HOJE
Curiosidades da rodada 18
Por Liga Nacional de Basquete
No Flamengo, Olivinha e Marquinhos enfrentarão o Pinheiros, seu ex-clube, pela primeira vez no NBB: confira todas as informações sobre a última rodada do 1º turno
Tijuca/Rio de Janeiro x Paulistano/Unimed – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 26/01, às 16h00
Alguém volta a vencer
Tanto Tijuca, quanto Paulistano, estão há duas partidas sem vencer.
Vantagem dos visitantes
Em dois confrontos entre as equipes no NBB, foi uma vitória para o Tijuca e uma para o Paulistano. Os dois triunfos foram conquistado pelo time que jogava fora de casa.
Agradou?
O panamenho Joel Muñoz fez sua estreia pelo Paulistano, na derrota para o Flamengo. O atleta ficou 23 minutos em quadra, anotou cinco pontos, deu uma assistência, pegou três rebotes e roubou três bolas.
Desfalque
Esta partida marcaria o reencontro entre Manteguinha, do Paulistano, e o Tijuca, seu ex-clube, porém, o jogador segue contundido e desfalca a equipe paulista.
Último confronto
Na temporada passada, o Tijuca venceu o Paulistano, fora de casa, por 84 a 80.
Uniceub/BRB/Brasília x São José/Unimed – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Sábado – dia 26/01, às 16h00
Valeu título do NBB
Na temporada passada, Brasília e São José fizeram a grande final do NBB, situação em que os candangos se sagraram tricampeões ao vencer a partida única da final por 78 a 62.
Vantagem brasiliense
Na história do confronto foram nove partidas, com sete vitórias para o Brasília e duas para o São José.
Mas…
Na última partida de fase de classificação disputada entre as duas equipes, foi na temporada, ocasião em que o São José venceu, fora de casa, por 83 a 82.
Voltou com tudo
Após voltar de suspensão, Nezinho mostrou a importância de tê-lo em quadra nas partidas. O Brasília venceu o Mogi das Cruzes por 94 a 67, e o armador foi o destaque da partida com um duplo-duplo de 16 pontos e 11 assistências.
Embalado
Em boa fase na temporada, o Brasília venceu quatro de seus últimos cinco compromissos na temporada e ocupa a terceira posição.
Segundos
Apesar de terceiros colocados na tabela de classificação, o Brasília é o vice-líder em eficiência, com média de 105,60 por jogo. Vice também é Guilherme Giovannoni, segundo jogador mais eficiente, com média de 23,57 por jogo.
Time de garçons
O São José é o líder de assistências na temporada, com média de 17,44 passes perfeitos por jogo, tendo Fúlvio como principal garçom, com média de 8,93 servidas por partida.
Flamengo x Pinheiros/SKY – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Sábado – dia 26/01, às 18h00
Velhos conhecidos
Será a primeira vez que a dupla Marquinhos e Olivinha, hoje no Flamengo, reencontrarão o Pinheiros, clube em que atuaram por três e quatro temporadas, respectivamente.
Varrida
Flamengo e Pinheiros duelaram pelas quartas de final da temporada 2008/2009 do NBB. Na ocasião, os rubro-negros venceram a série melhor de cinco por 3 a 0. Naquele ano, os cariocas foram os campeões.
Superioridade rubro-negra
As duas equipes já se enfrentaram 11 vezes no NBB, com sete vitórias dos cariocas, e quatro dos paulistas.
Porém…
Na última vez que o Flamengo recebeu o Pinheiros em seu ginásio, o resultado não foi o desejado. A equipe da capital paulista venceu por 89 a 84. Na ocasião, o ala Marquinhos, hoje no time rubro-negro, anotou 29 pontos.
Duelo interessante
A partida marcará o confronto entre a equipe líder em bolas de 3 pontos convertidas por jogo (Pinheiros), com média de 10,88 arremessos certos por partida, e o Flamengo, equipe que, segundo análise do Território LNB, é o time que impõe ao adversários um aproveitamento inferior a 30% na linha dos 3 pontos, o mais baixo de todos.
Destaque do campeonato
Marquinhos não é só o destaque do Flamengo, mas sim, da temporada. O atleta é o cestinha da competição, com média de 22,07 pontos por jogo, além disso, é o mais eficiente, com média de 24,60 por partida.
Ainda desfalques
O armador Paulinho Boracini, que fraturou o dedo na partida contra a Liga Sorocabana, segue fora da equipe.. Além do camisa nove, os pivôs Morro e Bruno Fiorotto, ambos lesionados, continuam vetados pelo departamento médico.
Cia. do Terno/Romaço/Joinville x Suzano/Cesumar/Campestre – Ginásio da Whirpool, Joinville (SC) – Sábado – dia 26/01, às 18h00
Evolução
Parece que a pausa para as festas de fim de ano fizeram bem ao jovem Victor Correia, do Joinville. Nos nove jogos que fez em 2012, o atleta somou 73 pontos (média de 8,1). Já em 2013, o armador já tem 75, em apenas seis jogos (média de 12,5).
O camisa 5 faz sua primeira temporada no NBB e já tem 148 pontos, o terceiro cestinha da equipe, média de 9,87 pontos por jogo, atrás apenas do experiente Ricardo Probst e de Thyago Aleo.
Primeiro encontro
É a primeira vez que Joinville e Suzano se enfrentam pelo NBB.
Engrenado
Após cinco derrotas consecutivas, o Joinville está embalado na competição, já foram três seguidas, sendo que os catarinenses ainda têm mais duas partidas em casa.
Liga Sorocabana x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Sábado – dia 26/01, às 18h00
Emperrou?
Depois de conquistar uma série de cinco vitórias consecutivas, a melhor da história da equipe no NBB, a Liga Sorocabana vem de duas derrotas seguidas, para Brasília, fora de casa, e Minas, em casa.
Invicto
Em confrontos pelo NBB a Liga Sorocabana nunca perdeu para o Vila Velha. Foram duas partidas, com duas vitórias da equipe do interior paulista.
De 2 em 2
O norte-americano Desmond Holloway, da Liga Sorocabana, é o segundo maior pontuador da temporada, com 322 pontos, nove a menos que o cestinha Marquinhos. O atleta é o dono da terceira melhor média de pontos (20,13). Boa parte desses pontos vem das bolas convertidas do perímetro por ele. Holloway é o líder na média de arremessos de 2 pontos convertidas por jogo (6,69).
Logo atrás
Na cola de Holloway, está Benzor Simmons, do Vila Velha. O ala também norte-americano é o terceiro maior pontuador da temporada, com 313 pontos. É também o dono da quarta melhor média de pontos da competição(19,56).
Último confronto
Na temporada passada, a Liga Sorocabana ganhou, fora de casa, por 76 a 74.
Paschoalotto/Bauru x Icatu/Minas – Ginásio Panela de Pressão, Bauru (SP) – Sábado – dia 26/01, às 18h00
Reencontro
Será a primeira vez que Douglas Nunes, do Minas, enfrentará o Bauru, equipe em que ele atuou nas duas últimas temporadas.
Novidade
Depois de aproximadamente dois meses de espera, finalmente o norte-americano Paul Crosby poderá estrear pelo Minas. O atleta veio para a vaga do Walton, que foi dispensado pela equipe. Crosby teve sua documentação regularizada e está a disposição do técnico Raul Togni.
Já valeu vaga
As duas equipes duelaram pelas oitavas de final da primeira edição do NBB, ocasião em que o Minas levou a melhor na série melhor de cinco por 3 a 0.
Superioridade mineira
Bauru e Minas já se enfrentaram 11 vezes no NBB, com oito vitórias do Minas e três do Bauru.
No entanto…
Essas três vitórias do Bauru foram nas últimas três partidas disputadas entre as equipes.
Último confronto
Na temporada passada, o Bauru venceu o Minas, em casa, por 76 a 75.
Winner/Kabum/Limeira x Palmeiras – Ginásio “Vô” Lucato, Limeira (SP) – Sábado – dia 26/01, às 19h00
Primeiro encontro
É a primeira vez que Limeira e Palmeiras se enfrentam pelo NBB.
Perde, ganha, perde, ganha…
Em 2013, o Limeira não consegue manter uma sequência, tanto de vitórias, quanto de derrotas. Os jogos desde ano foram: Liga Sorocabana (venceu), Bauru (perdeu), Tijuca (venceu), Flamengo (perdeu) e Suzano (venceu). Será que os limeirenses quebrarão esta série?
Do outro lado…
O Palmeiras ainda não venceu em 2013. A equipe alviverde está há 11 jogos sem vencer na temporada e segura a lanterna da competição.
SKY/Basquete Cearense x Mogi das Cruzes/Helbor – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Sábado – dia 26/01, às 19h00 (Horário de Brasília)
Recorde igualado
No jogo contra o São José, o ala/pivô Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, pegou incríveis 18 rebotes e igualou o recorde da temporada, que pertence a Guilherme Giovannoni, do Brasília, que foi conquistado em partida contra o Tijuca.
Com os 18 rebotes, Felipe se tornou o maior reboteiro da temporada, com 150 apanhados.
Duelo de estreantes
Ambas as equipes estão em suas primeiras temporadas do Novo Basquete Brasil.
“O valentão”
Até agora, o Basquete Cearense é o melhor estreante da temporada. A equipe do técnico Alberto Bial ocupa a 8ª posição, com nove vitórias e sete derrotas. Além disso, os cearenses já venceram os outros dois novatos, Suzano e Palmeiras. Agora, só falta bater o Mogi das Cruzes para ser o “valentão” dentre os calouros do NBB.
150
É o número de jogos no NBB que o pivô Drudi, do Basquete Cearense, completará nesta partida.