HOJE
Curiosidades da rodada 16 – Parte 2
Por Liga Nacional de Basquete
Após retornar de lesão, pivô Mathias, do Franca, defenderá o posto de jogador mais eficiente do NBB 2015/2016; confira as curiosidades dos jogos desta quarta-feira
Macaé Basquete x Franca Basquete – Ginásio Tênis Clube Macaé, em Macaé (RJ) – quarta-feira – dia 13 de janeiro – às 19h30 (horário de Brasília)
Passado recente
Os dois adversários se enfrentaram apenas cinco vezes pelo NBB. São quatro triunfos francanos, contra apenas um do Macaé. A única vitória da equipe norte fluminense, foi pelo NBB 2013/2014, por 95 a 80, em sua primeira participação na competição
Último duelo
Na primeira rodada da atual temporada, as equipes ficaram frente a frente, e o time do interior paulista se deu melhor. Contando com a estreia do armador Nezinho, o Franca bateu os rivais, por 77 a 73, jogando no Pedrocão. O atleta fez uma grande primeira partida com o uniforme francano, foram 22 pontos e sete assistências. Além dele, Mathias também se destacou, anotando 19 tentos e pegando 13 rebotes.
Ele voltou!
Por falar em Mathias, o pivô francano voltou a atuar pelo NBB na última sexta (08/01), na partida diante do Bauru. O jogador que havia se lesionado em partida válida pela Liga Sul-Americana, no mês de novembro, jogou por 26 minutos, fez 18 pontos e pegou 10 rebotes, na derrota do Franca, por 90 a 68.
O topo é dele
Com a atuação diante do Bauru, Mathias se firmou como atleta mais eficiente da atual temporada do NBB, com média de 21,5 tentos de valorização por partida.
Liderança mantida
Mathias já voltou disposto a se manter no topo entre os reboteiros da temporada. Com as 10 sobras registradas contra o Bauru, o pivô chegou à média de 10,75 por partida, e continuou a frente de Tyrone (8,0) e Teichmann (7,29), principais adversários na briga.
Reencontro
O ala Márcio, do Macaé, enfrentará novamente sua ex-equipe, o Franca. O atleta vestiu o uniforme francano em 117 partidas pelo NBB, ao longo de quatro temporadas, inclusive nos quatro jogos da Final da edição 2010/2011, onde seu time saiu derrotado, por 3 a 1, para o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília.
Reencontro #2
Outro atleta do Macaé que já vestiu a camisa do Franca, é o pivô Romário. O jogador atuou pelo time do interior paulista na temporada 2012/2013 do NBB, ao longo de 36 partidas.
Mandou bem
O ala do Macaé, Murilo, em uma única partida diante do Franca, registrou três recordes pessoais no NBB. Na temporada 2013/2014, atuando com o uniforme do Goiânia, o jovem jogador fez 21 pontos, converteu seis bolas de 2 pontos e acertou dois arremessos de 3 pontos, na vitória de sua equipe, por 83 a 78.
A fase é boa
Caleb Brown, armador do Macaé, vive grande temporada no NBB. Com uma fraca estreia diante do Franca, na primeira rodada da competição, o norte-americano passou a atuar em nível altíssimo. O atleta anotou ao menos 10 pontos em 11 jogos, e teve uma média de 15 tentos, ao longo das 13 partidas que fez em seguida.
Ele ainda quer mais
Caleb ainda pode chegar a uma marca significativa no NBB. O norte-americano precisa de pouco mais de 22 minutos em quadra, para chegar aos 2000 na competição, em apenas 66 partidas.
Não é o único
Outro jogador que chegará a números expressivos, é o armador Nezinho, do Franca. O atleta precisa de mais duas assistências para alcançar os 1300 passes decisivos no NBB, e se tornar o terceiro atleta a alcançar o feito.
Não para por aí
Nezinho ainda pode alcançar outro feito. O experiente atleta está a um lance livre convertido de chegar a 800 no NBB. Se tornando o sexto jogador a chegar à marca.
Quase lá
O armador Matheus, do Franca, também pode registrar números significativos pela competição. O atleta precisa distribuir mais três assistências para chegar a 600 no NBB.
Falta pouco
O ala do Franca, Isaac, é outro que chegará a uma marca importante em breve. O jogador está a um rebote de chegar as 300 sobras no NBB.
Domínio completo
O Macaé lidera o NBB tanto nos lances livres cobrados (24,71), quanto nos convertidos (20,29), por partida. O time ainda é o segundo em aproveitamento na estatística (82,08%), ficando atrás apenas do Brasília (82,59%).
Aqui não!
O Franca é o vice-líder em tocos na temporada, distribuindo exatos três bloqueios por partida. O time do interior paulista está atrás apenas do EC Pinheiros (4,36), na estatística.
Liga Sorocabana x Rio Claro Basquete – Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) – quarta-feira – dia 13 de janeiro – às 20 horas (horário de Brasília)
Mandantes absolutos
Nos três confrontos que os times fizeram ao longo do NBB, sempre o mandante saiu com a vitória. Nos últimos dois duelos, o Rio Claro saiu vencedor, e com pelo menos 12 pontos de diferença.
Bom começo!
Pela primeira rodada da atual temporada, o Rio Claro aplicou uma vantagem de 15 pontos sobre os rivais (82 a 67). Destaque para estreia de Gui Deodato com o uniforme rio-clarense pelo NBB. O ala anotou 19 pontos em 23 tentados, e converteu quatro bolas de 3 tentos.
Três de uma vez?
O cestinha da temporada, Neto, da Liga Sorocabana, está muito perto de alcançar três marcas em fundamentos distintos. O armador está a dois arremessos convertidos de 2 pontos de chegar a 700, cinco assistências de 600, e um rebote de 500, no NBB.
Pegou fogo
O ala Gui Deodato, do Rio Claro, registrou seu recorde pessoal de pontos em uma única partida do NBB, diante da Liga Sorocabana. Na temporada passada (2014/2015), defendendo o uniforme do Bauru, o atleta anotou 35 tentos, incluindo seis bolas de fora do perímetro, na vitória bauruense, por 110 a 71.
Mandou bem
Na primeira partida desta temporada, o ala/pivô Renato Scholz, da Liga Sorocabana, registrou seu recorde pessoal de rebotes em uma única partida do NBB, diante do Rio Claro. O atleta pegou nove sobras, mas não evitou a derrota sorocabana, por 82 a 67.
258 segundos
Esse é o número que Renato Scholz precisa ficar em quadra para alcançar 1000 minutos jogados pelo NBB. Em sua quarta temporada na competição, o atleta superou este tempo em todos os jogos que fez nesta edição.
Gigante
O ala/pivô do Rio Claro, Teichmann, está perto de registrar um número impressionante. O atleta está a três rebotes de ser o 11º a alcançar 1300 sobras no NBB.
Defesa, defesa
A Liga Sorocabana lidera a temporada em bolas recuperadas por partida. O time comandado por Rinaldo Rodrigues tem média de 12,67 roubos por jogo.