HOJE
Correndo atrás
Por Liga Nacional de Basquete
Lutando por objetivos distintos na reta final da fase de classificação, Macaé e Brasília se enfrentam no litoral norte-fluminense nesta quarta
Restam duas rodadas para o final da fase de classificação e é tudo ou nada para o Macaé Basquete. Lutando pela classificação aos playoffs, o time do litoral norte fluminense receberá o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, equipe que briga para se manter no G-4 e avançar direto a fase quartas de final. O duelo será nesta quarta-feira (29/03), às 19h30 (de Brasília).

Cestinha e vice-líder em assistências na temporada, Kendall Anthony vem mantendo o Macaé vivo na luta pelos playoffs (Stephan Eilert/Solar Cearense)
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.
Correndo atrás do prejuízo, o Macaé vem embalado para encarar o time da capital federal e tentar igualar a campanha do Minas Tênis Clube, que enfrenta o Flamengo no mesmo dia. Apesar de terem sido derrotados no último jogo (77 a 71 para o Solar Cearense), os comandados de Léo Costa tiveram três vitórias nas cinco partidas anteriores, melhor sequência da equipe neste NBB CAIXA.
Muito desta melhora se deve a Kendall Anthony, que vem roubando a cena na temporada. O pequeno armador assumiu o posto de cestinha da edição na última partida, com média de 19,83 pontos, e é o atual vice-líder no quesito assistências, com média de 5,54 por partida. No segundo turno em especial, o norte-americano passou a atuar em um nível difícil de ser alcançado por outros atletas, com médias de 23,08 pontos, 3,58 rebotes, 6,50 assistências e 21,58 de eficiência por jogo.

Com vitória diante do Bauru no sábado, Brasília abriu um jogo para o time paulista e manteve vantagem no confronto direto (Brito Júnior/UniCEUB)
Do outro lado, o Brasília ainda almeja a liderança da fase de classificação, mas quer de fato garantir seu lugar no G-4 e evitar a fase oitavas de final dos playoffs. Neste momento, a equipe candanga tem uma vitória de vantagem para os dois oponentes mais próximos, Gocil/Bauru Basket e Franca Basquete/Magazine Luiza.
No confronto direto, primeiro critério em caso de campanhas idênticas, o time candango leva desvantagem sobre o Franca, com duas derrotas na temporada, porém vantagem sobre o Bauru, com vitória no primeiro turno e também no último sábado (25/03). Dentro de casa, os comandados de Bruno Savignani fizeram duelo emocionante contra os bauruenses e saíram com o resultado positivo, por 92 a 89.
“Este é o NBB CAIXA mais disputado da história, não tem jogo fácil. Eles (Macaé) ainda têm chance de playoff, então vão entrar fortes para buscar a vitória. Temos que entrar concentrados e permanecer assim os 40 minutos para vencer o jogo”, constatou o técnico Bruno Savignani, do Brasília.
Após enfrentar a equipe candanga, o Macaé encerrará a fase de classificação com confronto direto diante do Minas pela vaga nos playoffs. Já o Brasília fechará sua participação na temporada regular contra o Flamengo, em uma partida que pode valer a primeira colocação ao time da capital federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca