#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Crucial

19-05-2014 | 10:13
Por Liga Nacional de Basquete

São José e Paulistano se enfrentam nesta terça pelo Jogo 4 da semifinal; equipe da capital lidera série por 2 a 1 e pode confirmar sua inédita ida à Final do NBB

O Paulistano venceu o Jogo 3 em pleno ‘caldeirão’ Lineu de Moura e abriu 2 a 1 na série semifinal (Claudio Capucho/PMSJC)

Será um jogo decisivo. De um lado, o São José/Unimed precisa vencer de qualquer maneira para forçar a realização do quinto jogo da série semifinal. Do outro, o Paulistano/Unimed, que lidera a série por 2 a 1 e está a apenas um triunfo de selar sua ida inédita à Final do NBB. O crucial duelo acontece nesta terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.

“O próximo jogo passa a ser decisivo para nós. Precisamos fazer mais do que fizemos no último jogo. São José tem uma equipe de muita qualidade e precisamos ter atenção durante os 40 minutos, pois o jogo pode ir embora em duas ou três bolas, como quase foi no último. Precisamos fazer ainda melhor do que no Jogo 3”, falou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.

Na última partida da série, o time da capital paulista mostrou toda sua força, aplicou uma incrível virada no último quarto, em que começou perdendo por dez pontos (60 a 50), e levou a melhor, mesmo fora de casa, pelo placar de 80 a 74. Com o resultado, os comandados de Gustavo De Conti tornaram a ficar em vantagem na série, por 2 a 1, e ficaram a um passo da decisão.

“O fator fundamental com certeza foi a defesa. A defesa foi muito boa o jogo inteiro. Pecamos em alguns momentos, mas em geral foi muito boa e foi o que nos sustentou o durante toda a partida. A gente não estava bem ofensivamente, mas a defesa manteve a gente no jogo e não deixou o São José deslanchar. A defesa segurou o jogo e foi o ponto fundamental para essa vitória”, analisou o comandante do Paulistano.

“Não quero pensar em Final ainda. Ainda não ganhamos nada. Talvez, se passarmos, eu possa falar alguma coisa, mas agora não”, completou o treinador.

Renato, do Paulistano, e Jefferson, do São José

São José precisa urgentemente da vitória para se manter vivo na disputa por uma vaga na Final do NBB (Claudio Capucho/PMSJC)

O São José, por sua vez, entrou em quadra desfalcado do armador dominicano Manny Quezada e do ala Alex Oliveira, ambos lesionados no Jogo 2 da série, realizado na capital paulista. Além disso, a equipe joseense ainda contou com atuação no sacrifício do pivô Caio Torres, que sofreu algumas pancadas durante o duelo e teve que jogar “baleado”, sem estar 100%.

“Vamos tentar remendar e ver se teremos dez jogadores para a próxima partida. Mas isso faz parte, precisamos passar por isso. Em playoff uma equipe tem que vencer três jogos, faltam dois para nós e um para o Paulistano. Ainda não tem nada decidido”,  disse o técnico joseense, Luiz Augusto Zanon.

Para conquistar a inédita classificação à Final do NBB, o Paulistano terá que repetir uma façanha conquistada somente por eles mesmos: vencer o São José em pleno ‘caldeirão’ Lineu de Moura em uma partida válida por semifinais do campeonato nacional, algo que nunca havia acontecido antes em toda a história – antes, foram cinco jogos, com cinco vitórias joseenses em seus domínios.

“É muito difícil jogar e ainda ganhar em São José. A torcida deles é uma das melhores do país. Estão de parabéns. Mas vamos tentar vencer de novo aqui em São José. Não podemos levar a série para o quinto jogo. É loteria, mesmo sendo na nossa casa. A gente tem que pensar em vencer o próximo jogo de qualquer jeito”, disse o ala/armador Pedro, peça fundamental na vitória do Paulistano no Jogo 3, com 16 pontos.

Como é de praxe, Ginásio Lineu de Moura promete estar lotado para o crucial Jogo 4 da série (Claudio Capucho/PMSJC)

Como é de praxe, Ginásio Lineu de Moura promete estar lotado para o crucial Jogo 4 da série (Claudio Capucho/PMSJC)

A equipe do Vale do Paraíba, no entanto, não jogou a toalha e quer contar novamente com o apoio de sua apaixonada torcida para conseguir a recuperação na série e forçar a realização do Jogo 5, que se necessário, acontecerá na sexta-feira (23/05), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

“Com certeza o ginásio estará lotado de novo e estaremos em casa de novo. Posso prometer que vamos dar o nosso máximo para tentar ganhar”, comentou o pivô Caio Torres, do São José.

Confira o calendário completo da série semifinal do NBB entre Paulistano e São José:

Paulistano Unimed (2º) 2 x 1 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 – Paulistano 88 x 72 São José
Jogo 2 – Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 – São José 74 x 80 Paulistano
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)

*Se necessário