HOJE
No detalhe
Por Marcius Azevedo
Em jogo bastante equilibrado, Corinthians perde para o Regatas Corrientes, da Argentina, na abertura do Grupo F da fase de quartas de final da Liga Sul-Americana de Basquete
O Corinthians entregou uma atuação competitiva do início ao fim, alternou bons momentos com poder de reação e levou o duelo contra o Regatas Corrientes, da Argentina, a um cenário de emoção até os instantes decisivos, mas acabou superado por 72 a 66, nesta sexta-feira (14/11), no Polideportivo León Condou, em Assunção, no Paraguai, na abertura do Grupo F da fase de quartas de final da Liga Sul-Americana de Basquete. O próximo compromisso será neste sábado (15/11), às 19h40, diante do anfitrião San José.
Elinho Corazza foi um dos principais nomes do Corinthians no jogo, terminando com 13 pontos, sete rebotes e cinco assistências para 18 de eficiência. O pivô Gabriel Novaes também se destacou, flertando com um duplo-duplo de 16 pontos e nove rebotes, além de três assistências, para 19 de eficiência. Pelo Regatas Corrientes, Luis Santos teve ótima atuação, com um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes, ao lado de Fabián Ramírez, que anotou 16 pontos.

Elinho foi um dos destaques do Corinthians na derrota para o Regatas Corrientes. Foto: Liga Sudamericana de Baloncesto
O Corinthians começou ditando o ritmo, abriu 6 a 0 com boa circulação de bola e uso do passe extra, mas viu o ataque ficar mais estático e permitiu a reação do Regatas Corrientes. Ao retomar a dinâmica inicial, voltou a encontrar arremessos livres graças ao bom posicionamento coletivo, enquanto os rebotes ofensivos, cinco no total, quatro deles com Gabriel Novaes, garantiram segundas chances importantes. O time argentino, porém, soube castigar no garrafão e equilibrou as ações, fechando o primeiro período em igualdade: 14 a 14.
+ Confira as estatísticas do jogo entre Corinthians e Regatas Corrientes (ARG)
A defesa do Corinthians voltou menos agressiva para o segundo período, permitindo ao Regatas uma corrida de 5 a 0, além de oferecer arremessos pouco contestados. Ainda assim, o baixo aproveitamento da equipe argentina manteve o Alvinegro perto do placar. Bastou colocar mais intensidade defensiva para destravar o ataque. Com o protagonismo de Elyjah Clark e bolas triplas em sequência de Gabriel Novaes e Tico Faria, o time brasileiro impôs 10 a 0. Os argentinos reagiram nos minutos finais, levando o jogo para o intervalo com o Timão à frente por apenas um ponto: 31 a 30.
O terceiro período foi o mais difícil para o Corinthians. O Regatas Corrientes elevou o aproveitamento nos arremessos do perímetro, aumentou a intensidade defensiva e assumiu o controle das ações, abrindo sete pontos de vantagem. Depois de um pedido de tempo de Jece Leite, porém, o Alvinegro se reorganizou e respondeu com uma corrida de 7 a 0, coroada por uma linda jogada de Elyjah Clark, quase no estouro do cronômetro, que devolveu a igualdade ao placar antes dos 10 minutos finais.
+ Veja a galeria de fotos do confronto pela Liga Sul-Americana
Elyjah Clark começou o último período com tudo, liderando o ataque do Corinthians. Mas o Regatas Corrientes não aceitou passivamente essa imposição, continuou trabalhando ofensivamente e virou o placar. O jogo, claro, ganhou em dramaticidade. O Alvinegro buscou o perímetro como alternativa, mas a bola insistiu em não cair. A equipe argentina trabalhou no garrafão e abriu seis pontos com dois minutos para o fim. Elinho comandou uma reação, mas o time brasileiro permitiu três rebotes ofensivos em sequência após lances livres, perdendo uma última chance de conseguir um ataque.
Basket Osasco
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Cruzeiro
Flamengo
Fortaleza Basquete Cearense
Sesi Franca
KTO Minas
Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano
Pinheiros
Conta Simples Rio Claro
Mr. Moo São José Basketball
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
Vasco da Gama
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Corinthians
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
São Paulo FC
SESI Franca
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca