HOJE
Curiosidades da rodada 10 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Donos de campanhas idênticas, Minas e Franca fazem briga direta por lugar no G-4 da temporada 2014/2015 do NBB ; veja tudo sobre os jogos desta quinta-feira
Minas Tênis Clube x Franca Basquete – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Quinto-feira – dia 11 de dezembro, às 17 horas (ao vivo no SporTV)

Em grande fase, Helinho fará seu 200º jogo no NBB (Célio Messias/LNB)
200!
Herói da vitória do Franca na última rodada do NBB, Helinho tem mais um motivo para comemorar. O armador de 39 completará 200 partidas em sua trajetória no NBB, sendo 132 delas com a camisa do Franca e 68 com a do Uberlândia.
Ampla vantagem
Minas e Franca já se enfrentaram em 12 partidas válidas pelo NBB, e a equipe do interior do Estado de São Paulo possui grande vantagem com nove vitórias, contra apenas três da equipe mineira.
Dobradinha
Na última temporada do NBB, o Franca saiu de quadra com vitória nas duas partidas realizadas contra o Minas.
Cinco seguidas
As vitórias na última temporada só aumentaram a invencibilidade do Franca contra o Minas. São cinco vitórias francanas nos últimos cinco confrontos diretos. A última vitória do time mineiro contra o Franca foi no NBB 4.
Sequência quebrada
O Minas foi derrotado pelo Bauru na última rodada e encerrou a série de cinco vitórias consecutivas no NBB 7.
Bom momento
O Franca venceu os últimos dois jogos que atuou como visitante no NBB, triunfos contra Rio Claro e Uberlândia.
Entre os grandes
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, é dono sexta média geral do NBB 7, 7,1 rebotes por partida. Além disso, Mata é dono da melhor média de rebotes entre os atletas que não atuam no garrafão.
Muito bem
Falando em Mata, o ala argentino foi o cestinha do Franca com 17 pontos anotados na partida contra o Uberlândia.
Melhor da carreira
No NBB 6, quando defendia a camisa do Goiânia, o pivô André Luiz, hoje atleta do Franca, bateu seu recorde pessoal em pontos, ao terminar uma partida contra o Minas com 23 pontos anotados.
Evoluindo
O jovem armador Coelho, do Minas, obteve ótimo desempenho nas duas últimas partidas da equipe mineira no NBB 7. Contra o Paulistano, na oitava rodada, Coelho anotou 18 pontos, e contra o Bauru, na nona rodada, o jovem armador fechou a partida com 20 pontos.

Jovem armador Coelho é um dos grandes destaques do Minas neste início de NBB (João Pires/LNB)
Pinheiros/SKY x Paulistano/Unimed – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 19 horas (ao vivo no site da LNB)
O dobro
Pinheiros e Paulistano já se enfrentaram em 15 partidas válidas pelo NBB, a equipe pinheirense possui dez vitórias, contra cinco do time alvirrubro.
Amplo retrospecto
Com seis vitórias em oito duelos, o Pinheiros também possui grande campanha contra o Paulistano, atuando ao lado de sua torcida.
Venceu as duas
O Paulistano saiu de quadra com o resultado positivo nas duas partidas contra o Pinheiros na última temporada do NBB.

Paulistano venceu os 2 jogos contra o Pinheiros no NBB 6 (Ale da Costa/Portrait)
Melhor da carreira #1
A melhor marca da trajetória do ala/pivô Renato Carbonari, do Paulistano, no NBB no fundamento pontos foi em uma partida contra o Pinheiros, no NBB 5, 26 pontos anotados.
Melhor da carreira #2
A melhor atuação do ala/pivô César no quesito rebotes, foi em uma partida contra a equipe do Pinheiros, 14 sobras recuperadas.
Muito bem
O grande destaque do Paulistano nos confrontos contra o Pinheiros na última temporada do NBB foi o ala norte-americano Desmond Holloway, dono da média de 23,5 pontos no clássico da capital paulista.
Os dois melhores
O armador norte-americano Kenny Dawkins, do Paulistano, é dono da melhor média de arremessos certeiros para 3 pontos no NBB 7, 3,2 tiros certeiros de longe por partida. Já seu compatriota Jason Smith, do Pinheiros, acerta 3,1 arremessos para 3 por jogo, segunda melhor marca do campeonato.
Ótima fase
O Pinheiros venceu os dois últimos jogos que realizou na temporada 2014/2015 do NBB, vitórias contra Limeira e Liga Sorocabana.
Por outro lado…
O Paulistano saiu de quadra com o resultado negativo nas duas últimas partidas que realizou no NBB 7, derrotas para Minas e Palmeiras.
O melhor
O Paulistano é dono da melhor média de rebotes recuperados por partida na atual temporada do NBB, 38,6 sobras por jogo.

Paulistano, de César (à dir.), é o time que mais pega rebotes no NBB 7 (Célio Messias/LNB)
Força caseira
Atuando ao lado de sua torcida do NBB 7, o Pinheiros tem campanha de duas vitórias em duas partidas, sendo que ambos os triunfos foram por mais de 13 pontos de diferença.
Que dupla!
A dupla norte-americana do Paulistano está tendo um ótimo desempenho neste início de temporada. O ala Holloway é o quarto cestinha do NBB 7, média de 18,26 pontos por jogo. Já o armador Dawkins é o sexto melhor, 18,22 pontos por jogo.

Marcus Toledo é o jogador que mais rouba bolas no NBB 7 (João Pires/LNB)
Primeiro posto
O Pinheiros é o melhor time roubando bolas na temporada 2014/2015 do NBB, com média de 13,5 bolas roubadas por partida.
Grande destaque
O principal fator da alta média de bolas roubadas de bola do Pinheiros é pela produção do ala/pivô Marcos Toledo, atleta com a melhor média de roubos de bola por partida, 3,0 por partida.
Já estiveram do outro lado #1
Quatro atletas do elenco do Pinheiros já defenderam as cores do Paulistano no NBB, são eles os alas/pivôs André Bambu (NBB 2) e Felipe Ribeiro (NBB 2, NBB 3 e NBB 4), o armador Jefferson Campos (NBB 1, NBB 2 e NBB 3) e o ala/armador Paulinho Boracini (NBB 2).
Já estiveram do outro lado #2
No Paulistano, dois jogadores já atuaram com a camisa do Pinheiros no NBB, são eles o armador Fernando Penna (NBB 5) e o ala/pivô César (NBB 2).
Unitri/Pilhas Energizer x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 20 horas
Uberlândia na frente
O Uberlândia tem grande vantagem no confronto direto contra o Bauru. São oito vitórias do time mineiro, contra apenas três da equipe bauruense, em 11 partidas disputadas.
Fator casa?
Na última temporada, quem atuou como visitante no duelo entre Uberlândia e Bauru fechou a partida com resultado positivo.
Rivais nos playoffs
O confronto entre Uberlândia e Bauru marcou uma das séries semifinais do NBB 5. Com três vitórias nos três primeiros jogos do confronto, o Uberlândia avançou para a grande Final daquela edição do NBB.

Com um 3 a 0, Uberlândia eliminou Bauru nas semifinais do NBB 5 (João Pires/LNB)
É minha!
Com a vitória sobre o Minas na última rodada, o Bauru tomou a segunda colocação do time mineiro é agora é o vice-líder do NBB 7 com cinco vitórias em sete partidas (71,4% de aproveitamento).
Dois em três
Com a derrota para o Franca na última rodada, o Uberlândia perdeu a invencibilidade em seu ginásio e agora tem campanha de duas vitórias em três partidas atuando ao lado de seu torcedor.
Muito próximo
Líder histórico do NBB em roubos de bola, o armador Larry Taylor está próximo de completar 400 roubos em sua trajetória no NBB. Para que isso aconteça, Taylor precisa roubar seis bolas.
Melhor da carreira
A melhor marca da trajetória de Larry Taylor no NBB no fundamento assistências foi em uma partida contra o Uberlândia, no NBB 4.

Hettsheimeir, do Bauru, é o 8º cestinha do NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)
Muito bem
O pivô Hettsheimeir, do Bauru, é o oitavo cestinha da atual temporada do NBB, 17,0 pontos anotados por partida.
Dois no top10
O Bauru possui dois atletas entre os dez melhores reboteiros do NBB 7. O ala/pivô Jefferson William, média de 6,86 rebotes por jogo, é dono da oitava melhor média. Já o ala Alex Garcia, média de 6,80 sobras por jogo, é o nono melhor.
Gatilho
Falando em Jefferson, o melhor ala/pivô da última temporada do NBB tem média de 2,8 tiros certeiros para 3 pontos no NBN 7, quarto melhor atleta na categoria.
No pódio
O Bauru é dono do terceiro melhor ataque do NBB 7, média de 85,2 pontos por partida.
Palmeiras/Meltex x Liga Sorocabana – Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) – Quinta-feira – dia 11 de dezembro, às 21 horas (ao vivo no SporTV)
Empatado
Palmeiras e Liga Sorocabana já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e o confronto segue empatado, com dois triunfos para cada equipe.
Visitante melhor
Na última temporada, a equipe que atuou fora de casa no confronto entre os dois times saiu de quadra com o resultado positivo.

Com 3 vitórias em 3 jogos, Palmeiras está invicto no Palestra Itália no NBB 7 (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)
Caldeirão alviverde
Com três jogos e três vitórias, o Palmeiras está invicto atuando em seu ginásio na temporada 2014/2015 do NBB.
Estreia
A partida entre Palmeiras e Liga Sorocabana marca a primeira transmissão ao vivo de uma partida do Palmeiras na temporada 2014/2015 do NBB.
Jejum complicado
A Liga Sorocabana saiu de quadra com resultado negativo em suas últimas sete partidas no NBB 7.
Toyloy neles!
O pivô norte-americano Steven Toyloy é o cestinha do time alviverde, com média 11,8 pontos por jogo, e o também o reboteiro, 8,5 sobras por partida (segunda melhor média da temporada).

Maxi Stanic é o ‘garçom’ do NBB, com média de 6,8 assistências por jogo (Fábio Menotti/Ag.Palmeiras)
Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da principal média de assistências da temporada 2014/2015 do NBB, com 6,8 passes resultantes em cestas por partida.
Defesas opostas
O Palmeiras é dono é quinta melhor defesa do NBB 7, 74,6 pontos cedidos por partida. Já a Liga Sorocabana leva em média 84,8 pontos, quarta pior marca do campeonato.
Passa pra cá
A Liga Sorocabana é dona da segunda melhor média de roubos de bola no NBB 7, 11,8 bolas roubadas por partida.
Melhor da carreira
No último duelo entre Palmeiras e Liga Sorocabana, o ala Schneider, da equipe de Sorocaba, fechou a partida com 25 pontos, melhor marca de sua carreira no NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca