HOJE
Esperança Viva
Por Marcius Azevedo
Corinthians perde para o Defensor Sporting, do Uruguai, mas continua com chances de avançar às quartas de final da Liga Sul-Americana; decisão será contra o Quimsa
O Corinthians lutou até o fim, mas não conseguiu superar o Defensor Sporting, do Uruguai, neste sábado (25/10), no Ginásio Wlamir Marques, no segundo compromisso pelo Grupo C da Liga Sul-Americana de Basquete. Após um início promissor, quando abriu uma vantagem de 14 pontos, o Alvinegro esbarrou em uma marcação muito agressiva, não sustentou o aproveitamento ofensivo e foi superado por 81 a 76.
Com o resultado negativo, o time do técnico Jece Leite, que havia vencido na estreia, terá de derrotar o Quimsa, da Argentina, neste domingo (26/10), às 19h10, pela última rodada, para ter chance de avançar às quartas de final. Os argentinos venceram o ABC Camp Importadora Alvarado, do Equador, por 88 a 59 e somam duas vitórias na chave, já que bateram o Defensor Sporting no primeiro jogo. Os dois primeiros da chave se classificam.

Davaunta Thomas parte para anotar mais dois pontos para o Corinthians. Foto: FIBA Américas
Davaunta Thomas foi o maior pontuador do Corinthians com 25 pontos, insuficientes desta vez para garantir o triunfo, como aconteceu na sexta-feira. Gabriel Novaes também teve boa atuação, principalmente no último período, alcançando um duplo-duplo de 16 pontos e 11 rebotes para 27 de eficiência. Pelo Defensor Sporting, Theo Metzger desequilibrou com 30 pontos, além de 11 rebotes e 36 de eficiência.
O Corinthians começou em alta velocidade. Com uma marcação agressiva e ótimo aproveitamento ofensivo, especialmente nos arremessos do perímetro, o Alvinegro impôs uma corrida inicial de 12 a 0. O Defensor Sporting demorou quase três minutos para pontuar até encontrar algum espaço no garrafão, possibilitando anotar cestas fáceis com infiltrações. O time do técnico Jece Leite, no entanto, rapidamente superou o momento de instabilidade, equilibrando novamente o jogo. A vantagem era de nove pontos ao final do primeiro período: 30 a 21.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e Defensor Sporting
No segundo período, o Corinthians perdeu intensidade defensiva, o que impactou também o rendimento do ataque. Sem acelerar o ritmo para tirar proveito das transições, o Alvinegro teve mais dificuldades para pontuar no jogo de meia quadra. O Defensor Sporting aproveitou o momento e cresceu na partida, com destaque para Duane Wilson e Facundo Terra, que lideram o placar de 20 a 15 na parcial, diminuindo para quatro pontos sua desvantagem: 45 a 41.
O terceiro período foi bastante complicado para o Corinthians. A defesa agressiva do Defensor Sporting colocou o time em diversas armadilhas, o que limitou o poderia ofensivo. Foram apenas 11 pontos no quarto. Já o time uruguaio entrou na zona de confiança, arriscando mais e convertendo suas jogadas, com destaque para Theo Metzger, que anotou 12 pontos, mais do que toda a produção ofensiva do Alvinegro, que foi para o derradeiro quarto perdendo por sete.
Gabriel Novaes reacendeu o Corinthians no último período. Com atuação dominante na tábua ofensiva, liderou a reação do Alvinegro e trouxe novamente dramaticidade à partida, lembrando o que havia acontecido na sexta-feira, na estreia. Apesar da intensa pressão e da tentativa de virada, o Timão não conseguiu repetir o triunfo da noite anterior. O Defensor Sporting manteve sangue frio nos momentos decisivos e conseguiu controlar o jogo para vencer.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca