HOJE
COR x FLA:As curiosidadesdo clássico
Por Liga Nacional de Basquete
Histórico, duelo em playoffs e Super 8: confira as curiosidades do clássico entre Corinthians e Flamengo; duelo acontece nesse sábado, ao vivo na Band
Corinthians e Flamengo é um grande clássico do esporte mundial, com duas das maiores torcidas do planeta. Juntos, as equipes são donas de camisas de peso, jogadores de nome e de uma rivalidade que ultrapassa as barreiras do futebol.
Nesse sábado (28/12), o alvinegro paulista enfrente o rubro-negro carioca, no Ginásio Wlamir Marques, às 12h50, ao vivo na Band. Por isso, listamos aqui algumas curiosidades que envolvem o clássico. Dá uma conferida:
Histórico
O Corinthians atuou pela primeira vez no NBB CAIXA ainda na última temporada, após se sagrar campeão da Liga Ouro e garantir uma vaga na elite do basquete nacional.
Por isso, o confronto direto entre os dois aconteceu somente na última edição. No primeiro turno e no returno as equipes se enfrentaram e o duelo terminou com duas vitórias do Flamengo.
O primeiro, na Arena Carioca 1, acabou com uma vitória do rubro-negro por 72 a 64, após um jogo acirrado. Já o segundo duelo, no Ginásio Wlamir Marques, o Clube da Gávea realizou uma atuação digna de aplausos e venceu o Timão por 91 a 68.
Duelo em playoffs
Se no futebol a rivalidade entre Corinthians e Flamengo é grande, no basquete a história não muda. Logo na primeira temporada em que o confronto aconteceu pelo NBB CAIXA, ambas equipes se enfrentaram nos playoffs da elite do basquete brasileiro.
O encontro entre os dois aconteceu nas quartas de final, em uma série melhor de cinco jogos, que terminou após o terceiro, com três vitórias do Flamengo contra nenhuma do Corinthians.
Dali em diante o Clube da Gávea caminhou a passos largos para o seu sexto título da história do NBB CAIXA, que viria sobre o Franca.
Na tabela de classificação
Na tabela de classificação, Corinthians e Flamengo se encontram em situações distintas. O rubro-negro carioca é o primeiro colocado na tabela de classificação, com 12 vitórias e apenas duas derrotas (85,7% de aproveitamento) – garantido no Super 8.
Enquanto o Corinthians, na 6ª colocação, com oito vitórias em 14 jogos, ainda luta para se garantir entre os classificados para a Copa Super 8.
Jogo decisivo para o Timão
Para o Corinthians, o confronto com o Flamengo pode ser decisivo para os planos de classificação do time à Copa Super 8. Isso por que o time do Parque São Jorge, caso perca o duelo, pode não garantir uma vaga na competição.
Ao todo, quatro times detém a mesma campanha: Corinthians (6º), Minas (7º), Paulistano/Corpore (8º) e Unifacisa. No quíntuplo, quádruplo ou triplo empate, o Corinthians vence Unifacisa (9º) e Paulistano (8º), mas perde para Pinheiros (5º) e Minas (7º).
Ou seja, precisa vencer para garantir a vaga entre os 8, já que o primeiro fora da zona de classificação é a Unifacisa, que mesmo que alcance a mesma campanha do alvinegro, perde no confronto direto.
Em números:
Ataque:
No quesito ataque, os dois times alcançam números semelhantes. Na disputa, o Flamengo é quem pontua mais, com média de 84,3 pontos da partida, a quarta melhor marca entre os times até essa altura da temporada.
Já o Corinthians, com média de 83,7 pontos por jogo, não fica para trás. A equipe é dona do 7º melhor ataque da competição, com grande participação de suas estrelas nesse número, como Kyle Fuller, cestinha do time com média de 13,4 pontos por duelo.
Defesa:
Já na defesa, os times também têm números parecidos. Novamente o Flamengo larga na frente, com média de 76,7 pontos sofridos por duelo – melhor defesa da competição.
O Corinthians, não muito atrás, é o terceiro time que menos sofre pontos por duelo. A equipe detém uma média de 76,7 pontos sofridos por confronto.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.