HOJE
Curiosidades da rodada 12 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Líder Limeira vai a Uberlândia defender sua invencibilidade como visitante no NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira
Minas Tênis Clube x Rio Claro Basquete – Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 16 horas
Engrenando
O Rio Claro venceu as duas últimas partidas que fez no NBB 7, vitórias contra Brasília e Uberlândia.

O armador Tatu é um dos grandes destaques da campanha do Rio Claro no NBB 7 (João Pires/LNB)
Grande desempenho
Na vitória do Rio Claro sobre o Uberlândia, o armador Tatu saiu de quadra com 20 pontos anotados de 28 tentados.
Realidades diferentes
Neste momento do campeonato, Minas e Rio Claro brigam por assuntos diferentes. A equipe mineira é quinta colocada, com campanha de sete vitórias em 11 partidas, e briga para voltar ao G-4 do NBB 7. Já Rio Claro é o 13º colocado, três vitórias em 11 jogos, e tenta cada vez mais sair da parte de baixo da tabela.
Ladrões de bola
Rio Claro possui três dos cinco melhores jogadores em média de roubo de bola por partida. O ala/armador Duda Machado é dono da terceira melhor média, 2,18 roubadas de bolas por jogo. Já os armadores Tatu e Brandon Brown roubam em média 2,18 e 2,10 bolas por partida, respectivamente, terceira e quarta melhor marca do campeonato.
Melhor da carreira #1
Defendendo a camisa do Assis, no NBB 1, o ala/pivô Mosso, hoje do Rio Claro, teve contra o Minas, a melhor partida de sua carreira na recuperação de rebotes (16 sobras no total).
Melhor da carreira #2
O ala/pivô espanhol Álvaro Calvo, do Rio Claro, conquistou seu recorde pessoal de pontos em apenas uma partida contra o Minas – 24 tentos.
Parecidos
O Minas faz em média 74,2 pontos por partida no NBB 7, segunda pior marca de todo o campeonato. Já o Rio Claro é dono do quinto pior ataque, com 75,1 pontos de média.
Ferrolho
O Minas é dono da melhor defesa do NBB 7, com 70,6 pontos por partida.
Franca Basquete x Pinheiros/SKY – Ginásio Pedrocão, em Franca (SP) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 19h30 (ao vivo no SporTV)
Bem equilibrado
O confronto direto entre Franca e Pinheiros é bem parelho. Em 15 duelos, a equipe do interior do Estado de São Paulo tem oito vitórias, enquanto o time da capital venceu sete partidas.
Há quatro temporadas
Das 15 partidas entre a equipe francana e o time pinheirense, apenas duas vezes o visitante saiu de quadra com a vitória, ambas na segunda edição do NBB.
NBB 2 – Franca 77 x 78 Pinheiros – Fase de classificação
NBB 2 – Pinheiros 76 x 95 Franca – Playoffs
Caldeirão francano
Jogando no Ginásio Pedrocão, o Franca venceu as últimas seis partidas que fez contra o Pinheiros no NBB.
A força do Pedrocão
Atuando ao lado de sua torcida, o Franca tem campanha de quatro vitórias em cinco partidas no NBB 7.
Rivais
Franca e Pinheiros se enfrentaram em uma das séries das quartas de final dos playoffs do NBB 2. Com três vitórias nos três primeiros jogos, o Franca garantiu vaga às semifinais daquela edição do NBB.
Ótimas atuações
O jovem pivô Lucas Mariano foi um dos grandes destaques dos confrontos entre Franca e Pinheiros no NBB 6, média de 22,5 pontos em cada uma das partidas.

Lucas Mariano deu show nas duas partidas contra o Pinheiros na temporada passada do NBB (Célio Messias/LNB)
Histórico
A derrota do Pinheiros para o Bauru por 61 pontos de diferença, na última rodada do NBB, entrou para a história como a segunda maior vantagem em uma partida só do campeonato (só atrás de Flamengo 103 x 41 Vila Velha – 62 pontos de vantagem)
Segunda pior
A marca de apenas 55 pontos anotados contra o Bauru foi a segunda pior atuação ofensiva da história do Pinheiros no NBB, só atrás dos 53 pontos contra o Limeira, na primeira rodada do NBB 6.
A pior
Já na parte defensiva, os 116 pontos cedidos no duelo contra o Bauru foi a pior marca da história do Pinheiros no NBB.
Esteve presente
O ala/armador Jefferson Campos esteve presente nas duas partidas com as maiores diferenças da história do NBB. A primeira atuando com a camisa do Vila Velha e agora com o manto pinheirense.
Em último
Após a derrota elástica, o Pinheiros se tornou o time com a pior defesa do NBB 7, 86,9 pontos cedidos por partida.
Por outro lado…
A equipe comandada pelo técnico Marcel de Souza anota em média 83,8 pontos por partida, terceiro melhor ataque da temporada 2014/2015 do NBB.

O norte-americano Joe Smith é um dos principais armadores da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)
Garçom
O armador norte-americano Joe Smith, do Pinheiros, tem média de 4,8 assistências por jogo, oitava melhor média do NBB 7.
Sempre presente
O ala argentino Marcos Mata, do Franca, é dono da sétima melhor média de rebotes do NBB 7, com 6,8 sobras por partida.
Começaram lá
Atletas do Pinheiros, o ala/pivô Felipe Ribeiro defendeu as cores do Franca no NBB 1 e o pivô Kurtz atuou no time da Capital do Basquete no NBB 5.
Já esteve do outro lado
O armador argentino Juan Pablo Figueroa, do Franca, defendeu as cores do time pinheirense em seus dois primeiros anos de NBB (NBB 3 e NBB 4)
Melhor da carreira
O jovem ala Léo Meindl, do Franca, teve em uma partida contra o Pinheiros, no NBB 6, a melhor atuação ofensiva de sua trajetória no NBB – 23 tentos.
Precisa melhorar
O Pinheiros tem campanha de apenas duas vitórias em sete partidas fora de casa no NBB 7.
Paschoalloto/Bauru x Palmeiras/Meltex – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 20 horas
Vantagem palmeirense
Bauru e Palmeiras se enfrentaram quatro vezes na história do NBB, e o time alviverde leva vantagem no confronto, com três vitórias contra apenas um da equipe bauruense.
Dobradinha alviverde
O Palmeiras venceu as duas partidas contra o Bauru na última temporada do NBB.
A panela ferve
O Bauru tem campanha de quatro vitórias em cinco jogos disputados ao lado de seu torcedor no NBB 7.

O Bauru se sente muito bem em atuar ao lado de sua fanática torcida (Leandro Mello/Divulgação)
Quatro e contando…
O Bauru venceu seus últimos quatro duelos na temporada 2014/2015 do NBB, triunfos contra Rio Claro, Minas, Uberlândia e Pinheiros.
Apenas uma
Dos sete jogos fora de casa no NBB 7, o Palmeiras saiu de quadra como vencedor em apenas um (Rio Claro 72 x 75 Palmeiras).
Garçom
O armador argentino Maxi Stanic, do Palmeiras, é dono da maior média de assistências por partida no NBB 7 (6,7 por partida).
Ausência
O ala norte-americano Robert Day segue se recuperando de uma contusão no joelho direto e novamente é desfalque para o treinador Guerrinha.
Quarto melhor
O pivô Rafael Hettsheimeir, do Bauru, é dono da quarta melhor média de pontos valorização por partida do NBB (18,3 de média).
Segunda maior
A vitória do Bauru sobre o Pinheiros, por 61 pontos de diferença, foi partida com a segunda maior vantagem de pontos no placar (62 pontos de vantagem – Flamengo 103 x 41 Vila Velha)
Ataques opostos
O Bauru anota em média 89,0 pontos por partida, terceira melhor ataque do NBB 7. Já o Palmeira anota apenas 76,0 pontos, quinto pior ataque da competição.
Já defendeu
O pivô Douglas Nunes, do Palmeiras, defendeu as cores do Bauru por duas temporadas (NBB 3 e NBB 4).
Unitri/Pilhas Energizer x Winner/Limeira – Ginásio Homero Santos, em Uberlândia (MG) – Sexta-feira – dia 19 de dezembro, às 21h30 (ao vivo no SporTV)
Só dá 85
Das cinco partidas fora de casa, em quatro o Limeira saiu de quadra com 85 anotados. O único jogo que a equipe limeirense não anotou 85 tentos foi contra o Brasília (87 pontos para o Limeira).
12/11/2014 – Paulistano 84 x 85 Limeira
14/11/2014 – Liga Sorocabana 83 x 85 Limeira
10/12/2014 – Brasília 83 x 87 Limeira
12/12/2014 – Basquete Cearense 67 x 85 Limeira
17/12/2014 – Minas 72 x 85 Limeira
Sangue frio
A equipe comandada pelo técnico Dedé Barbosa ainda não perdeu como visitante, até agora são cinco jogos e cinco vitórias.
Vantagem uberlandense
Uberlândia e Limeira já se enfrentaram oito vezes em partidas válidas pelo NBB, e a equipe do Triângulo Mineiro está na frente, com seis vitórias contra apenas duas do Limeira.
Dobradinha
O Uberlândia saiu de quadra com o resultado positivo nos dois confrontos contra o Limeira na temporada passada.

O ala/armador David Jackson foi o principal jogador dos confrontos entre as equipes na temporada passadas (João Pires/LNB)
Destaque
Apesar das duas derrotas, o ala/armador norte-americano David Jackson, do Limeira, foi o cestinha do confronto, com média de 20,5 pontos por partida.
Sequência ruim
O Uberlândia saiu de quadra com resultado negativo nas últimas três rodadas do NBB 7, derrotas para Franca, Bauru e Rio Claro.
Sequência boa
Já o Limeira está a três rodadas sem perder no NBB 7, triunfos sobre Brasília, Basquete Cearense e Minas.
Próximos
O ala/armador David Jackson anota em média 17,3 pontos por partida, oitava melhor marca do campeonato. Já seu companheiro posição, Audrei, do Uberlândia, é dono da décima melhor média do NBB 7 (16,4 pontos por jogo).
Lá em cima
O Limeira pontua em média 83,2 pontos por partida, quarta melhor média de todo o campeonato.
1º
O Limeira é o líder do NBB 7, com campanha de dez vitórias em 11 partidas disputadas (90,9% de aproveitamento).
Opostos
Limeira e Uberlândia possuem defesas completamente diferentes. O time do interior de São Paulo sofre apenas 75,1 pontos por partida, quinta melhor defesa do NBB 7. Já o Uberlândia é dono da quinta pior defesa (83,5 pontos cedidos por partida).
Já atuou lá
Hoje no Uberlândia, o pivô Renan defendeu as cores do Limeira na última edição do NBB.
Conhece bem
O experiente armador Hélio, do Uberlândia, conhece muito bem o Limeira, já que atuou na equipe do interior de São Paulo nas duas últimas temporadas do NBB. Com a camisa do Limeira, Hélio venceu o prêmio de melhor sexto homem do NBB 6.

O armador Hélio fará a primeira partida contra o Limeira, equipe que defendeu nas últimas duas temporadas do NBB (João Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca