#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB CAIXA

Com apoioda torcida

03-10-2019 | 07:34
Por Liga Nacional de Basquete

Timão jogará em casa na fase de grupos da Liga Sul-Americana 2019; Pinheiros e Botafogo também disputarão a competição

A Liga Sul-Americana 2019 começou nesta quarta-feira, com partidas do Grupo A no Equador. Entre os dias 08 e 10 de outubro, será a vez do Grupo B entrar em ação, com sede no Ginásio Wlamir Marques, casa do Corinthians.

Os adversários do Timão na primeira fase da competição continental serão o Ferro Carril, da Argentina, o Defensor Sporting, do Uruguai, e o Las Ánimas de Valdívia, do Chile. As quatro equipes brigarão por duas vagas diretas para a fase semifinal.

Essa será a primeira competição internacional do Corinthians desde sua volta ao basquete. Presente desde o início do projeto, o treinador Bruno Savignani falou sobre a caminhada até a Liga Sul-Americana, passando pelo título da Liga Ouro e a boa campanha no último NBB CAIXA, além da expectativa para a fase de grupos do campeonato continental.

“Desde a minha chegada ao Corinthians tivemos grandes desafios. Com o apoio de todos do clube, diretoria, torcida, jogadores e comissão técnica, fomos conseguindo alcançar nossos objetivos. Primeiro a conquista da Liga Ouro, depois o sexto lugar no NBB, que nos classificou para jogar esse Liga Sul-Americana. Sem dúvida alguma, é com muita honra, orgulho e ilusão que vamos disputar essa competição. Temos uma boa expectativa, vamos jogar em casa, sabemos que vamos encontrar grandes equipes, mas estamos preparados”, afirmou o comandante do Timão.

Desde o início do projeto no Corinthians, Bruno Savignani comandará a equipe na competição continental (João Pires/LNB)

Com um elenco repleto de caras novas, em relação a última temporada, os jogadores da equipe estão em processo de entrosamento. Para o treinador, o forte trabalho no dia a dia está sendo fundamental nessa caminhada rumo aos objetivos traçados, entre eles, uma classificação para a fase semifinal da Liga Sul-Americana.

“O time está se entrosando cada vez mais. Temos um grupo que trabalha muito, eles sabem da responsabilidade que é representar o Corinthians e estão se demonstrando cada vez mais a vontade em vestir essa camisa. Ainda temos muito a crescer, estamos apenas no começo da temporada, foram só dois meses de trabalho até agora. A gente já demonstrou que trabalhando e buscando essa evolução diária vamos conseguir buscar nossos objetivos, um deles é a passagem de fase na Liga Sul-Americana”, disse Bruno Savignani.

Outro fator positivo para a equipe do Parque São Jorge será o fator casa. Para Bruno, jogar com o apoio da torcida em uma competição internacional é sempre mais especial, principalmente se tratando da torcida do Corinthians.

“Jogar em casa é sempre um fator positivo, aqui no Corinthians ainda mais. A torcida vem, empurra, cria um ambiente, realmente, diferenciado no ginásio, e nos apoia muito dentro de quadra. Contamos com o apoio da nossa torcida, tomara que tenhamos bons públicos e que nos ajude em busca da classificação para a fase semifinal”, completou.

Pinheiros e Botafogos são os outros brasileiros na disputa

Além do Corinthians, outras duas equipes brasileiras estão na competição: o Botafogo e o Pinheiros, quarto e quinto colocados no último NBB CAIXA.

O time pinheirense está no Grupo C, ao lado do Ciclista Olímpico (ARG), Malvín (URU) e Leones de Quilpé (CHI). As partidas serão realizadas entre os dias 15 e 17 de outubro, na cidade de La Banda, na Argentina.

Já o Glorioso integra o Grupo D, que também conta com o BB San Andrés (COL), o Nacional (URU) e o Salta Basket (ARG). Os duelos da chave acontecerão entre os dias 22 e 24 de outubro em território colombiano, na cidade de San Andrés.

Botafogo e Pinheiros também participarão da Liga Sul-Americana 2019 (João Pires/LNB)

Vale lembrar que o retrospecto das equipes brasileiras na Liga Sul-Americana é muito positivo. Nas últimas seis edições, os times que disputam o NBB CAIXA venceram cinco delas – Brasília (2013 e 2015), Bauru (2014), Mogi das Cruzes (2016) e Franca (2018).

Sistema de Disputa

As 16 equipes sul-americanas classificadas para a competição são divididas em quatro grupos de quatro times, com sedes e datas distintas. O primeiro colocado do Grupo A e os dois melhores do B, C e D avançam para a próxima fase, além do melhor terceiro colocado.

Na sequência, as oito equipes serão divididas em dois grupos, novamente com duas sedes diferentes e partidas entre os integrantes da chave. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará para a final, que será decidida em uma série melhor de três jogos.

Grupos da Liga Sul-Americana 2019

Grupo A (01 a 03 de outubro) – Ibarra, Equador

Piratas de Los Lagos (EQU)
Deportivo San José (PAR)
Pichincha de Potosí (BOL)
Búcaros de Santander (COL)

Grupo B (08 a 10 de outubro) – São Paulo, Brasil

Corinthians
Ferro Carril (ARG)
Defensor Sporting (URU)
Las Ánimas de Valdívia (CHI)

Grupo C (15 a 17 de outubro) – La Banda, Argentina

Ciclista Olímpico (ARG)
EC Pinheiros
Malvín (URU)
Leones de Quilpé (CHI)

Grupo D (22 a 24 de outubro) – San Andrés, Colômbia

BB de San Andrés (COL)
Botafogo
Salta Basket (ARG)
Nacional (URU)