#JOGAJUNTO

Croácia em 1º!

16-08-2016 | 01:06
Por Liga Nacional de Basquete

No encerramento da primeira fase do torneio olímpico, Croácia leva a melhor sobre a Lituânia e garante liderança do Grupo B; lituanos ficam em 3º

Com mais uma grande atuação de Bogdanovic, a Croácia venceu a Lituânia e cravou a liderança do grupo (FIBA/Divulgação)

Com mais uma grande atuação de Bogdanovic, a Croácia venceu a Lituânia e cravou a liderança do grupo (FIBA/Divulgação)

Lituânia e Croácia entraram em quadra para o último jogo da primeira fase do torneio olímpico de basquete masculino brigando pela liderança do Grupo B. E quem levou a melhor foram os croatas. Com grande desempenho no segundo quarto, o time dirigido por Aleksandar Petrovic venceu por 90 a 81 e garantiu a primeira posição da chave.

Põe na conta: Com o resultado do clássico do leste europeu, o Grupo B terminou com quatro equipes com a mesma campanha (três vitórias e duas derrotas) e ratificou o equilíbrio previsto. Por levar a melhor no confronto direto entre os times empatados, a Croácia ficou em primeiro, seguida por Espanha, Lituânia e Argentina, respectivamente.

Cruzamentos definidos: Líder do grupo, a Croácia terá a Sérvia pela frente nas quartas de final. Já a Lituânia, desafiará a Austrália, vice-líder da outra chave. Os outros dois confrontos serão entre Estados Unidos (1º A) e Argentina (4º B), e Espanha (2º B) e França (3º A). Todos os jogos acontecerão na próxima quarta-feira (17/08).

Valia muito: Para a Croácia uma derrota diante dos lituanos significaria ficar com o quarto lugar do Grupo B e encarar os Estados Unidos nas quartas de final.

Sempre ele! Principal pontuador da primeira fase dos Jogos Olímpicos do Rio, o talentoso ala Bojan Bogdanovic teve mais uma grande atuação e foi o cestinha da Croácia, com 22 pontos. Nos cincos jogos disputados pelo Grupo B, o jogador somou média 24,8 pontos por partida.

+ Clique aqui e confira as estatísticas completas de Croácia e Lituânia

Coadjuvantes de luxo: Junto de Bogdanovic, outros dois atletas foram fundamentais para o triunfo da Croácia. O ala/armador Krunoslav Simon contribuiu com um duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, enquanto que o jovem Dario Saric registrou 18 pontos e seis rebotes.

Tá jogando muito! Grande destaque da Lituânia nestas Olimpíadas, o armador Mantas Kalnietis voltou a ter um desempenho impressionante. Com incríveis aproveitamentos 100% nas bolas de dois pontos (6/6) e de 66,7% nos tiros de três, o armador de 1,95m de altura marcou 26 pontos. Não satisfeito ainda distribuiu 11 assistências e registrou um duplo-duplo.

Experiência de sobra: Um dos mais experientes atletas do elenco lituano, o ala/pivô Paulis Jankunas foi outro bom nome da equipe na partida e anotou 18 pontos.

2º quarto arrasador: Após ver a Lituânia fechar o período inicial na frente (21 a 13), a Croácia voltou com uma postura diferente e virou o jogo antes da pausa para o intervalo (47 a 41). Para vencer o quarto por 34 a 20, a equioe contou com cinco tiros certeiros da linha de três pontos – duas de Hezonja e Saric, Bogdanovi e Babic com uma cada.

Só aumentou: Logo na volto para o terceiro quarto, a Croácia emplacou uma sequência de 13 a 5 e abriu 14 pontos de frente (60 a 46). Sem diminuir o ritmo, os croatas seguiram atuando em ritmo acelerada e abriram 20 pontos de vantagem ao final do período (75 a 55).

Nada feito: No último período, a Lituânia melhorou seu desempenho, muito por conta da grande atuação de Kalnietis, e chegou a ensaiar uma reação. No entanto, a Croácia manteve a cabeça no lugar e garantiu o triunfo na última partida da primeira fase do torneio olímpico de basquete masculino.

Saric voltou a mostrar seu vasto poderio ofensivo e foi personagem importante da vitória croata (FIBA/Divulgação)

Saric voltou a mostrar seu vasto poderio ofensivo e foi personagem importante da vitória croata (FIBA/Divulgação)