HOJE
Corrida pelo MVP
Por Liga Nacional de Basquete
Marquinhos? Hettsheimeir? Holloway? Lucas Mariano? Veja um esboço dos grandes candidatos ao cobiçado prêmio de MVP do NBB CAIXA 2016/2017
Mais de 80 partidas agitaram o ano de 2016 da nona edição do NBB CAIXA, e a corrida pelo troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) do campeonato já começou. Cada equipe jogou mais ou menos dez jogos e com isso podemos apontar os maiores destaques da competição até aqui. Na sua opinião, quem seria o MVP se o NBB CAIXA acabasse hoje?
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
Confira quem são os principais destaques que podem levar o prêmio de MVP até agora:
– Marquinhos (Flamengo)
Atual detentor do prêmio de MVP, Marquinhos segue firme na luta por mais um troféu. Cestinha do NBB CAIXA, com média de 21,6 pontos, o forte candidato vem mantendo uma regularidade incrível nas partidas e anotou mais de 20 pontos em sete dos dez jogos que jogou pelo líder Flamengo no campeonato.
Sua melhor atuação aconteceu na partida contra o Campo Mourão, em que acertou sete bolas de 3 em oito tentadas (87,5% de aproveitamento) fez expressivos 28 pontos, sua maior marca na temporada. Desta forma, Marquinhos aparece como grande postulante ao troféu de MVP.
– Rafael Hettsheimeir (Gocil/Bauru Basket)
Ele está impossível na atual temporada. Eleito Melhor Pivô das duas últimas edições do NBB CAIXA, Rafael Hettsheimeir é um dos fortes candidatos ao prêmio de MVP da competição e está fazendo de tudo para alcançar o cobiçado troféu, que quase ficou em suas mãos na edição passada.
Com média de 20,2 pontos e 8,0 rebotes por partida, Hettsheimeir é o segundo cestinha e o terceiro reboteiro do campeonato, além de ser o quarto jogador mais eficiente do campeonato, com 19,09 de média. Antes do último jogo do Bauru no ano, o pivô estava média de 28,4 pontos nas seis partidas anteriores, mas fez apenas nove pontos na derrota para Brasília e viu suas médias caírem levemente. Mas nada disso abala sua forte candidatura ao prêmio de MVP.
– Lucas Mariano (UniCEUB/BRBCARD/Brasília)
Outro que está imparável na temporada é Lucas Mariano. Grande destaque do UniCEUB/BRBCARD/Brasília, o pivô de 23 anos tem média de 20,2 pontos e 7,7 rebotes e aparece como sexto mais eficiente do campeonato, com média de 18,4 por partida.
Mas mais do que números, Lucas está apresentando um domínio de garrafão pouco visto por aqui. Com sua incrível força física, o jogador vem sendo uma bela válvula de escape no ataque do time que terminou 2016 na vice-liderança do NBB CAIXA e tem tudo para encerrar o campeonato com ótimo posto.
– Olivinha (Flamengo)
Talvez o atleta mais regular do NBB CAIXA até aqui, Olivinha apresentou um desempenho impressionante até aqui e é o único atleta com média de duplo-duplo na competição: 14,1 pontos e 11,7 rebotes – reboteiro do campeonato. Além disso, é o atleta mais eficiente da liga, com média de 22,1 por partida.
Na atual temporada, Olivinha já anotou sete duplos-duplos em 11 partidas disputadas e é o líder no fundamento da temporada. De quebra, o experiente ala/pivô pegou 12 ou mais rebotes em cinco oportunidades do campeonato e vem mostrando muito bem sua principal característica no elenco rubro-negro.
– Holloway (EC Pinheiros)
Desmond Holloway teve um início de NBB CAIXA bombástico. Nos seis primeiros jogos, apresentou números absurdos e teve média de 25,5 pontos, 7,6 rebotes e 27,6 de eficiências neste período. Já nos últimos compromissos o norte-americano do Pinheiros deu uma leve caída, mas isso não abala sua forte candidatura ao troféu de MVP.
Mesmo com atuações abaixo da média na reta final de 2016, Holloway ainda aparece como quinto cestinha (20,0 pontos) e segundo mais eficiente (21,5 de valorização) do NBB CAIXA. Cada vez mais empolgado, o gringo, que já foi cestinha do NBB CAIXA logo em seu primeiro ano aqui (2012/2013), segue bem cotado na corrida pelo prêmio de Jogador Mais Valioso.
– Davi Rossetto (Solar Cearense)
Ele foi eleito o Melhor Armador do último NBB CAIXA e está brilhando novamente nesta temporada. Com médias de 15,5 pontos e 5,5 assistências, Davi Rossetto vem sendo o grande nome do Solar Cearense na competição e aparece como bom candidato a levar mais um troféu individual para casa.
O armador, de 24 anos, detém o recorde de pontos da atual edição: 36 pontos na grande vitória sobre o Franca Basquete. Além disso, liderou o Carcará no expressivo triunfo que tirou a invencibilidade do líder Flamengo na competição, com 30 pontos em pleno Rio de Janeiro. Grande líder do esquadrão do técnico Alberto Bial, Davi se mostra cada vez mais maduro e pronto para levar qualquer tipo de prêmio.