#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 10 – Parte 1

11-12-2014 | 12:12
Por Liga Nacional de Basquete

Donos de campanhas idênticas, Minas e Franca fazem briga direta por lugar no G-4 da temporada 2014/2015 do NBB ; veja tudo sobre os jogos desta quinta-feira

Minas Tênis Clube x Franca Basquete – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quinto-feira – dia 11 de dezembro, às 17 horas (ao vivo no SporTV)

Helinho fará seu 200º jogo no NBB (Célio Messias/LNB)

Em grande fase, Helinho fará seu 200º jogo no NBB (Célio Messias/LNB)

200!
Herói da vitória do Franca na última rodada do NBB, Helinho tem mais um motivo para comemorar. O armador de 39 completará 200 partidas em sua trajetória no NBB, sendo 132 delas com a camisa do Franca e 68 com a do Uberlândia.

Ampla vantagem
Minas e Franca já se enfrentaram em 12 partidas válidas pelo NBB, e a equipe do interior do Estado de São Paulo possui grande vantagem com nove vitórias, contra apenas três da equipe mineira.

Dobradinha
Na última temporada do NBB, o Franca saiu de quadra com vitória nas duas partidas realizadas contra o Minas.

Cinco seguidas
As vitórias na última temporada só aumentaram a invencibilidade do Franca contra o Minas. São cinco vitórias francanas nos últimos cinco confrontos diretos. A última vitória do time mineiro contra o Franca foi no NBB 4.

Sequência quebrada
O Minas foi derrotado pelo Bauru na última rodada e encerrou a série de cinco vitórias consecutivas no NBB 7.

Bom momento
O Franca venceu os últimos dois jogos que atuou como visitante no NBB, triunfos contra Rio Claro e Uberlândia.

Entre os grandes
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, é dono sexta média geral do NBB 7, 7,1 rebotes por partida. Além disso, Mata é dono da melhor média de rebotes entre os atletas que não atuam no garrafão.

Muito bem
Falando em Mata, o ala argentino foi o cestinha do Franca com 17 pontos anotados na partida contra o Uberlândia.

Melhor da carreira
No NBB 6, quando defendia a camisa do Goiânia, o pivô André Luiz, hoje atleta do Franca, bateu seu recorde pessoal em pontos, ao terminar uma partida contra o Minas com 23 pontos anotados.

Evoluindo
O jovem armador Coelho, do Minas, obteve ótimo desempenho nas duas últimas partidas da equipe mineira no NBB 7. Contra o Paulistano, na oitava rodada, Coelho anotou 18 pontos, e contra o Bauru, na nona rodada, o jovem armador fechou a partida com 20 pontos.

Jovem armador Coelho é um dos grandes destaques do Minas neste início de NBB (João Pires/LNB)

Jovem armador Coelho é um dos grandes destaques do Minas neste início de NBB (João Pires/LNB)

Pinheiros/SKY x Paulistano/Unimed  – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 19 horas (ao vivo no site da LNB)

O dobro
Pinheiros e Paulistano já se enfrentaram em 15 partidas válidas pelo NBB, a equipe pinheirense possui dez vitórias, contra cinco do time alvirrubro.

Amplo retrospecto
Com seis vitórias em oito duelos, o Pinheiros também possui grande campanha contra o Paulistano, atuando ao lado de sua torcida.

Venceu as duas
O Paulistano saiu de quadra com o resultado positivo nas duas partidas contra o Pinheiros na última temporada do NBB.

Holloway, do Paulistano, e Joe Smith, do Pinheiros

Paulistano venceu os 2 jogos contra o Pinheiros no NBB 6 (Ale da Costa/Portrait)

Melhor da carreira #1
A melhor marca da trajetória do ala/pivô Renato Carbonari, do Paulistano, no NBB no fundamento pontos foi em uma partida contra o Pinheiros, no NBB 5, 26 pontos anotados.

Melhor da carreira #2
A melhor atuação do ala/pivô César no quesito rebotes, foi em uma partida contra a equipe do Pinheiros, 14 sobras recuperadas.

Muito bem
O grande destaque do Paulistano nos confrontos contra o Pinheiros na última temporada do NBB foi o ala norte-americano Desmond Holloway, dono da média de 23,5 pontos no clássico da capital paulista.

Os dois melhores
O armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano, é dono da melhor média de arremessos certeiros para 3 pontos no NBB 7, 3,2 tiros certeiros de longe por partida. Já seu compatriota Jason Smith, do Pinheiros, acerta 3,1 arremessos para 3 por jogo, segunda melhor marca do campeonato.

Ótima fase
O Pinheiros venceu os dois últimos jogos que realizou na temporada 2014/2015 do NBB, vitórias contra Limeira e Liga Sorocabana.

Por outro lado…
O Paulistano saiu de quadra com o resultado negativo nas duas últimas partidas que realizou no NBB 7, derrotas para Minas e Palmeiras.

O melhor
O Paulistano é dono da melhor média de rebotes recuperados por partida na atual temporada do NBB, 38,6 sobras por jogo.

André Coimbra, do Franca, e César, do Paulistano

Paulistano, de César (à dir.), é o time que mais pega rebotes no NBB 7 (Célio Messias/LNB)

Força caseira
Atuando ao lado de sua torcida do NBB 7, o Pinheiros tem campanha de duas vitórias em duas partidas, sendo que ambos os triunfos foram por mais de 13 pontos de diferença.

Que dupla!
A dupla norte-americana do Paulistano está tendo um ótimo desempenho neste início de temporada. O ala Holloway é o quarto cestinha do NBB 7, média de 18,26 pontos por jogo. Já o armador Dawkins é o sexto melhor, 18,22 pontos por jogo.

Marcus Toledo é o jogador que mais rouba bolas no NBB 7 (João Pires/LNB)

Marcus Toledo é o jogador que mais rouba bolas no NBB 7 (João Pires/LNB)

Primeiro posto
O Pinheiros é o melhor time roubando bolas na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 13,5 bolas roubadas por partida.

Grande destaque
O principal fator da alta média de bolas roubadas de bola do Pinheiros é pela produção do ala/pivô Marcos Toledo, atleta com a melhor média de roubos de bola por partida, 3,0 por partida.

Já estiveram do outro lado #1
Quatro atletas do elenco do Pinheiros já defenderam as cores do Paulistano no NBB, são eles os alas/pivôs André Bambu (NBB 2) e Felipe Ribeiro (NBB 2, NBB 3 e NBB 4), o armador Jefferson Campos (NBB 1, NBB 2 e NBB 3) e o ala/armador Paulinho Boracini (NBB 2).

Já estiveram do outro lado #2
No Paulistano, dois jogadores já atuaram com a camisa do Pinheiros no NBB, são eles o armador Fernando Penna (NBB 5) e o ala/pivô César (NBB 2).

Unitri/Pilhas Energizer x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 20 horas

Uberlândia na frente
O Uberlândia tem grande vantagem no confronto direto contra o Bauru. São oito vitórias do time mineiro, contra apenas três da equipe bauruense, em 11 partidas disputadas.

Fator casa?
Na última temporada, quem atuou como visitante no duelo entre Uberlândia e Bauru fechou a partida com resultado positivo.

Rivais nos playoffs
O confronto entre Uberlândia e Bauru marcou uma das séries semifinais do NBB 5. Com três vitórias nos três primeiros jogos do confronto, o Uberlândia avançou para a grande Final daquela edição do NBB.

Larry Taylor, do Bauru, e Gruber, do Uberlândia

Com um 3 a 0, Uberlândia eliminou Bauru nas semifinais do NBB 5 (João Pires/LNB)

É minha!
Com a vitória sobre o Minas na última rodada, o Bauru tomou a segunda colocação do time mineiro é agora é o vice-líder do NBB 7 com cinco vitórias em sete partidas (71,4% de aproveitamento).

Dois em três
Com a derrota para o Franca na última rodada, o Uberlândia perdeu a invencibilidade em seu ginásio e agora tem campanha de duas vitórias em três partidas atuando ao lado de seu torcedor.

Muito próximo
Líder histórico do NBB em roubos de bola, o armador Larry Taylor está próximo de completar 400 roubos em sua trajetória no NBB. Para que isso aconteça, Taylor precisa roubar seis bolas.

Melhor da carreira
A melhor marca da trajetória de Larry Taylor no NBB no fundamento assistências foi em uma partida contra o Uberlândia, no NBB 4.

Rafael Hettsheimeir, do Bauru

Hettsheimeir, do Bauru, é o 8º cestinha do NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Muito bem
O pivô Hettsheimeir, do Bauru, é o oitavo cestinha da atual temporada do NBB, 17,0 pontos anotados por partida.

Dois no top10
O Bauru possui dois atletas entre os dez melhores reboteiros do NBB 7. O ala/pivô Jefferson William, média de 6,86 rebotes por jogo, é dono da oitava melhor média. Já o ala Alex Garcia, média de 6,80 sobras por jogo, é o nono melhor.

Gatilho
Falando em Jefferson, o melhor ala/pivô da última temporada do NBB tem média de 2,8 tiros certeiros para 3 pontos no NBN 7, quarto melhor atleta na categoria.

No pódio
O Bauru é dono do terceiro melhor ataque do NBB 7, média de 85,2 pontos por partida.

 

Palmeiras/Meltex x Liga Sorocabana – Ginásio Palestra Itália, em  São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 21 horas (ao vivo no SporTV)

Empatado
Palmeiras e Liga Sorocabana já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e o confronto segue empatado, com dois triunfos para cada equipe.

Visitante melhor
Na última temporada, a equipe que atuou fora de casa no confronto entre os dois times saiu de quadra com o resultado positivo.

Átila dos Santos, do Palmeiras

Com 3 vitórias em 3 jogos, Palmeiras está invicto no Palestra Itália no NBB 7 (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Caldeirão alviverde
Com três jogos e três vitórias, o Palmeiras está invicto atuando em seu ginásio na temporada 2014/2015 do NBB.

Estreia
A partida entre Palmeiras e Liga Sorocabana marca a primeira transmissão ao vivo de uma partida do Palmeiras na temporada 2014/2015 do NBB.

Jejum complicado
A Liga Sorocabana saiu de quadra com resultado negativo em suas últimas sete partidas no NBB 7.

Toyloy neles! 
O pivô norte-americano Steven Toyloy é o cestinha do time alviverde, com média 11,8 pontos por jogo, e o também o reboteiro, 8,5 sobras por partida (segunda melhor média da temporada).

Maxi Stanic, do Palmeiras

Maxi Stanic é o ‘garçom’ do NBB, com média de 6,8 assistências por jogo (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)

Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da principal média de assistências da temporada 2014/2015 do NBB, com 6,8 passes resultantes em cestas por partida.

Defesas opostas
O Palmeiras é dono é quinta melhor defesa do NBB 7, 74,6 pontos cedidos por partida. Já a Liga Sorocabana leva em média 84,8 pontos, quarta pior marca do campeonato.

Passa pra cá
A Liga Sorocabana é dona da segunda melhor média de roubos de bola no NBB 7, 11,8 bolas roubadas por partida.

Melhor da carreira
No último duelo entre Palmeiras e Liga Sorocabana, o ala Schneider, da equipe de Sorocaba, fechou a partida com 25 pontos, melhor marca de sua carreira no NBB.