#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 15 – Parte 2

08-01-2015 | 05:56
Por Liga Nacional de Basquete

Duelo entre Brasília e Paulistano colocará frente a frente quatro dos seis melhores pontuadores do NBB 7; veja tudo sobre os jogos desta sexta-feira

Winner/Limeira x Flamengo – Ginásio “Vô” Lucato, em Limeira (SP) – Sexta-feira – dia 09 de janeiros, às 19h30 (ao vivo no SporTV)

Vantagem rubro-negra
Limeira e Flamengo já se enfrentaram em dez partidas válidas pelo NBB, e a equipe carioca tem grande vantagem no confronto direto, com oito trinufos contra apenas duas do time limeirense.

São seis
O Flamengo venceu as últimas seis partidas que realizou contra o Limeira no NBB. A última vitória limeirense aconteceu no dia 03/04/2011, ainda no NBB 3, por 79 a 69. O cestinha na ocasião foi Ronald Ramon, com 23 pontos.

O ala/armador Ronald Ramon vem crescendo de produção nas últimas partidas do Limeira (João Pires/LNB)

O ala/armador Ronald Ramon vem crescendo de produção nas últimas partidas do Limeira (João Pires/LNB)

Grande fase
O ala/armador dominicano Ronald Ramon vem sendo um dos principais destaques da grande campanha do Limeira no NBB 7. Nas últimas quatro partidas, Ramon possui média de 17,2 pontos por partida.

Pegando fogo
A equipe limeirense defende sequência de seis vitórias seguidas no NBB 7, triunfos contra Brasília, Basquete Cearense, Minas, Uberlândia, Rio Claro e Macaé.

Já atuou lá
O ala/armador Vitor Benite, do Flamengo, atuou com a camisa do Limeira na temporada 2011/2012 do NBB e foi lá que ele conquistou a melhor média de sua trajetória no NBB (15,1 pontos por jogo).

Ferrolho
O Limeira é dono da segunda melhor defesa da temporada 2014/2015 do NBB, com apenas 75,1 cedidos por partida.

Invicto
O Flamengo está invicto no NBB 7 em partidas contra equipes do Estado de São Paulo, são sete vitórias em sete partidas.

Coletividade
Na vitória flamenguista na última rodada do NBB, diante do Rio Claro, seis atletas saíram de quadra com mais de dez pontos: Jerome Meyinsse (15 pontos), Marquinhos e Walter Herrmann (13 pontos), Laprovittola, Olivinha e Marcelinho Machado (12 pontos).

Iniciou no Fla
MVP do último NBB, ala/armador David Jackson, do Limeira, iniciou sua trajetória no NBB defendendo as cores do Flamengo, na temporada 2011/2012.

Reencontros
Além de David Jackson, mais outros dois atletas do Limeira já atuaram com a camisa do Flamengo. Guilherme Teichmann defendeu as cores do Flamengo por três temporadas do NBB (NBB 1, NBB 2 e NBB 3), já Chris Hayes atuou no clube carioca somente no NBB 5.

O técnico também
Hoje técnico do Limeira, Dedé Barbosa, ainda como jogador, atuou com a camisa do Flamengo na temporada 2009/2010.

Dedé Barbosa, ainda como jogador, com a camisa rubro-negra do Flamengo no NBB 2 (Colin Foster/Divulgação)

Dedé Barbosa, ainda como jogador, com a camisa rubro-negra do Flamengo no NBB 2 (Colin Foster/Divulgação)

No topo
O duelo entre as duas equipes marca o encontro do líder Limeira, dono de campanha de 13 vitórias em 14 jogos (92,9% de aproveitamento), e o terceiro colocado Flamengo, nove vitórias em 12 jogos (75% de aproveitamento).

Muito equilibrado
Além da tabela de classificação, Limeira e Flamengo são donos de médias parecidas em vários outros fundamentos:

– O Flamengo é dono do melhor ataque do NBB 7, com média de 90,3 pontos por partida. Já o Limeira marca em média 84,2 pontos por jogo, terceiro melhor ataque da competição.

– A equipe limeirense distribui em média 19,2 assistências por jogo, segunda melhor marca da competição. O Flamengo é a terceira equipe com mais assistências por partida, média de 17,6.

– O Flamengo é a equipe mais eficiente do NBB 7, com média de 105,9 pontos de valorização por partida. Já o Limeira detém a terceira melhor média, com 100,7 de média.

Rio Claro Basquete x Macaé Basquete – Ginásio Felipe Karam, em Rio Claro (SP) – Sexta-feira – dia 09 de janeiro, às 20 horas

Três em sequência
O Rio Claro saiu de quadra com resultado negativo em suas três últimas partidas no NBB 7, derrotas para Minas, Limeira e Flamengo.

Fator casa?
O Rio Claro venceu apenas uma das oito partidas que fez ao lado de seu torcedor no NBB 7, triunfo apenas contra o São José, na 5ª rodada do campeonato.

Jamaal vem sendo um dos grandes destaques da campanha do Macaé no NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Jamaal vem sendo um dos grandes destaques da campanha do Macaé no NBB 7 (Luiz Pires/LNB)

Pegando fogo
O armador norte-americano Jamaal, do Macaé, é dono da terceira melhor média de pontos no NBB 7, com 17,8 por jogo.

Sem vitórias
Já o Macaé ainda não venceu nenhuma partida em que atuou como visitante na temporada 2014/2015 do NBB, são sete partidas longe de casa e sete derrotas.

Nunca na história
O Macaé nunca venceu uma partida atuando no Estado de São Paulo na história do NBB. Até hoje, foram 14 partidas e 14 derrotas em solo paulista para a equipe do litoral norte fluminense.

Entre os melhores
Rio Claro possui três jogadores entre os cinco primeiros no ranking de roubos de bola do NBB 7: Duda Machado (3º, média de 2,29), Tatu (4º, média de 2,14) e Brown (5º, média de 1,92).

Reencontro
Hoje no Rio Claro, o ala/armador Duda Machado, fará a primeira partida contra o Macaé, equipe que defendeu as cores na última edição do NBB.

Parecidos
As duas equipes possuem ataques parecidos no NBB 7. O Rio Claro pontua em média 75,7 pontos por partida, terceiro pior ataque da competição. Já o Macaé é dono do quarto pior ataque do NBB 7, apenas 76,0 pontos por jogo.

UniCEUB/BRB/Brasília x Paulistano/Unimed – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Sexta-feira – dia 09 de janeiro, às 20 horas

Ampla vantagem
O Brasília possui grande vantagem no confronto direto contra o Paulistano no NBB. Em 12 duelos entre as equipes, a equipe candanga saiu como vitoriosa em dez oportunidades.

100%
Em partidas realizadas em solo brasiliense, o Brasília nunca perdeu para o Paulistano, são seis duelos e seis vitórias candangas.

Em sua primeira partida depois de recuperado de lesão, Arthur foi o grande destaque do Brasília na última rodada do NBB (João Pires/LNB)

Em sua primeira partida depois de recuperado de lesão, Arthur foi o grande destaque do Brasília na última rodada do NBB (João Pires/LNB)

Volta importante
Após ficar parado por um mês, com uma lesão muscular na coxa, o ala Arthur voltou às quadras na última rodada do NBB e foi o cestinha do Brasília na vitória sobre a Liga Sorocabana, com 20 pontos.

Três em sequência
O Brasília venceu as últimas três partidas que fez no NBB 7, triunfos contra Macaé, Basquete Cearense e Liga Sorocabana.

Muito bem
Por sua vez, o Paulistano também vem quente na temporada 2014/2015 do NBB, vencendo quatro de seus últimos cinco jogos.

Eficiente demais
O pivô Cipolini, do Brasília, é o jogador mais eficiente do NBB 7, com média de 19,3 pontos de valorização por partida.

Mantendo a média
Eleito melhor armador do NBB por três vezes, Fúlvio, do Brasília, da 5,5 assistências por jogo, terceira melhor marca do campeonato.

Parecidos
Brasília e Paulistano possuem ataques quase que idênticos no NBB 7. A equipe paulista é dona do sexto melhor ataque, com média de 80,7 pontos por jogo. Já o Brasília marca em média 79,8 pontos, sétimo melhor ataque do campeonato.

Entre os melhores
A partida entre Brasília e Paulistano terá o duelo entre quatro dos seis cestinhas do NBB 7. Pelo lado do Brasília, Guilherme Giovannoni, tem média de 18,5 pontos (2º cestinha), e Cipolini, média de 17,5 (4º cestinha). Já pelo Paulistano, Holloway é dono de média de 17,3 pontos por jogo (5º cestinha) e Dawkins, de 17,1 pontos por jogo (6º cestinha).

Quatro dos seis melhores pontuadores da temporada 2014/2015 do NBB estarão em quadra no duelo Brasília x Paulistano (Arte/LNB)

Quatro dos seis melhores pontuadores da temporada 2014/2015 do NBB estarão em quadra no duelo Brasília x Paulistano (Arte/LNB)


Falhando
O Paulistano é o segundo time que mais arremessa para 2 pontos no NBB 7, média de 43,5 arremessos. Porém a alta quantidade de tentativas não reflete nos acertos, e a equipe paulista possui o pior aproveitamento nos tiros para 2 pontos – 47,7% de aproveitamento.

Cautelosos na defesa
O Brasília é o time que menos rouba bola por jogo no NBB 7, média de apenas 8,0 roubos.

Garrafões fortes
O Paulistano é o time que recupera mais rebotes no NBB 7, com média de 39,7 sobras por jogo. Já o Brasília recupera 37,6 rebotes por jogo, terceira melhor marca do campeonato.

Basquete Cearense x Liga Sorocabana – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – Sexta-feira – dia 09 de janeiro, às 20 horas

O jovem armador Davi, é um dos bons destaques da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

O jovem armador Davi, é um dos bons destaques da temporada 2014/2015 do NBB (João Pires/LNB)

100!
O jovem armador Davi Rosseto, do Basquete Cearense, completará a marca de 100 partidas em sua trajetória no NBB.

Liderando
Davi é um dos destaques da campanha do Basquete Cearense no NBB 7. O armador é o cestinha da equipe, com média de 15,0 pontos por jogo, e também é o jogador que mais distribui assistências na equipe, com 4,9 por partida.

Briga direta
A partida marca o encontro entre a lanterna Liga Sorocabana, com campanha de duas vitórias em 14 partidas (14,3% de aproveitamento), e o vice lanterna Basquete Cearense, dono de campanha de duas vitórias em 12 partidas (16,7% de aproveitamento)

Cearense na frente
Basquete Cearense e Liga Sorocabana já se enfrentaram em quatro partidas válidas pelo NBB, e a equipe da Região Nordeste do país leva a melhor, com três vitórias contra apenas um da equipe sorocabana.

Mau momento
O Basquete Cearense terminou seus últimos cinco jogos no NBB 7 com resultado negativo, derrotas para Limeira, Macaé, Macaé, Brasília e Paulistano.

11 seguidas
Já a Liga Sorocabana enfrenta a pior sequência de derrotas na atual edição do NBB. A equipe comandada pelo técnico Rinaldo Rodrigues foi derrotado nos últimos 11 jogos que fez no NBB 7.

Ainda não venceu
A equipe sorocabana ainda não venceu como visitante na temporada 2014/2015 do NBB. São cinco partidas longe de casa e cinco derrotas.

Passa pra cá
O armador norte-americano Worrell Clahar, da Liga Sorocabana, é dono da melhor média de roubos de bola no NBB 7, com 3,5 por jogo.

Engrenando
Falando em Clahar, o atleta da Liga Sorocabana teve grande desempenho nas duas últimas rodadas, ao fechar as partidas contra Paulistano e Brasília com 15 pontos anotados em cada ocasião.

Precisa melhorar
O Basquete Cearense marca apenas 73,1 pontos por partida no NBB 7 e tem o pior ataque da competição.

Iguais
A equipe cearense sofre em média 84,0 pontos por partida no NBB 7 e tem a quarta pior defesa da competição. Já a Liga Sorocabana é dona da terceira pior defesa do campeonato, com 84,2 pontos cedidos por jogo.