#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 18 – Parte 1

24-01-2016 | 07:12
Por Liga Nacional de Basquete

Vitória e Liga Sorocabana revivem duelo do primeiro turno decidido com bola de 3 no último segundo; confira as curiosidades dos jogos desta terça-feira

Solar Cearense x Paulistano/Corpore – Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) – terça-feira – dia 26 de janeiro, às 20h30 (de Brasília)

Retrospecto
Basquete Cearense e Paulistano se enfrentaram 12 vezes pelo NBB. O time da capital paulista leva vantagem nos confrontos, são oito vitórias, contra quatro dos cearenses. O resultado mais impactante aconteceu na temporada 2013/2014 da competição, onde os paulistanos bateram os rivais, por 77 a 54, em Fortaleza. Dawkins, ainda remanescente no elenco da equipe, anotou 15 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu seis assistências.

Toyloy, do Paulistano, e Felipe, do Basquete Cearense

Toyloy, do Paulistano, e Felipe, do Basquete Cearense

No detalhe
Os times se encontraram pelos playoffs do NBB na temporada 2012/2013. O Paulistano bateu os rivais de forma dramática, por 3 a 2. Na partida decisiva, o time da capital paulista venceu os cearenses, por 69 a 68, tendo um lance livre convertido a um segundo do fim do jogo. O ala Eddy, atualmente no Macaé Basquete, foi o responsável por converter o tiro crucial.

Jogão
Em duelo válido pelo primeiro turno da atual temporada, Basquete Cearense e Paulistano proporcionaram um dos melhores jogos desta edição do NBB. Atuando em São Paulo, os donos da casa venceram os cearenses, por 108 a 101, contando com grandes atuações de Gruber (24 pontos) e Dawkins (19 tentos). Do outro lado, destaque para Audrei e Duda, que juntos combinaram para 46 no placar da partida.

A fase é boa
O Basquete Cearense vive sua melhor fase na temporada do NBB. O elenco comandado por Alberto Bial venceu sete dos últimos oito jogos e tem quatro triunfos consecutivos. A equipe alvirrubro ainda terá pela frente seus dois próximos jogos em Fortaleza.

Dominante
O pivô Caio Torres, do Paulistano, vive uma grande sequência na temporada. O atleta anotou ao menos 10 pontos nos últimos 12 jogos, e em apenas uma partida nesta edição não atingiu a marca. O jogador é ainda quinto colocado na média de tentos, com 16,80, e líder nas bolas de 2 pontos convertidas, empatado com Ronald (do UniCEUB/Cartão BRB/Brasília), com 5,93.

Reencontro
O ala/pivô Felipe, do Basquete Cearense, já defendeu o uniforme do Paulistano. Durante três temporadas, o atleta atuou pela equipe da capital paulista, fazendo um total de 72 jogos, com 885 pontos anotados (sexta maior marca do time no NBB).

Felipe, do Paulistano, e Figueroa, do Pinheiros

Ídolo do Basquete Cearense, Felipe Ribeiro defendeu o Paulistano por três temporadas (Fábio Figueiredo/Divulgação)

Tem história
O ala do Basquete Cearense, Audrei, tem dois recordes pessoais anotados diante do Paulistano. Na primeira edição do NBB, atuando pelo Lajeado, o atleta converteu 13 lances livres, na derrota de sua equipe, por 66 a 61. Já na temporada atual, o jogador registrou seu maior número de bolas de 2 pontos acertadas, com nove. Mesmo com a bela atuação, ele não evitou o resultado negativo de seu time, por 108 a 101.

Mandou bem
Toyloy, pivô do Paulistano, registrou um recorde pessoal contra os rivais cearenses. Na edição passada (2014/2015), atuando pelo Palmeiras, o atleta pegou 18 rebotes, na vitória de seu time, por 94 a 87.

Lá no alto
O Paulistano é vice-líder em rebotes por jogo na temporada 2015/2016 do NBB. O time da capital paulista pega em média 37,40 sobras por partida, atrás apenas do EC Pinheiros, que tem 39,63.

Universo/Vitória x Liga Sorocabana – Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador (BA) – terça-feira – dia 26 de janeiro, às 21 horas

Edu Mariano jogou pela temporada passada na Liga Sorocabana (

Edu Mariano jogou pela temporada passada na Liga Sorocabana (João Pires/LNB)

Reencontro
Edu Mariano, ala do Vitória, reencontrará a Liga Sorocabana, equipe que defendeu na temporada passada do NBB.

Milésimo
Mais sete pontos e o ala Edu Mariano, do Vitória, chegará a 1000 pontos em sua história no NBB.

Deu Sorocabana!
Na terceira rodada do NBB 2015/2016 estas mesmas equipes se enfrentaram e, com uma bola de três do cestinha da competição Neto no último segundo de jogo, os sorocabanos venceram o novato, por 71 a 69.

Distribuição
Kojo, armador do Vitória, tem seu recorde de assistências justamente contra a Liga Sorocabana. O seu número máximo em servidas aconteceu na temporada 2012/2013, quando defendia o Flamengo. Na ocasião, o time rubro-negro bateu os sorocabanos, por 102 a 64, com direito a 11 assistências, sete pontos e seis rebotes do armador norte-americano.

Na rabeira
Com cinco triunfos em 15 jogos, a equipe do Vitória está na última colocação para os playoffs do NBB e a Liga Sorocabana é o primeiro time da tabela logo abaixo. Com um jogo a mais e a diferença entre as equipes é sendo apenas de um triunfo, se o clube nordestino perder este jogo e mais outro, os sorocabanos assumem com um resultado positivo.

Complicou
Depois de uma vitória difícil contra o Rio Claro na 16ª rodada, a Liga Sorocabana perdeu os dois jogos seguintes da competição, para o Brasília e para o Flamengo, e está a duas partidas sem vencer.

Ainda não conseguiu
O Vitória fez dois jogos neste ano e ainda não triunfou. Diante do Solar Cearense, no primeiro clássico nordestino no NBB, perdeu, por 71 a 60, e foi derrotado pelo São José Basketball na prorrogação, por 87 a 81.

Calvo da massa

Calvo está na sua melhor temporada na história do NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Melhor temporada
O ala espanhol Calvo, do Vitória, está conseguindo seus melhores números na história do NBB. Dentre os 15 jogos que fez este ano, chegou ao seu recorde pessoal em tentos (25) três vezes nesta temporada, ainda possui médias de 15,5 pontos por partida e só fez três partidas com menos de dez pontos.

Complicou
A Liga Sorocabana enfrentou os dois campeões do NBB nestas duas últimas partidas que fez pelo campeonato e ambos os resultados foram negativos para a equipe.

Quase lá
Com quatro vitórias em 16 jogos, a Liga Sorocabana está a uma colocação da classificação para os playoffs do NBB 2015/2016, junto com o Banrisul/Caxias do Sul.

Briga direta
Esta próxima partida pode definir o futuro das duas equipes. Apesar de ter menos jogos disputados, o Vitórias pode perder sua vaga na pós-temporada do NBB caso perca este jogo. Para a Liga Sorocabana, além do triunfo, é necessário que o clube nordestino sofra mais outra derrota.

Para a estrada
Na última partida, Liga Sorocabana começou uma série de quatro partidas fora de casa. Contra o Flamengo, a equipe perdeu, por 69 a 54.

Ainda não
Dos quatro jogos que triunfou nesta temporada do maior campeonato de basquete do país, os sorocabanos conseguiram vencer apenas no Ginásio Antônio Gualberto Moreira, em Sorocaba.