HOJE
Curiosidades da rodada 17 – Parte 1
Por Liga Nacional de Basquete
Em situações diferentes na atual temporada, Brasília e Franca reeditam Final da terceira edição do NBB; veja tudo sobre os jogos desta quinta-feira
UniCEUB/BRB/Brasília x Franca Basquetebol – Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) – Quinta-feira – 22 de janeiro, às 20 horas
Brasília na frente
Brasília e Franca já se enfrentaram em 22 partidas válidas pelo NBB, e a equipe candanga leva a melhor no placar geral do confronto, com 14 triunfos contra oito vitórias do Franca.
Deu Franca
Apesar da grande atuação do ala/pivô Guilherme Giovannoni, do Brasília, com 27 pontos, foi o Franca que se deu melhor no confronto do primeiro turno, vitória por 81 a 73.
Rivais nos playoffs
Ainda na primeira edição do NBB, Brasília e Franca protagonizaram uma série de quartas de final, vencida pelo Brasília apenas no quinto e decisivo jogo.
Final NBB 3
A equipe brasiliense e a francana também se encontraram na grande Final do NBB 3. Com três vitórias nos quatro primeiros jogos do duelo, o Brasília venceu a série por 3 a 1 e levantou o troféu de campeão do NBB 3.

O Brasília derrotou o Franca na Final do NBB 3 e o ala/pivô Guilherme Giovannoni se sagrou MVP da decisão (Brito Júnior/Divulgação)
2011 na memória
“Tenho boas lembranças daquela época. Hoje, são times diferentes, mas a camisa é a mesma. É Brasília contra Franca. Aquele foi um dia inesquecível pra gente, pois foi o primeiro título que ganhamos em Brasília com o ginásio cheio. É uma lembrança pra ter uma empolgação a mais pra sair com a vitória“, palavras do ala Arthur, do Brasília.
Faz tempo
O Brasília não sabe o que é perder para o Franca em jogos realizados na Capital Federal há cinco partidas. O último triunfo francano em território brasiliense aconteceu no NBB 3, no dia 15 de novembro de 2010.
Ainda melhor
Após a final do NBB 3, Brasília e Franca se encontraram em mais sete partidas válidas pelo NBB, e a equipe brasiliense leva a melhor, com cinco vitórias contra apenas duas dos francanos.
Muito bem
O ala Léo Meindl, do Franca, é o quinto jogador que mais rouba bolas no NBB 7, com média de 2,0 desarmes por partida.
Recordistas
No duelo entre Basquete Cearense e Franca, na última rodada do NBB, o jovem Lucas Mariano, do Franca, deixou a quadra com 29 pontos e 14 rebotes, recorde pessoal do jovem atleta. Já Leo Meindl anotou 24 pontos e oito rebotes e igualou as melhores marcas de sua trajetória no NBB.

Destaques da vitória francana na última rodada, Lucas Mariano bateu seus recordes pessoais e Léo Meindl igualou (Célio Messias/LNB)
Aproveitamento ruim
O Brasília venceu apenas três dos dez jogos que atuou como visitante na temporada 2014/2015 do NBB.
Momento complicado
A equipe brasiliense foi derrotada nas últimas três partidas que fez no NBB 7, resultado negativos contra Paulistano, Mogi das Cruzes e Bauru.
Duas seguidas
Já o Franca venceu as duas últimas partidas que realizou na temporada 2014/2015 do NBB, contra Mogi das Cruzes e Basquete Cearense.

A melhor partida da carreira de Helinho no NBB foi contra o Brasília (Célio Messias/LNB)
Melhor da carreira
Foi em uma partida contra o Brasília, na Final do NBB 3, que o experiente armador Helinho teve a melhor partida de sua carreira no NBB, ao deixar a quadra com 33 pontos anotados.
Boa impressão
Na partida contra o Bauru, na última rodada do NBB 7, o norte-americano Kyle Lamonte estreou com a camisa do Brasília e foi muito bem, ao deixar a quadra com 17 pontos (cestinha da equipe candanga).
Ataques iguais
Brasília e Franca possuem ataques muito parecidos no NBB 7. A equipe brasiliense marca em média 80,2 pontos por jogo, sétimo melhor ataque do NBB. Já o Franca é dono do oitavo melhor, com média de 79,0 pontos por jogo.
Basquete Cearense x Paschoalotto/Bauru – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – Quinta-feira – dia 22 de janeiro, às 20 horas
Vantagem bauruense
Basquete Cearense e Bauru já se enfrentaram em oito partidas válidas pelo NBB, e a equipe bauruense têm a vantagem no confronto com seis vitórias contra apenas duas dos cearenses.
Forte em casa
Em duelos no Estado do Ceará, é o Basquete Cearense que leva a melhor no confronto, com duas vitórias contra apenas uma da equipe bauruense, esta válida pelas oitavas de final do último NBB.
Varreu
Basquete Cearense e Bauru se enfrentaram nas oitavas de final dos playoffs do NBB 6, e a equipe bauruense se deu melhor após vencer as três primeiras partidas da série.

Ala/pivô Jefferson William foi o grande destaque da vitória bauruense sobre o Basquete Cearense no primeiro turno do NBB 7 (Henrique Costa/Bauru Basket)
Se destacou e venceu
Com grande atuação do ala/pivô Jefferson William, com duplo-duplo de 30 pontos e dez rebotes, o Bauru venceu a partida do primeiro turno contra o Basquete Cearense por 99 a 81.
Sequência dura
O Basquete Cearense saiu de quadra com derrota nas duas últimas rodadas do NBB 7, contra Mogi das Cruzes e Franca.
Evolução notável
Cestinha do Basquete Cearense na temporada, com 15,1 pontos por jogo, o jovem armador Davi Rossetto foi o grande destaque da equipe do Ceará na última rodada, com 21 pontos anotados.
Garçom
O jovem armador Ricardo Fischer, do Bauru, é dono da quarta melhor média de assistências na temporada 2014/2015 do NBB, com 5,1 passes resultantes em cestas por jogo.
11 e contando…
O Bauru é dono da maior série de vitórias consecutivas no NBB 7, com 11 triunfos seguidos.

Pivô Hettsheimeir é um dos grandes destaques da ótima campanha do Bauru no NBB 7 (João Pires/LNB)
Efeito Hettsheimeir
Destes onze jogos seguidos com vitórias, em quatro oportunidades o pivô Hettsheimeir foi o cestinha da equipe bauruense (contra Minas: 24 pontos, contra Palmeiras: 24 pontos, contra Macaé: 25 pontos e contra Brasília: 23 pontos). Além disso, dos outros sete jogos, o pivô estreante no NBB esteve entre os quatro principais pontuadores em quatro oportunidades.
Só da ele
Em sua primeira temporada no NBB, Rafael Hettsheimeir é o terceiro cestinha do campeonato, com 17,6 pontos por partida.
Visitante mais do que complicado
Em dez jogos fora de casa no NBB 7, o Bauru venceu nove partidas. Perdeu somente para o líder Limeira, na oitava rodada do NBB 7.
Opostos #1
O Bauru é dono do segundo melhor ataque do NBB 7, com 88,5 pontos por jogo. Já o Basquete Cearense marca apenas 75,3 pontos por partida, pior ataque do campeonato.
Opostos #2
Já no sistema defensivo, a mesma situação acontece. A equipe bauruense sofre apenas 75,6 pontos por jogo, quarta melhor defesa do NBB 7. O Basquete Cearense leva 83,1 pontos por partida, quarta pior defesa do campeonato.

Fernando Fischer precisa de sete pontos para alcançar a marca de 2.500 pontos no NBB (João Pires/LNB)
Será especial
Se anotar sete pontos na partida desta quinta-feira, o ala/armador Fernando Fischer, do Basquete Cearense, completará a marca de 2.500 pontos em sua trajetória no NBB. Se a marca história for batida, será duplamente especial, já que será contra o Bauru, equipe que Fischer defendeu por seis temporadas e é ídolo.
Entre os melhores
O ala/pivô Jefferson William, do Bauru, é dono da quinta melhor média de rebotes do NBB 7, com 6,6 sobras por partida.
O melhor
Falando em Jefferson, o atleta bauruense é o líder de arremessos certos para 3 pontos no NBB 7, com 3,2 tiros longo por partida.
Muita eficiência
Com média de 18,3 pontos de valorização por partida, o ala Alex Garcia, do Bauru, é o terceiro jogador mais eficiente do NBB 7.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca