#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Correndo atrás

28-03-2017 | 03:34
Por Liga Nacional de Basquete

Lutando por objetivos distintos na reta final da fase de classificação, Macaé e Brasília se enfrentam no litoral norte-fluminense nesta quarta

Restam duas rodadas para o final da fase de classificação e é tudo ou nada para o Macaé Basquete. Lutando pela classificação aos playoffs, o time do litoral norte fluminense receberá o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, equipe que briga para se manter no G-4 e avançar direto a fase quartas de final. O duelo será nesta quarta-feira (29/03), às 19h30 (de Brasília).

Cestinha e vice-líder em assistências na temporada, Kendall Anthony vem mantendo o Macaé vivo na luta pelos playoffs (Stephan Eilert/Solar Cearense)

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Correndo atrás do prejuízo, o Macaé vem embalado para encarar o time da capital federal e tentar igualar a campanha do Minas Tênis Clube, que enfrenta o Flamengo no mesmo dia. Apesar de terem sido derrotados no último jogo (77 a 71 para o Solar Cearense), os comandados de Léo Costa tiveram três vitórias nas cinco partidas anteriores, melhor sequência da equipe neste NBB CAIXA.

Muito desta melhora se deve a Kendall Anthony, que vem roubando a cena na temporada. O pequeno armador assumiu o posto de cestinha da edição na última partida, com média de 19,83 pontos, e é o atual vice-líder no quesito assistências, com média de 5,54 por partida. No segundo turno em especial, o norte-americano passou a atuar em um nível difícil de ser alcançado por outros atletas, com médias de 23,08 pontos, 3,58 rebotes, 6,50 assistências e 21,58 de eficiência por jogo.

Com vitória diante do Bauru no sábado, Brasília abriu um jogo para o time paulista e manteve vantagem no confronto direto (Brito Júnior/UniCEUB)

Do outro lado, o Brasília ainda almeja a liderança da fase de classificação, mas quer de fato garantir seu lugar no G-4 e evitar a fase oitavas de final dos playoffs. Neste momento, a equipe candanga tem uma vitória de vantagem para os dois oponentes mais próximos, Gocil/Bauru Basket e Franca Basquete/Magazine Luiza.

No confronto direto, primeiro critério em caso de campanhas idênticas, o time candango leva desvantagem sobre o Franca, com duas derrotas na temporada, porém vantagem sobre o Bauru, com vitória no primeiro turno e também no último sábado (25/03). Dentro de casa, os comandados de Bruno Savignani fizeram duelo emocionante contra os bauruenses e saíram com o resultado positivo, por 92 a 89.

“Este é o NBB CAIXA mais disputado da história, não tem jogo fácil. Eles (Macaé) ainda têm chance de playoff, então vão entrar fortes para buscar a vitória. Temos que entrar concentrados e permanecer assim os 40 minutos para vencer o jogo”, constatou o técnico Bruno Savignani, do Brasília.

Após enfrentar a equipe candanga, o Macaé encerrará a fase de classificação com confronto direto diante do Minas pela vaga nos playoffs. Já o Brasília fechará sua participação na temporada regular contra o Flamengo, em uma partida que pode valer a primeira colocação ao time da capital federal.