HOJE
Crucial
Por Liga Nacional de Basquete
São José e Paulistano se enfrentam nesta terça pelo Jogo 4 da semifinal; equipe da capital lidera série por 2 a 1 e pode confirmar sua inédita ida à Final do NBB

O Paulistano venceu o Jogo 3 em pleno ‘caldeirão’ Lineu de Moura e abriu 2 a 1 na série semifinal (Claudio Capucho/PMSJC)
Será um jogo decisivo. De um lado, o São José/Unimed precisa vencer de qualquer maneira para forçar a realização do quinto jogo da série semifinal. Do outro, o Paulistano/Unimed, que lidera a série por 2 a 1 e está a apenas um triunfo de selar sua ida inédita à Final do NBB. O crucial duelo acontece nesta terça-feira, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.
“O próximo jogo passa a ser decisivo para nós. Precisamos fazer mais do que fizemos no último jogo. São José tem uma equipe de muita qualidade e precisamos ter atenção durante os 40 minutos, pois o jogo pode ir embora em duas ou três bolas, como quase foi no último. Precisamos fazer ainda melhor do que no Jogo 3”, falou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti.
Na última partida da série, o time da capital paulista mostrou toda sua força, aplicou uma incrível virada no último quarto, em que começou perdendo por dez pontos (60 a 50), e levou a melhor, mesmo fora de casa, pelo placar de 80 a 74. Com o resultado, os comandados de Gustavo De Conti tornaram a ficar em vantagem na série, por 2 a 1, e ficaram a um passo da decisão.
“O fator fundamental com certeza foi a defesa. A defesa foi muito boa o jogo inteiro. Pecamos em alguns momentos, mas em geral foi muito boa e foi o que nos sustentou o durante toda a partida. A gente não estava bem ofensivamente, mas a defesa manteve a gente no jogo e não deixou o São José deslanchar. A defesa segurou o jogo e foi o ponto fundamental para essa vitória”, analisou o comandante do Paulistano.
“Não quero pensar em Final ainda. Ainda não ganhamos nada. Talvez, se passarmos, eu possa falar alguma coisa, mas agora não”, completou o treinador.

São José precisa urgentemente da vitória para se manter vivo na disputa por uma vaga na Final do NBB (Claudio Capucho/PMSJC)
O São José, por sua vez, entrou em quadra desfalcado do armador dominicano Manny Quezada e do ala Alex Oliveira, ambos lesionados no Jogo 2 da série, realizado na capital paulista. Além disso, a equipe joseense ainda contou com atuação no sacrifício do pivô Caio Torres, que sofreu algumas pancadas durante o duelo e teve que jogar “baleado”, sem estar 100%.
“Vamos tentar remendar e ver se teremos dez jogadores para a próxima partida. Mas isso faz parte, precisamos passar por isso. Em playoff uma equipe tem que vencer três jogos, faltam dois para nós e um para o Paulistano. Ainda não tem nada decidido”, disse o técnico joseense, Luiz Augusto Zanon.
Para conquistar a inédita classificação à Final do NBB, o Paulistano terá que repetir uma façanha conquistada somente por eles mesmos: vencer o São José em pleno ‘caldeirão’ Lineu de Moura em uma partida válida por semifinais do campeonato nacional, algo que nunca havia acontecido antes em toda a história – antes, foram cinco jogos, com cinco vitórias joseenses em seus domínios.
“É muito difícil jogar e ainda ganhar em São José. A torcida deles é uma das melhores do país. Estão de parabéns. Mas vamos tentar vencer de novo aqui em São José. Não podemos levar a série para o quinto jogo. É loteria, mesmo sendo na nossa casa. A gente tem que pensar em vencer o próximo jogo de qualquer jeito”, disse o ala/armador Pedro, peça fundamental na vitória do Paulistano no Jogo 3, com 16 pontos.

Como é de praxe, Ginásio Lineu de Moura promete estar lotado para o crucial Jogo 4 da série (Claudio Capucho/PMSJC)
A equipe do Vale do Paraíba, no entanto, não jogou a toalha e quer contar novamente com o apoio de sua apaixonada torcida para conseguir a recuperação na série e forçar a realização do Jogo 5, que se necessário, acontecerá na sexta-feira (23/05), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 21 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
“Com certeza o ginásio estará lotado de novo e estaremos em casa de novo. Posso prometer que vamos dar o nosso máximo para tentar ganhar”, comentou o pivô Caio Torres, do São José.
Confira o calendário completo da série semifinal do NBB entre Paulistano e São José:
Paulistano Unimed (2º) 2 x 1 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 – Paulistano 88 x 72 São José
Jogo 2 – Paulistano 78 x 83 São José
Jogo 3 – São José 74 x 80 Paulistano
Jogo 4* – 20/05 (terça-feira), às 21 horas – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* – 23/05 (sexta-feira), às 21 horas – Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca