HOJE
Curiosidades da Rodada 12
Por Liga Nacional de Basquete
Em duelo de cestinhas, São José e Liga Sorocabana se enfrentam no Lineu de Moura; confira mais informações sobre as partidas desta quinta-feira
Paulistano/Corpore x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo (SP) – quinta-feira – às 19 horas – ao vivo na web

Jimmy tem seu máximo de pontos contra o Paulistano (João Pires/LNB)
Alvo
O ala Jimmy, do Mogi, tem seu recorde pessoal de pontos justamente contra o Paulistano. Isto aconteceu na temporada 2012/2013, quando o atleta representava o Basquete Cearense, marcou 22 pontos na ocasião e perdeu para o clube Paulista, por 95 a 74.
E mais
Falta apenas um lance livre para Jimmy chegar à 100 tiros livres convertidos no NBB.
No G-4
Com a vitória por 93 a 84 em cima da Liga Sorocabana, o Mogi se firmou no G-4 do NBB 2015/2016, com seis vitórias e quatro derrotas apenas. O destaque do time mogiano ficou por conta o capitão Filipin, que teve seu primeiro jogo na temporada com mais de 20 pontos (27).
Entre si
Entre os seis confrontos que Paulistano e Mogi fizeram pelo NBB, o time mogiano venceu quatro vezes e o clube da capital do Estado de São Paulo ganhou duas.
Fez e completou
O início do confronto entre Paulistano e Mogi aconteceu na edição NBB 2012/2013 e, desde então, quem vence o jogo do primeiro turno da temporada acaba triunfando também no segundo turno.
E que se vá
Não há mais invictos no NBB 2015/2016. Na última partida, o Paulistano perdeu para o São José Basketball, por 83 a 77, no interior paulista. A série de oito vitórias no começo do campeonato, que terminou na rodada passada, se tornou o melhor início da história do clube da capital de São Paulo no NBB.

Tyrone chegará à duas marcas no NBB no mesmo jogo (Antônio Penedo/Divulgação)
100
Este próximo jogo será o de número 100 de Tyrone, do Mogi.
100sacional
E neste jogo número cem, o norte-americano Tyrone pode chegar à 100 bolas de três pontos, falta apenas converter um tiro de trás do perímetro.
Baixa
O Mogi perdeu o armador Elinho, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará de fora do restante da temporada. O camisa 5 passará por cirurgia para reconstrução do ligamento ainda nesta semana.
Reencontro
O pivô Wagner jogou pelo Paulistano na temporada 2012/2013. Vestindo a camisa alvirrubra, fez 39 partidas pelo NBB e anotou suas melhores médias em sua trajetória na competição: 7,1 pontos por jogo e 5,5 rebotes a cada partida.
Por isso
O Mogi venceu os dois últimos jogos que teve contra o clube da capital paulista. Em São Paulo, o visitante bateu o Paulistano, por 76 a 74, e em Mogi, o anfitrião triunfou, por 88 a 77.
Decisão Engenharia/Minas x Macaé Basquete – Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) – quinta-feira – às 19h30
Não deu
O Minas não conseguiu parar o embalo do Flamengo no último jogo e perdeu para os atuais tricampeões do NBB, por 74 a 81. Benzor Simmons teve sua reestreia no NBB nesta partida e anotou 12 pontos e pegou sete rebotes.
Sequência fluminense
As duas equipes se enfrentaram nas oitavas de final do NBB passado. Depois de vitória do Minas na abertura da série, o Macaé quebrou o mando de quadra dos mineiros, ganhou os três jogos seguintes e foi às quartas de final daquela edição.

Minas e Macaé duelaram pelos playoffs da edição passada do NBB (Orlando Bento/Divulgação)
Recorde nos playoffs
O ala Danilo Siqueira, do Minas, conseguiu seu maior número de pontos (26) no segundo jogo entre as equipes dos playoffs 2014/2016, quando o Macaé derrotou o clube minastenista, em Belo Horizonte, por 81 a 80. Nesta série, o jovem ala/armador teve média de 19,6 pontos por jogo.
Pegou tudo
Jogando pelo Assis, Mosso, do Macaé, conseguiu seu maior recorde de rebotes em um só jogo exatamente contra o Minas. Isto ocorreu na temporada 2008/2009, quando seu time perdeu, por 79 a 74, para os mineiros e o pivô agarrou 16 sobras durante toda a partida.
Lance livre ganha jogo
O ala/armador Andre Goés, do Macaé, conseguiu seu maior número de lances livres num jogo na temporada 2009/2010, ainda quando enfrentava o Joinville e venceu o Minas, por 88 a 87. Seus 30 pontos (11 tiros livres convertidos em 13) foram cruciais para a vitória catarinense.
500
Mais dois lances livres e o pivô Shilton, do Minas, chegará à 500 no NBB.
Cuidado!
O ala Isaac Sosa é o cestinha do Minas nesta temporada, com 14,5 pontos de média por partida, e é o único jogador que já marcou 30 pontos ou mais em dois jogos nesta edição do NBB.
Igualdade
Na história dos oito confrontos entre Minas e Macaé no NBB, cada time venceu quatro partidas.
Duelo de titãs
No jogo anterior da atuala temporada do NBB, Macaé travou um grande duelo contra o Brasília, mas não foi páreo para os candangos, que terminaram a partida com vitória, por 107 a 104. Caleb Brown teve sua primeira partida com 30 pontos no NBB e marcou seu recorde em tentos em um jogo pela competição.
EC Pinheiros x Rio Claro Basquete – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, São Paulo (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 19h30
Tudo igual
Pinheiros e Rio Claro se enfrentaram apenas duas vezes pelo NBB, e cada equipe apresenta um triunfo. Curiosamente os times que jogaram fora de casa saíram vencedores.

A boa posição do Pinheiros se deve muito a fase do norte-americano Holloway (João Pires/LNB)
Ninguém segura
O ala Holloway, do Pinheiros, vive grande fase na temporada. O atleta, que tem média de 17,7 pontos por partida, anotou ao menos 15 tentos nos últimos seis jogos pelo NBB.
Evolução
O jovem talento Lucas Dias, do Pinheiros, vive um período de afirmação no basquete nacional. Campeão e MVP desta edição da LDB, o jogador também tem a melhor temporada de sua carreira no NBB, com 14,0 pontos e 6,3 rebotes por jogo de média
Reencontro
O armador Fernando Penna, do Rio Claro, enfrentará novamente sua ex-equipe. O atleta atuou pelo Pinheiros na temporada 2012/2013 do NBB e participou da histórica conquista da Liga das Américas 2013.
Mandou bem #1
Penna também apresenta outra curiosidade diante do time da capital paulista. O armador registrou seu recorde pessoal de bolas de 2 pontos convertidas diante do Pinheiros. Quando vestia a camisa do Paulistano/Corpore, em jogo válido pelos playoffs, o jogador anotou oito arremessos de dentro do perímetro, na derrota de sua equipe, por 94 a 92.
Mandou bem #2
O pivô Daniel Alemão, do Rio Claro, registrou seu recorde de rebotes diante do Pinheiros. Na temporada 2013/2014, pelo Mogi das Cruzes, o atleta pegou expressivas 19 sobras, na derrota de seu time, por 88 a 80.
2000!
O ala/pivô Teichmann, do Rio Claro, está muito perto de alcançar os 2.000 pontos pelo NBB. Para isso acontecer, o atleta precisa de mais 14 pontos. No plantel da equipe rio-clarense, apenas o ala Dedé atingiu a notável marca.
Quase lá
E por falar nele, Dedé está a sete rebotes de alcançar as 700 sobras no NBB. Chegando ao feito, o atleta se tornará o terceiro jogador do elenco rio-clarense a atingir a marca. Os outros dois são Teichmann e Daniel Alemão.
Dominante
O Pinheiros é líder em três estatísticas distintas nessa temporada. A equipe pinheirense apresenta média de 40,80 rebotes, 24,00 bolas de 2 pontos convertidas e 5,40 tocos por partida.
São José Basketball x Liga Sorocabana – Ginásio Lineu de Moura, São José dos Campos (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 20 horas
Domínio
Os dois times realizaram oito confrontos ao longo do NBB. São sete vitórias para o São José, contra apenas uma da Liga Sorocabana
Tabu
O São José venceu as últimas quatro partidas contra a Liga Sorocabana. O único triunfo dos sorocabanos no confronto foi na temporada 2012/2013 do NBB, por 66 a 65.
Foram eles
Na última rodada, a equipe joseense quebrou a invencibilidade do Paulistano, por 83 a 77, derrubando o último invicto do NBB 2015/2016.

Um dos cestinhas da temporada, Pedro ainda tem seu recorde de bolas de 3 contra o rival (Orlando Bento/Divulgação)
Frente a frente
O confronto entre os times será marcado pelo duelo dos dois cestinhas dessa edição. Do lado do São José, o ala/armador Pedro tem 18,5 pontos por jogo de média, já na Liga Sorocabana, o armador Neto apresenta 20,6 tentos por partida na temporada.
Três, três, três
Pedro, por sua vez, tem seu recorde de bolas de 3 pontos convertidas no NBB em um confronto contra a Liga Sorocabana. Na temporada 2011/2012, defendendo o Paulistano, o atleta registrou seis tiros certeiros de fora, na vitória de seu time, por 87 a 83.
Mandou bem
O armador Socas, da Liga Sorocabana, anotou seu recorde pessoal de assistências pelo NBB, diante do São José. Na edição passada, vestindo o uniforme do Solar Cearense, o atleta deu oito passes decisivos, no triunfo de sua equipe, por 78 a 70.
Reencontro
O ala/pivô César, do São José, vestiu a camisa da Liga Sorocabana durante temporada 2011/2012 do NBB. Nesta edição, o atleta teve sua melhor média de pontos na competição (12,8 por partida).
Força defensiva
A Liga Sorocabana é o segundo time que mais recupera bolas na competição, com média de 12,78 por partida. Os sorocabanos só ficam atrás do Caxias do Sul na estatística.
Paschoalotto/Bauru x Solar Cearense – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – quinta-feira – dia 17 de dezembro, às 20 horas
Será a primeira?
O Basquete Cearense nunca derrotou o Bauru no Ginásio Panela de Pressão. Ao todo, as equipes se enfrentaram nove vezes pelo NBB, com sete vitórias bauruenses contra duas nordestinas no histórico.
Duelo histórico
Na temporada 2013/2014 do NBB os times se enfrentaram pela fase oitavas de final. O Bauru saiu vencedor da série, por 3 a 0, com destaque para o pivô Murilo, que registrou 15,7 pontos e 10,0 rebotes de média nas partidas.
Tabu
O Bauru venceu os últimos seis jogos entre as equipes. A última vitória cearense foi pela temporada 2013/2014 do NBB. Jogando em casa, os nordestinos bateram os bauruenses, por 84 a 80.

O elenco de Demétrius chegou a liderança da competição, e se vê invicto a seis jogos (João Pires/LNB)
Quem segura?
O Bauru venceu os últimos seis jogos pelo NBB, e se vê agora na liderança da competição. O elenco comandado por Demétrius tem média de 92,0 pontos por partida, na sequência de triunfos.
Atuação de gala
Na temporada 2013/2014 do NBB, o ala Alex, do Bauru, registrou seu recorde de bolas de 2 pontos convertidas pela competição, diante do Basquete Cearense. Vestindo o uniforme do Brasília, o atleta guardou 11 arremessos de dentro do perímetro e saiu do jogo com 30 tentos anotados, na vitória de sua equipe, por 88 a 75.
Não foi pouco
O ala/pivô Toledo, do Basquete Cearense, pegou 16 rebotes diante do Bauru, seu recorde pessoal no fundamento dentro do NBB, em um duelo pela temporada 2013/2014 do campeonato, quando vestia a camisa do Mogi, que venceu este jogo, por 75 a 74.
Mandou bem
O ala Léo Meindl, do Bauru, também tem um recorde pessoal do NBB registrado contra os cearenses. Na temporada 2014/2015 da competição, vestindo a camisa do Franca Basquete, o jogador guardou cinco bolas de 3 pontos, registrou sua maior marca no fundamento e ajudou sua ex-equipe a vencer, por 90 a 66.
Não é atoa
A grande temporada do Bauru pode ser justificada por alguns números. O time é líder em arremessos de 3 pontos convertidos por partida (10,70), e segundo em pontos (87,10) e eficiência média (104,90).
Franca Basquete x Universo/Vitória – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – quinta-feira – às 19h30
Pegou tudo
Nascido em Franca (SP), o ala Edu Mariano, do Vitória, tem seu recorde em rebotes justamente contra o time de sua cidade natal, quando atuava pelo Paulistano, na temporada 2010/2011. No jogo, o atleta pegou 13 sobras.

Edu Mariano, do Vitória, nasceu em Franca e jogará em sua cidade natal (João Pires/LNB)
Bons números
O ala Calvo, do Vitória, está em sua melhor temporada no NBB. Com dois jogos acima dos 20 pontos, médias de 14,3 pontos e 4,5 rebotes, o atleta contribui massivamente para a campanha do time bahiano.
Reencontro
O ala/pivô Feliz, do Vitória, jogou pelo Franca na temporada 2013/2014 e reencontrará sua ex-equipe nesta próxima partida. Ao todo, foram 29 jogos vestindo a camisa francana.
Provando seu valor
O pivô Kurtz, do Franca, está a três partidas pontuando muito bem, na última partida, mesmo sendo derrotado, marcou 27 pontos e pegou nove rebotes. Foi o seu primeiro jogo na atual edição com mais de 20 pontos.
300 #1
Mais dois rebotes e Kurtz alcançará 300 sobras no NBB.
300 #2
Com mais um rebote, o ala espanhol Alvaro Calvo, do Vitória, também chegará à marca de 300 rebotes no NBB.
400
Mais seis rebotes e o pivô Renan, do Vitória, chegará às 400 sobras em sua história pelo maior campeonato de basquete nacional.

Nezinho pode quebrar duas marcas só neste próximo jogo (João Pires/LNB)
6º
Falta um lance livre feito para o armador Nezinho, do Franca, chegar à 800 convertidos no NBB. Com isso, o camisa 23 será o sexto jogador a conseguir esta marca na história.
1300
Mais duas assistências e Nezinho chegará à 1.300 passes decisivos na história do NBB. O atleta será o segundo a alcançar esta marca, o primeiro é Valtinho, do Paulistano, que já possui 1.306 e é o líder histórico no fundamento.
Para esquecer
O último jogo do Franca foi marcado pela dominante atuação do Basquete Cearense. Com sete jogadores acima dos dez pontos, abrindo quase 40 pontos de diferença, o time da cidade do basquete perdeu, por 106 a 78.
Em baixa
Com este último resultado negativo para o Bauru, por 94 a 68, o Vitória está a três rodadas sem vencer pelo NBB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca