. Já jogamos várias vezes contra o Corinthians nesta temporada e sempre são bons jogos, decididos no final. Esperamos ter êxito nessa terça para ficarmos firmes entre os quatro primeiros do NBB”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos e VivaGol e o apoio da Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca