HOJE
Curiosidades da rodada 19
Por Liga Nacional de Basquete
O armador Nezinho pode chegar a 800 assistências no NBB; confira todas as informações da 19ª rodada da temporada 2012/2013
Tijuca/Rio de Janeiro x Icatu/Minas – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 31/01, às 19h00

O norte-americano Rashad Bishop foi um dos destaques do Joinville na temporada passada (Jacksson Zanco/Divulgação)
Estreia de peso
Após contar com o reforço do norte-americano Rashaun, a partida promoverá a estreia de outro estadunidense no Tijuca. Trata-se de Bishop, que atuou por Joinville na temporada passada.
Aberturas
Tijuca e Minas abriram a temporada 2012/2013 do NBB.
É dos cariocas
Na história do confronto, o Tijuca venceu dois jogos e o Minas um.
Mas…
Na última partida, no primeiro turno desta temporada, o Minas levou a melhor, em casa, por 77 a 70.
Não na minha casa
Porém, o Tijuca nunca perdeu para o Minas jogando em seus domínios no NBB.
Uniceub/BRB/Brasília x Vivo/Franca – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 31/01, às 19h30

Nezinho precisa de oito passes perfeitos para completar 800 no NBB (João Pires/LNB)
800 servidas
Nezinho poderá chegar a 800 assistências nesta partida. O atleta precisa de oito passes perfeitos para concretizar este feito. Se acontecer, o armador entrará para o seleto grupo de jogadores com mais de 800 assistências que tem apenas Larry Taylor, do Bauru, e Fúlvio, do São José.
Já valeu título
Brasília e Franca fizeram a grande final da temporada 2010/2011, ocasião em que os brasilienses se sagraram bicampeões ao vencer a série melhor de cinco por 3 a 1.
Superioridade candanga
Foram 18 confrontos entre as equipes, com 12 vitórias para Brasília e seis para Franca.
Playoffs
Na primeira edição do NBB, os times se enfrentaram pelas semifinais, em que o Brasília levou a melhor numa série melhor de cinco eletrizante, por 3 a 2.
Más lembranças
Os francanos não tem boas recordações dos tricampeões no NBB. O Brasília venceu os últimos três jogos disputados entre as equipes.

Guilherme Giovannoni é o quarto colocado no ranking de rebotes e o terceiro em assistências (João Pires/LNB)
2.500
Guilherme Giovannoni precisa de 19 pontos para alcançar a marca dos 2.500 no NBB.
Top 2 Brasília
O Brasília encerrou o primeiro turno na segunda posição não só no campeonato, mas também nas estatísticas, a equipe tricampeã é a segunda colocada no ranking de eficiência (104,88). Nezinho com a segunda maior média de assistências da temporada (6,46), e Paulão Prestes, no segundo lugar em tocos (1,50).
Defesa pegada
A principal característica dos francanos no primeiro turno foi a marcação. A equipe do técnico Lula Ferreira tem a melhor defesa da temporada, com média de 72,0 pontos sofridos por jogo. Além disso, o Franca possui a melhor média de roubos de bola, 10,12 por jogo.
Porém…
O Brasília tem a melhor média de tocos da temporada, com média de 3,35 rejeições por partida, tendo Paulão Prestes como o principal xerife, com média de 1,5 tocos por jogo.
Segue fora
Recordista de jogos do NBB, o ala Arthur, do Brasília, continua desfalcando a equipe devido a uma contusão no adutor da coxa direita.
Último confronto
No primeiro turno desta temporada, o Brasília levou a melhor, fora de casa, por 76 a 62.
Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed – Ginásio Panela Pressão, Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 31/01, às 20h00

O brasileiro Larry Taylor é o 11º maior reboteiro da história do NBB, com 801 rebotes (Brito Júnior/Divulgação)
O gigante dos armadores
Geralmente, a principal função dos armadores é organizar o time e dar assistências, mas para Larry Taylor, isso é apenas estatística. O atleta encerrou o primeiro turno como o armador com o maior número de rebotes apanhados, com 73 sobras, sendo 22 deles ofensivos. No último jogo contra o Brasília, Larry pegou oito rebotes, o que fez com que ele atingisse a marca dos 800 rebotes no NBB. Por enquanto, o armador é o 11º jogador com mais rebotes na história da competição.
Domínio bauruense
Ao todo, as duas equipes já se enfrentaram nove vezes na história do NBB e o time comandado por Guerrinha levou a melhor em sete oportunidades.
Únicos
O confronto marcará o encontro entre as duas equipes que nunca mudaram de treinador desde a primeira temporada do NBB: Régis Marrelli, do São José, e Guerrinha, do Bauru.
Último confronto
Na partida válida pelo primeiro turno da atual temporada, o time bauruense levou a melhor em pleno Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, por 82 a 62. Na ocasião, a equipe joseense poupou a maioria de seus jogadores por estar envolvida com a decisão do Campeonato Paulista
Reforços
Para a partida, o treinador joseense Régis Marrelli deve contar com os retornos do ala Dedé e do ala/pivô Jefferson, ambos recuperados de lesões. Enquanto isso, o pivô Murilo, que ainda não estreou na atual edição da competição, segue de fora.
“Jogo de seis pontos”
Com campanhas muito próximas, Bauru e São José farão um duelo de extrema importância para a parte de cima da tabela de classificação do NBB. Até o momento, o time bauruense soma 11 vitórias em 17 jogos (64,7% de aproveitamento), enquanto que os representantes do Vale do Paraíba possuem dez triunfos em 17 partidas realizadas (58,8% de aproveitamento).
Liga Sorocabana x Helbor/Mogi das Cruzes – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00

Desmond Holloway é o segundo cestinha da temporada, atrás apenas de Marquinhos, do Flamengo (João Pires/LNB)
“Gringo” em alta
O norte-americano Holloway, do time sorocabano, é uma das grandes atrações do campeonato até o momento. Com 348 pontos (média de 20,47 pontos por partida), o jogador é o segundo maior pontuador da competição, atrás somente do ala Marquinhos, do Flamengo.
Na estrada
O confronto marcará o terceiro jogo consecutivo da equipe mogiana como visitante. Antes, a equipe foi derrotada por Brasília e venceu o Basquete Cearense. Depois, no sábado, os comandados do técnico Paco García seguirão na estrada e duelarão com o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão.
Baixas
O pivô Bábby, do Mogi das Cruzes, está de fora das duas próximas partidas da equipe no NBB, pois sentiu dores na região lombar. Já a Liga Sorocabana não poderá contar com o pivô Ricardo De Bem, contundido.
Primeiro turno
Na partida válida pela primeira metade do NBB, Mogi levou a melhor, por 71 a 59, em partida disputada no Ginásio Professor Hugo Ramos. O confronto foi o primeiro da história dos times na competição.
Suzano/Cesumar/Campestre x Palmeiras – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00
Segundo duelo
Este será o segundo confronto entre as equipes em todas as cinco edições do NBB.
Na primeira vez…
O Palmeiras venceu a partida válida pelo primeiro turno, por 95 a 86, em duelo disputado no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo.
Briga direta
Com campanhas próximas, as equipes farão um duelo direto pela briga por posições na parte de baixo da tabela. O Suzano se encontra na 16ª colocação, com três vitórias em 17 jogos (17,7% de aproveitamento), enquanto que o Palmeiras aparece no 18º lugar, com dois triunfos em 17 compromissos (11,8% de aproveitamento).
Winner/Kabum/Limeira x Paulistano/Unimed – Ginásio “Vô Lucato”, Limeira (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00

Elinho precisa de dois pontos para completar 400 no NBB (João Pires/LNB)
400
Em sua terceira temporada no NBB, todas com a camisa do Paulistano, o armador Elinho precisa anotar apenas dois pontos no duelo para chegar à marca de 400 pontos na história do campeonato.
Jogo fundamental
Caso Limeira saia vencedor por cinco ou mais pontos de diferença, a equipe comandada pelo técnico Demétrius ultrapassará o Paulistano na tabela de classificação. Atualmente, os limeirenses somam oito vitórias e nove derrotas, contra nove triunfos e oito resultados negativos dos representantes da capital paulista.
Duelo na tábua
Daniel Alemão, do Limeira, e Toyloy, do Paulistano, ocupam a quinta e a décima colocações, respectivamente, no ranking de rebotes da competição e farão um bom confronto no garrafão.
Domínio limeirense
Em sete partidas disputadas entre as equipes na história do NBB, o time do interior paulista saiu vencedor em cinco oportunidades.
Mas…
No último confronto entre os times, válido pelo primeiro turno da atual temporada, o Paulistano levou a melhor, por 86 a 82.
SKY/Basquete Cearense x Unitri/Universo – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Quinta-feira – 31/01, às 21h00

Robert Day é o destaque do Uberlândia na temporada (Luiz Pires/LNB)
Pra três!!!
A torcida do Uberlândia está acostumada a ver bolas de 3 pontos, principalmente vindas das mãos do norte-americano Robert Day. O camisa 31 é o segundo colocado no fundamento, com média de 3,35 tiros de 3 pontos por jogo.
Vitória mineira
Na única partida disputada entre as duas equipes na história do NBB, válida pelo primeiro turno da atual edição do campeonato, o time de Uberlândia levou a melhor, por 84 a 71. A partida foi a primeira do esquadrão nordestino na competição.
Reboteiro
Felipe, do Basquete Cearense, possui a segunda maior média de rebotes do campeonato. O camisa 33 do time cearense apanha nove rebotes por partida e só fica atrás de Olivinha, do Flamengo. Além disso, o atleta ainda tem o maior número de rebotes ofensivos da temporada, 48.
Desfalques
Os norte-americanos Bernard Robinson, do Basquete Cearense, e Robby Collum, do Uberlândia, ambos lesionados, ficarão de fora do confronto.
Garçons uberlandenses
O Uberlândia encerrou o primeiro turno como o líder de assistências da temporada, com média de 17,41 passes perfeitos por partida.
Flamengo x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – 31/01, às 21h30

Marquinhos foi o destaque do primeiro turno da temporada 2012/2013 do NBB (João Pires/LNB)
Perto do recorde
Caso saia vencedor no duelo, o Flamengo terá o recorde absoluto de vitórias consecutivas na primeira fase do campeonato. A marca anterior pertence ao próprio clube carioca, que na temporada 2008/2009 venceu 17 partidas seguidas – mesmo número alcançado pelo time do técnico José Neto.
O rei do primeiro turno
Sem dúvidas, essa é a melhor temporada da carreira do ala Marquinhos, do Flamengo. O camisa 11 é o cestinha da competição, com média de 22,12 pontos por partida. O atleta também possui a melhor média de eficiência do campeonato, 24,71 por partida. Marcus Vinícius Vieira de Souza ainda é o líder em lances livres convertidos por partida, com média de 6,24.
Invicto
O Flamengo nunca perdeu para o Vila Velha em duelos válidos pelo NBB. Foram nove jogos e nove vitórias rubro-negras.
Boas e más lembranças
No primeiro turno, o Flamengo venceu o Vila Velha na estreia da temporada, por 82 a 61, fora de casa. Porém, na mesma partida, o ala Marcelinho Machado, capitão da equipe e maior pontuador da história do NBB, sofreu uma torção no joelho e desfalcou a equipe durante todo o primeiro turno e ainda ficará de fora de três a quatro meses.
Invejável
O Flamengo faz uma campanha perfeita neste NBB. Além de líder invicta, a equipe da Gávea tem o melhor ataque (92,88/jogo), a terceira melhor defesa (74,0/jogo), o segundo melhor rebote (34,29), e é a equipe mais eficiente (111,06/jogo).
O único
O maior reboteiro da história do NBB, Olivinha, é o líder no fundamento também nesta temporada. O camisa 14 tem média de 10 rebotes apanhados por jogo. Além de possuir uma média de 15,35 pontos por jogo. No momento, Olivinha é o único jogador com média de duplo-duplo na temporada.
Three points
Jay Parker, do Vila Velha, é o líder absoluto em bolas de 3 pontos na temporada. O norte-americano tem média de 3,65 arremessos longos certos por jogo. Dos 241 pontos que ele tem na temporada, 186 vieram de suas bolas de 3 pontos, 39 de lances livres, e apenas 16 de bolas de 2 pontos.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca