HOJE
Curiosidades da rodada 16
Por Liga Nacional de Basquete
Benzor Simmons, do Vila Velha, é o maior pontuador da temporada: confira todas as informações sobre as partidas da décima sexta rodada do NBB
Mogi das Cruzes/Helbor x Vivo/Franca – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 19/01, às 14h00

Cristian Gabriel Cortés, do Mogi das Cruzes (João Pires/LNB)

Juan Pablo Figueroa, do Franca (Luiz Pires/LNB)
Duelo dos “hermanos”
A partida marcará o confronto entre os dois armadores argentinos do NBB: Cortés, do Mogi das Cruzes, e Figueroa, do Franca.
Forte mandante
Mesmo ocupando a parte de baixo na tabela, o Mogi das Cruzes vem se mostrando muito forte quando joga em seu ginásio. Um exemplo disso são as vitórias contra Paulistano, que na época estava entre os quatro primeiros, e contra o atual vice-líder Uberlândia, na última rodada.
Roubar é com eles mesmo
Franca continua líder em roubos de bola na temporada. A equipe do técnico Lula Ferreira tem média de 10,07 desarmes por jogo.
Reencontro
O pivô do Mogi das Cruzes, Bábby, jogará pela primeira vez contra seu ex-time, o Franca, desde que ele abandonou a equipe para se ausentar do basquete por cerca de um ano.
Primeiro encontro
É a primeira vez que as equipes se enfrentam em confrontos válidos pelo NBB.
Palmeiras x Flamengo – Ginásio Prof. Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Sábado – dia 19/01, às 16h00

Guto e Coloneze tem em suas bagagens duas temporadas pelo Flamengo (João Pires/LNB)
Velhos conhecidos
Pela primeira vez, o ala/armador do Palmeiras, Guto, enfrentará sua ex-equipe pelo NBB. O atleta de 30 anos atuou com a camisa rubro-negra na terceira e na quarta edições da competição. Outro que se reencontrará com o Flamengo é o pivô Coloneze, que defendeu as cores do time carioca nas duas primeiras edições do torneio.
Sequências opostas
Enquanto o Flamengo vai em busca de ampliar sua fantástica série de vitórias consecutivas para 13, o Palmeiras procura quebrar a sequência de resultados negativos, que já é de nove.
Líder Flamengo, líder Marquinhos
A fase do ala Marquinhos é uma das melhores de sua carreira. O atleta lidera a equipe líder invicta da competição, e além disso, o jogador rubro-negro é o primeiro colocado no ranking de pontos (22,08/jogo), lances livres convertidos (6,58/jogo) e eficiência (25,08/jogo).
Arsenal rubro-negro
O Flamengo agora tem o melhor ataque da competição, com média de 90,42 pontos por partida.
Tinindo
O bom desempenho do Flamengo se deve também ao fato da equipe ser a mais eficiente da temporada. A média dos cariocas é de 107,92 por jogo.
Reboteiro
O ala/pivô rubro-negro, Olivinha, é o reboteiro da competição, com média de 9,67 por partida.
Paulistano/Unimed x Liga Sorocabana – Ginásio Antonio Prado Jr, São Paulo (SP) – Sábado – dia 19/01, às 16h00
Invicto
Na história do confronto, foram duas partidas, com duas vitórias do Paulistano.
Melhor sequência da história
A Liga Sorocabana vive sua melhor fase na temporada. O time dirigido pelo técnico Rinaldo Rodrigues acumula quatro vitórias consecutivas, a maior sequência da história da equipe. Com isso, a equipe de Sorocaba entrou na zona de classificação para os playoffs.
Voltou a vencer
O Paulistano estava há quatro partidas sem vencer, mas quebrou essa série de resultados negativos na rodada passada, contra o Bauru, em casa.
Desmond “2pts” Holloway
O norte-americano da Liga Sorocabana é o líder em bolas de 2 pontos convertidas por partida, com média de 7,08.
Novo ladrão NBB
A nova cara da Liga Sorocabana, o pivô Everson Lacerda, está em primeiro lugar no ranking de roubos de bola da temporada, com média de 3,0 carteiras batidas por partida.
Reforço
O técnico Rinaldo Rodrigues poderá contar com o recém contratado Daniel Conti. O pivô chegou para ser o quinto homem de garrafão da equipe.
Último confronto
Foi na temporada passada, o Paulistano levou a melhor, em casa, por 87 a 83.
Icatu/Minas x SKY/Basquete Cearense – Arena VIVO, Belo Horizonte (MG) – Sábado – dia 19/01, 18h00

Drudi, que enfrentará seu ex-time, o Minas, completou completou 1.001 rebotes na última partida (João Pires/LNB)
1.001 rebotes
Com os seis rebotes que o pivô William Drudi pegou na última partida, o atleta atingiu 1.001 rebotes no NBB. O jogador de 30 anos se juntou a Murilo, do São José, Shilton e Olivinha, do Flamengo, na lista dos jogadores com mais de 1.000 rebotes.
Rogério 150
Nesta partida contra o Minas, o experiente ala/pivô do Basquete Cearense, Rogério Klafke, completará 150 partida no NBB.
Batendo na trave
Nas últimas quatro partidas do Minas, a equipe perdeu por diferenças mínimas. Contra o Mogi, por dois pontos, mesma desvantagem contra o Uberlândia, depois levou a pior contra Franca por um ponto, e contra Brasília, por quatro pontos.
Reencontro
O pivô Drudi, do Basquete Cearense, reencontrará o Minas, clube em que ele atuou na segunda edição do NBB.
Suzano/Cesumar/Campestre x Tijuca/Rio de Janeiro – Ginásio Paulo Portella, Suzano (SP) -Sábado – dia 19/01, 18h00

O norte-americano anotou 14 pontos logo em sua estreia, contra o Palmeiras (Divulgação)
Agradou
Após 10 derrotas consecutivas, o Tijuca conseguiu vencer uma partida na rodada passada, contra o Palmeiras, fora de casa. O jogo promoveu a estreia do norte-americano Rashaun, que anotou 14 pontos.
Confronto direto
Empatados com a mesma campanha (2 vitórias em 14 jogos – 14,3% de aproveitamento), Suzano e Tijuca lutam para fugir das últimas posições na temporada. Quem perder permanecerá na zona de rebaixamento.
Jejum de vitórias
Lanterna da competição, o Suzano está há nove partidas sem conquistar resultados positivos, mesma sequência do Palmeiras, seu outro adversário direto.
100 jogos
O armador do Suzano, Jefferson, completará 100 jogos nesta partida contra os cariocas.
500
É o número de pontos que o pivô do Suzano, Gaspar, vai atingir ao anotar três tentos nesta partida.
Pinheiros/SKY x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim – São Paulo (SP) – sábado – dia 19/01, às 18 horas (de Brasília)
Desempate
Pinheiros e Bauru duelaram oito vezes nas quatro edições anteriores do NBB e cada equipe saiu vencedora em quatro oportunidades. Quem vencer o duelo assumirá a liderança do confronto na história da competição.
De fora
Após ser desqualificado diante da Liga Sorocabana, o ala Márcio, do Pinheiros, ficará de fora do duelo. Paulinho, com uma contusão no dedo médio da mão esquerda, também será desfalque para o técnico Cláudio Mortari.
É 100!
Com apenas 21 anos, o ala Gui Deodato, de Bauru, completará 100 jogos no NBB.
Último confronto
Na última partida disputada entre as duas equipes, pela fase de classificação da temporada 2011/2012, os pinheirenses levaram a melhor pelo placar de 91 a 67.
Vila Velha/Garoto/UVV x Uniceub/BRB/Brasília – Ginásio “Tartarugão”, Vila Velha (ES) – Sábado – dia 19/01, 18h00

O norte-americano do Vila Velha está com 270 pontos no campeonato (João Pires/LNB)
Superioridade candanga
Na história do confronto, foram oito partidas, com oito vitórias do tricampeão Brasília.
Continuam desfalcados
O Brasília ainda não poderá contar com Nezinho e o técnico José Vidal, que foram suspensos por incidente na partida contra o Flamengo. Após essa partida contra o Vila Velha, o treinador poderá voltar ao banco de reservas, já Nezinho, ficará mais uma partida de fora, pois pegou 3 jogos de gancho.
3 e 4
As equipes estão em situações opostas na temporada. Terceiro colocado, o Brasília aculula três vitórias consecutivas. Já o Vila Velha ocupa a 15ª posição e está com quatro derrotas seguidas.
Já é o cestinha
Colecionando boas atuações nesta temporada, o norte-americano Benzor Simmons, do Vila Velha, é o jogador com mais pontos da temporada. O atleta já tem 270 pontos no campeonato, e não vê ninguém a sua frente. Na média, é o quinto mehor, com 19,29.
Giovannoni Top 2
O jogador do Brasília é um dos destaques da equipe na temporada. Guilherme ocupa a segunda posição no ranking de rebotes (8,82/jogo) e eficiência (23,45/jogo).
Último confronto
Na temporada passada, o Brasília venceu, jogando em casa, por 81 a 66.
São José/Unimed x Unitri/Universo – Ginásio Lineu de Moura – São José dos Campos – sábado – dia 19/01, às 18 horas (de Brasília)

Fúlvio se juntou a Larry Taylor na lista dos jogadores com mais de 800 assistências (Adenir Britto/PMSJC)
Duelo de berço
A partida marcará o confronto entre os irmãos, Ícaro Parisotto, do São José, e Audrei Parisotto, do Uberlândia.
Equilíbrio
As equipes se enfrentaram quatro vezes na história do NBB e o equilíbrio predomina: duas vitórias para cada lado.
Desfalcado
Além de não poder contar com Dedé e Murilo, ambos em recuperação de lesões, o time joseense também não terá outro titular para o confronto. Jefferson, cestinha do time no campeonato, ficará de fora por conta de uma contusão na coxa esquerda.
Afiado
O norte-americano Robert Day, de Uberlândia, é o segundo atleta com mais bolas de três pontos convertidas na competição. O jogador converteu 47 tiros de longa distância em 14 jogos disputados (média de 3,35 por partida).
Histórico
Na última partida, diante do Vivo/Franca, o armador Fúlvio chegou à marca de 800 assistências em sua carreira no NBB. Além do camisa 11 joseense, apenas Larry Taylor, do Paschoalotto/Bauru, possui tal feito na história do campeonato.
Último confronto
No último encontro entre os dois times, os paulistas levaram a melhor pelo placar de 102 a 86. A partida entrou para a história, já que Fúlvio quebrou o recorde de assistências em um único jogo do NBB, ao distribuir 21 passes decisivos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca