#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 16

18-01-2013 | 05:24
Por Liga Nacional de Basquete

Benzor Simmons, do Vila Velha, é o maior pontuador da temporada: confira todas as informações sobre as partidas da décima sexta rodada do NBB

Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 19/01, às 14h00

Cristian Gabriel Cortés, do Mogi das Cruzes (João Pires/LNB)

Juan Pablo Figueroa, do Franca (Luiz Pires/LNB)

Duelo dos “hermanos”
A partida marcará o confronto entre os dois armadores argentinos do NBB: Cortés, do Mogi das Cruzes, e Figueroa, do Franca.

Forte mandante
Mesmo ocupando a parte de baixo na tabela, o Mogi das Cruzes vem se mostrando muito forte quando joga em seu ginásio. Um exemplo disso são as vitórias contra Paulistano, que na época estava entre os quatro primeiros, e contra o atual vice-líder Uberlândia, na última rodada.

Roubar é com eles mesmo
Franca continua líder em roubos de bola na temporada. A equipe do técnico Lula Ferreira tem média de 10,07 desarmes por jogo.

Reencontro
O pivô do Mogi das Cruzes, Bábby, jogará pela primeira vez contra seu ex-time, o Franca, desde que ele abandonou a equipe para se ausentar do basquete por cerca de um ano.

Primeiro encontro
É a primeira vez que as equipes se enfrentam em confrontos válidos pelo NBB.

 

Palmeiras x Flamengo – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 19/01, às 16h00

Guto e Coloneze tem em suas bagagens duas temporadas pelo Flamengo (João Pires/LNB)

Velhos conhecidos
Pela primeira vez, o ala/armador do Palmeiras, Guto, enfrentará sua ex-equipe pelo NBB. O atleta de 30 anos atuou com a camisa rubro-negra na terceira e na quarta edições da competição. Outro que se reencontrará com o Flamengo é o pivô Coloneze, que defendeu as cores do time carioca nas duas primeiras edições do torneio.

Sequências opostas
Enquanto o Flamengo vai em busca de ampliar sua fantástica série de vitórias consecutivas para 13, o Palmeiras procura quebrar a sequência de resultados negativos, que já é de nove.

Líder Flamengo, líder Marquinhos
A fase do ala Marquinhos é uma das melhores de sua carreira. O atleta lidera a equipe líder invicta da competição, e além disso, o jogador rubro-negro é o primeiro colocado no ranking de pontos (22,08/jogo), lances livres convertidos (6,58/jogo) e eficiência (25,08/jogo).

Arsenal rubro-negro
O Flamengo agora tem o melhor ataque da competição, com média de 90,42 pontos por partida.

Tinindo
O bom desempenho do Flamengo se deve também ao fato da equipe ser a mais eficiente da temporada. A média dos cariocas é de 107,92 por jogo.

Reboteiro
O ala/pivô rubro-negro, Olivinha, é o reboteiro da competição, com média de 9,67 por partida.

 

Paulistano/Unimed x Liga Sorocabana – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Sábado – dia 19/01, às 16h00

Invicto
Na história do confronto, foram duas partidas, com duas vitórias do Paulistano.

Melhor sequência da história
A Liga Sorocabana vive sua melhor fase na temporada. O time dirigido pelo técnico Rinaldo Rodrigues acumula quatro vitórias consecutivas, a maior sequência da história da equipe. Com isso, a equipe de Sorocaba entrou na zona de classificação para os playoffs.

Voltou a vencer
O Paulistano estava há quatro partidas sem vencer, mas quebrou essa série de resultados negativos na rodada passada, contra o Bauru, em casa.

Desmond “2pts” Holloway
O norte-americano da Liga Sorocabana é o líder em bolas de 2 pontos convertidas por partida, com média de 7,08.

Novo ladrão NBB
A nova cara da Liga Sorocabana, o pivô Everson Lacerda, está em primeiro lugar no ranking de roubos de bola da temporada, com média de 3,0 carteiras batidas por partida.

Reforço
O técnico Rinaldo Rodrigues poderá contar com o recém contratado Daniel Conti. O pivô chegou para ser o quinto homem de garrafão da equipe.

Último confronto
Foi na temporada passada, o Paulistano levou a melhor, em casa, por 87 a 83.

 

Icatu/Minas x SKY/Basquete Cearense – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 19/01, 18h00

Drudi, que enfrentará seu ex-time, o Minas, completou completou 1.001 rebotes na última partida (João Pires/LNB)

1.001 rebotes
Com os seis rebotes que o pivô William Drudi pegou na última partida, o atleta atingiu 1.001 rebotes no NBB. O jogador de 30 anos se juntou a Murilo, do São José, Shilton e Olivinha, do Flamengo, na lista dos jogadores com mais de 1.000 rebotes.

Rogério 150
Nesta partida contra o Minas, o experiente ala/pivô do Basquete Cearense, Rogério Klafke, completará 150 partida no NBB.

Batendo na trave
Nas últimas quatro partidas do Minas, a equipe perdeu por diferenças mínimas. Contra o Mogi, por dois pontos, mesma desvantagem contra o Uberlândia, depois levou a pior contra Franca por um ponto, e contra Brasília, por quatro pontos.

Reencontro
O pivô Drudi, do Basquete Cearense, reencontrará o Minas, clube em que ele atuou na segunda edição do NBB.

 

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Paulo Portella, Suzano (SP) -Sábado – dia 19/01, 18h00

O norte-americano anotou 14 pontos logo em sua estreia, contra o Palmeiras (Divulgação)

Agradou
Após 10 derrotas consecutivas, o Tijuca conseguiu vencer uma partida na rodada passada, contra o Palmeiras, fora de casa. O jogo promoveu a estreia do norte-americano Rashaun, que anotou 14 pontos.

Confronto direto
Empatados com a mesma campanha (2 vitórias em 14 jogos – 14,3% de aproveitamento), Suzano e Tijuca lutam para fugir das últimas posições na temporada. Quem perder permanecerá na zona de rebaixamento.

Jejum de vitórias
Lanterna da competição, o Suzano está há nove partidas sem conquistar resultados positivos, mesma sequência do Palmeiras, seu outro adversário direto.

100 jogos
O armador do Suzano, Jefferson, completará 100 jogos nesta partida contra os cariocas.

500
É o número de pontos que o pivô do Suzano, Gaspar, vai atingir ao anotar três tentos nesta partida.

 

Pinheiros/SKY x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim – São Paulo (SP) – sábado – dia 19/01, às 18 horas (de Brasília)

Desempate
Pinheiros e Bauru duelaram oito vezes nas quatro edições anteriores do NBB e cada equipe saiu vencedora em quatro oportunidades. Quem vencer o duelo assumirá a liderança do confronto na história da competição.

De fora
Após ser desqualificado diante da Liga Sorocabana, o ala Márcio, do Pinheiros, ficará de fora do duelo. Paulinho, com uma contusão no dedo médio da mão esquerda, também será desfalque para o técnico Cláudio Mortari.

É 100!
Com apenas 21 anos, o ala Gui Deodato, de Bauru, completará 100 jogos no NBB.

Último confronto
Na última partida disputada entre as duas equipes, pela fase de classificação da temporada 2011/2012, os pinheirenses levaram a melhor pelo placar de 91 a 67.

 

Vila Velha/Garoto/UVV x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Sábado – dia 19/01, 18h00

O norte-americano do Vila Velha está com 270 pontos no campeonato (João Pires/LNB)

Superioridade candanga
Na história do confronto, foram oito partidas, com oito vitórias do tricampeão Brasília.

Continuam desfalcados
O Brasília ainda não poderá contar com Nezinho e o técnico José Vidal, que foram suspensos por incidente na partida contra o Flamengo. Após essa partida contra o Vila Velha, o treinador poderá voltar ao banco de reservas, já Nezinho, ficará mais uma partida de fora, pois pegou 3 jogos de gancho.

3 e 4
As equipes estão em situações opostas na temporada. Terceiro colocado, o Brasília aculula três vitórias consecutivas. Já o Vila Velha ocupa a 15ª posição e está com quatro derrotas seguidas.

Já é o cestinha
Colecionando boas atuações nesta temporada, o norte-americano Benzor Simmons, do Vila Velha, é o jogador com mais pontos da temporada. O atleta já tem 270 pontos no campeonato, e não vê ninguém a sua frente. Na média, é o quinto mehor, com 19,29.

Giovannoni Top 2
O jogador do Brasília é um dos destaques da equipe na temporada. Guilherme ocupa a segunda posição no ranking de rebotes (8,82/jogo) e eficiência (23,45/jogo).

Último confronto
Na temporada passada, o Brasília venceu, jogando em casa, por 81 a 66.

 

São José/Unimed x Unitri/Universo – Ginásio Lineu de Moura – São José dos Campos – sábado – dia 19/01, às 18 horas (de Brasília)

Fúlvio se juntou a Larry Taylor na lista dos jogadores com mais de 800 assistências (Adenir Britto/PMSJC)

Duelo de berço
A partida marcará o confronto entre os irmãos, Ícaro Parisotto, do São José, e Audrei Parisotto, do Uberlândia.

Equilíbrio
As equipes se enfrentaram quatro vezes na história do NBB e o equilíbrio predomina: duas vitórias para cada lado.

Desfalcado
Além de não poder contar com Dedé e Murilo, ambos em recuperação de lesões, o time joseense também não terá outro titular para o confronto. Jefferson, cestinha do time no campeonato, ficará de fora por conta de uma contusão na coxa esquerda.

Afiado
O norte-americano Robert Day, de Uberlândia, é o segundo atleta com mais bolas de três pontos convertidas na competição. O jogador converteu 47 tiros de longa distância em 14 jogos disputados (média de 3,35 por partida).

Histórico
Na última partida, diante do Vivo/Franca, o armador Fúlvio chegou à marca de 800 assistências em sua carreira no NBB. Além do camisa 11 joseense, apenas Larry Taylor, do Paschoalotto/Bauru, possui tal feito na história do campeonato.

Último confronto
No último encontro entre os dois times, os paulistas levaram a melhor pelo placar de 102 a 86. A partida entrou para a história, já que Fúlvio quebrou o recorde de assistências em um único jogo do NBB, ao distribuir 21 passes decisivos.