HOJE
Curiosidades da rodada 18
Por Liga Nacional de Basquete
No Flamengo, Olivinha e Marquinhos enfrentarão o Pinheiros, seu ex-clube, pela primeira vez no NBB: confira todas as informações sobre a última rodada do 1º turno
Tijuca/Rio de Janeiro x Paulistano/Unimed – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 26/01, às 16h00

Muñoz (à esq.) em ação contra o Flamengo, de Kojo (à dir.) (Alexandre Vidal/Fla Imagem
Alguém volta a vencer
Tanto Tijuca, quanto Paulistano, estão há duas partidas sem vencer.
Vantagem dos visitantes
Em dois confrontos entre as equipes no NBB, foi uma vitória para o Tijuca e uma para o Paulistano. Os dois triunfos foram conquistado pelo time que jogava fora de casa.
Agradou?
O panamenho Joel Muñoz fez sua estreia pelo Paulistano, na derrota para o Flamengo. O atleta ficou 23 minutos em quadra, anotou cinco pontos, deu uma assistência, pegou três rebotes e roubou três bolas.
Desfalque
Esta partida marcaria o reencontro entre Manteguinha, do Paulistano, e o Tijuca, seu ex-clube, porém, o jogador segue contundido e desfalca a equipe paulista.
Último confronto
Na temporada passada, o Tijuca venceu o Paulistano, fora de casa, por 84 a 80.
Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado – dia 26/01, às 16h00

Brasília e São José disputaram o título da temporada 2011/2012, em Mogi das Cruzes (SP) (João Pires/LNB)
Valeu título do NBB
Na temporada passada, Brasília e São José fizeram a grande final do NBB, situação em que os candangos se sagraram tricampeões ao vencer a partida única da final por 78 a 62.
Vantagem brasiliense
Na história do confronto foram nove partidas, com sete vitórias para o Brasília e duas para o São José.
Mas…
Na última partida de fase de classificação disputada entre as duas equipes, foi na temporada, ocasião em que o São José venceu, fora de casa, por 83 a 82.
Voltou com tudo
Após voltar de suspensão, Nezinho mostrou a importância de tê-lo em quadra nas partidas. O Brasília venceu o Mogi das Cruzes por 94 a 67, e o armador foi o destaque da partida com um duplo-duplo de 16 pontos e 11 assistências.
Embalado
Em boa fase na temporada, o Brasília venceu quatro de seus últimos cinco compromissos na temporada e ocupa a terceira posição.
Segundos
Apesar de terceiros colocados na tabela de classificação, o Brasília é o vice-líder em eficiência, com média de 105,60 por jogo. Vice também é Guilherme Giovannoni, segundo jogador mais eficiente, com média de 23,57 por jogo.
Time de garçons
O São José é o líder de assistências na temporada, com média de 17,44 passes perfeitos por jogo, tendo Fúlvio como principal garçom, com média de 8,93 servidas por partida.
Flamengo x Pinheiros/SKY – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 26/01, às 18h00

Olivinha e Marquinhos são os destaques do Flamengo, líder invicto da temporada (João Pires/LNB)
Velhos conhecidos
Será a primeira vez que a dupla Marquinhos e Olivinha, hoje no Flamengo, reencontrarão o Pinheiros, clube em que atuaram por três e quatro temporadas, respectivamente.
Varrida
Flamengo e Pinheiros duelaram pelas quartas de final da temporada 2008/2009 do NBB. Na ocasião, os rubro-negros venceram a série melhor de cinco por 3 a 0. Naquele ano, os cariocas foram os campeões.
Superioridade rubro-negra
As duas equipes já se enfrentaram 11 vezes no NBB, com sete vitórias dos cariocas, e quatro dos paulistas.
Porém…
Na última vez que o Flamengo recebeu o Pinheiros em seu ginásio, o resultado não foi o desejado. A equipe da capital paulista venceu por 89 a 84. Na ocasião, o ala Marquinhos, hoje no time rubro-negro, anotou 29 pontos.
Duelo interessante
A partida marcará o confronto entre a equipe líder em bolas de 3 pontos convertidas por jogo (Pinheiros), com média de 10,88 arremessos certos por partida, e o Flamengo, equipe que, segundo análise do Território LNB, é o time que impõe ao adversários um aproveitamento inferior a 30% na linha dos 3 pontos, o mais baixo de todos.
Destaque do campeonato
Marquinhos não é só o destaque do Flamengo, mas sim, da temporada. O atleta é o cestinha da competição, com média de 22,07 pontos por jogo, além disso, é o mais eficiente, com média de 24,60 por partida.
Ainda desfalques
O armador Paulinho Boracini, que fraturou o dedo na partida contra a Liga Sorocabana, segue fora da equipe.. Além do camisa nove, os pivôs Morro e Bruno Fiorotto, ambos lesionados, continuam vetados pelo departamento médico.
Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio da Whirpool, Joinville (SC) – Sábado – dia 26/01, às 18h00

Victor Correia, de 20 anos, faz sua primeira temporada no NBB e tem média de 9,87 pontos por jogo (João Pires/LNB)
Evolução
Parece que a pausa para as festas de fim de ano fizeram bem ao jovem Victor Correia, do Joinville. Nos nove jogos que fez em 2012, o atleta somou 73 pontos (média de 8,1). Já em 2013, o armador já tem 75, em apenas seis jogos (média de 12,5).
O camisa 5 faz sua primeira temporada no NBB e já tem 148 pontos, o terceiro cestinha da equipe, média de 9,87 pontos por jogo, atrás apenas do experiente Ricardo Probst e de Thyago Aleo.
Primeiro encontro
É a primeira vez que Joinville e Suzano se enfrentam pelo NBB.
Engrenado
Após cinco derrotas consecutivas, o Joinville está embalado na competição, já foram três seguidas, sendo que os catarinenses ainda têm mais duas partidas em casa.
Liga Sorocabana x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 26/01, às 18h00
Emperrou?
Depois de conquistar uma série de cinco vitórias consecutivas, a melhor da história da equipe no NBB, a Liga Sorocabana vem de duas derrotas seguidas, para Brasília, fora de casa, e Minas, em casa.
Invicto
Em confrontos pelo NBB a Liga Sorocabana nunca perdeu para o Vila Velha. Foram duas partidas, com duas vitórias da equipe do interior paulista.
De 2 em 2
O norte-americano Desmond Holloway, da Liga Sorocabana, é o segundo maior pontuador da temporada, com 322 pontos, nove a menos que o cestinha Marquinhos. O atleta é o dono da terceira melhor média de pontos (20,13). Boa parte desses pontos vem das bolas convertidas do perímetro por ele. Holloway é o líder na média de arremessos de 2 pontos convertidas por jogo (6,69).
Logo atrás
Na cola de Holloway, está Benzor Simmons, do Vila Velha. O ala também norte-americano é o terceiro maior pontuador da temporada, com 313 pontos. É também o dono da quarta melhor média de pontos da competição(19,56).
Último confronto
Na temporada passada, a Liga Sorocabana ganhou, fora de casa, por 76 a 74.
Paschoalotto/Bauru x Icatu/Minas – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 26/01, às 18h00

Douglas Nunes enfrentará o Bauru, equipe em que atuou por três temporadas do NBB (João Pires/LNB)
Reencontro
Será a primeira vez que Douglas Nunes, do Minas, enfrentará o Bauru, equipe em que ele atuou nas duas últimas temporadas.
Novidade
Depois de aproximadamente dois meses de espera, finalmente o norte-americano Paul Crosby poderá estrear pelo Minas. O atleta veio para a vaga do Walton, que foi dispensado pela equipe. Crosby teve sua documentação regularizada e está a disposição do técnico Raul Togni.
Já valeu vaga
As duas equipes duelaram pelas oitavas de final da primeira edição do NBB, ocasião em que o Minas levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 0.
Superioridade mineira
Bauru e Minas já se enfrentaram 11 vezes no NBB, com oito vitórias do Minas e três do Bauru.
No entanto…
Essas três vitórias do Bauru foram nas últimas três partidas disputadas entre as equipes.
Último confronto
Na temporada passada, o Bauru venceu o Minas, em casa, por 76 a 75.
Winner/Kabum/Limeira x Palmeiras – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Sábado – dia 26/01, às 19h00
Primeiro encontro
É a primeira vez que Limeira e Palmeiras se enfrentam pelo NBB.
Perde, ganha, perde, ganha…
Em 2013, o Limeira não consegue manter uma sequência, tanto de vitórias, quanto de derrotas. Os jogos desde ano foram: Liga Sorocabana (venceu), Bauru (perdeu), Tijuca (venceu), Flamengo (perdeu) e Suzano (venceu). Será que os limeirenses quebrarão esta série?
Do outro lado…
O Palmeiras ainda não venceu em 2013. A equipe alviverde está há 11 jogos sem vencer na temporada e segura a lanterna da competição.
SKY/Basquete Cearense x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado – dia 26/01, às 19h00 (Horário de Brasília)

Felipe Ribeiro é o jogador com maior número de rebotes na temporada: 150 (João Pires/LNB)
Recorde igualado
No jogo contra o São José, o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, pegou incríveis 18 rebotes e igualou o recorde da temporada, que pertence a Guilherme Giovannoni, do Brasília, que foi conquistado em partida contra o Tijuca.
Com os 18 rebotes, Felipe se tornou o maior reboteiro da temporada, com 150 apanhados.
Duelo de estreantes
Ambas as equipes estão em suas primeiras temporadas do Novo Basquete Brasil.
“O valentão”
Até agora, o Basquete Cearense é o melhor estreante da temporada. A equipe do técnico Alberto Bial ocupa a 8ª posição, com nove vitórias e sete derrotas. Além disso, os cearenses já venceram os outros dois novatos, Suzano e Palmeiras. Agora, só falta bater o Mogi das Cruzes para ser o “valentão” dentre os calouros do NBB.
150
É o número de jogos no NBB que o pivô Drudi, do Basquete Cearense, completará nesta partida.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca