HOJE
Croácia em 1º!
Por Liga Nacional de Basquete
No encerramento da primeira fase do torneio olímpico, Croácia leva a melhor sobre a Lituânia e garante liderança do Grupo B; lituanos ficam em 3º

Com mais uma grande atuação de Bogdanovic, a Croácia venceu a Lituânia e cravou a liderança do grupo (FIBA/Divulgação)
Lituânia e Croácia entraram em quadra para o último jogo da primeira fase do torneio olímpico de basquete masculino brigando pela liderança do Grupo B. E quem levou a melhor foram os croatas. Com grande desempenho no segundo quarto, o time dirigido por Aleksandar Petrovic venceu por 90 a 81 e garantiu a primeira posição da chave.
Põe na conta: Com o resultado do clássico do leste europeu, o Grupo B terminou com quatro equipes com a mesma campanha (três vitórias e duas derrotas) e ratificou o equilíbrio previsto. Por levar a melhor no confronto direto entre os times empatados, a Croácia ficou em primeiro, seguida por Espanha, Lituânia e Argentina, respectivamente.
Cruzamentos definidos: Líder do grupo, a Croácia terá a Sérvia pela frente nas quartas de final. Já a Lituânia, desafiará a Austrália, vice-líder da outra chave. Os outros dois confrontos serão entre Estados Unidos (1º A) e Argentina (4º B), e Espanha (2º B) e França (3º A). Todos os jogos acontecerão na próxima quarta-feira (17/08).
Valia muito: Para a Croácia uma derrota diante dos lituanos significaria ficar com o quarto lugar do Grupo B e encarar os Estados Unidos nas quartas de final.
Sempre ele! Principal pontuador da primeira fase dos Jogos Olímpicos do Rio, o talentoso ala Bojan Bogdanovic teve mais uma grande atuação e foi o cestinha da Croácia, com 22 pontos. Nos cincos jogos disputados pelo Grupo B, o jogador somou média 24,8 pontos por partida.
+ Clique aqui e confira as estatísticas completas de Croácia e Lituânia
Coadjuvantes de luxo: Junto de Bogdanovic, outros dois atletas foram fundamentais para o triunfo da Croácia. O ala/armador Krunoslav Simon contribuiu com um duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, enquanto que o jovem Dario Saric registrou 18 pontos e seis rebotes.
Tá jogando muito! Grande destaque da Lituânia nestas Olimpíadas, o armador Mantas Kalnietis voltou a ter um desempenho impressionante. Com incríveis aproveitamentos 100% nas bolas de dois pontos (6/6) e de 66,7% nos tiros de três, o armador de 1,95m de altura marcou 26 pontos. Não satisfeito ainda distribuiu 11 assistências e registrou um duplo-duplo.
Experiência de sobra: Um dos mais experientes atletas do elenco lituano, o ala/pivô Paulis Jankunas foi outro bom nome da equipe na partida e anotou 18 pontos.
2º quarto arrasador: Após ver a Lituânia fechar o período inicial na frente (21 a 13), a Croácia voltou com uma postura diferente e virou o jogo antes da pausa para o intervalo (47 a 41). Para vencer o quarto por 34 a 20, a equioe contou com cinco tiros certeiros da linha de três pontos – duas de Hezonja e Saric, Bogdanovi e Babic com uma cada.
Só aumentou: Logo na volto para o terceiro quarto, a Croácia emplacou uma sequência de 13 a 5 e abriu 14 pontos de frente (60 a 46). Sem diminuir o ritmo, os croatas seguiram atuando em ritmo acelerada e abriram 20 pontos de vantagem ao final do período (75 a 55).
Nada feito: No último período, a Lituânia melhorou seu desempenho, muito por conta da grande atuação de Kalnietis, e chegou a ensaiar uma reação. No entanto, a Croácia manteve a cabeça no lugar e garantiu o triunfo na última partida da primeira fase do torneio olímpico de basquete masculino.

Saric voltou a mostrar seu vasto poderio ofensivo e foi personagem importante da vitória croata (FIBA/Divulgação)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca