#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Curiosidades da rodada 19

30-01-2013 | 07:04
Por Liga Nacional de Basquete

O armador Nezinho pode chegar a 800 assistências no NBB; confira todas as informações da 19ª rodada da temporada 2012/2013

Tijuca/Rio de Janeiro x Icatu/Minas – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – dia 31/01, às 19h00

O norte-americano Rashad Bishop foi um dos destaques do Joinville na temporada passada (Jacksson Zanco/Divulgação)

Estreia de peso
Após contar com o reforço do norte-americano Rashaun, a partida promoverá a estreia de outro estadunidense no Tijuca. Trata-se de Bishop, que atuou por Joinville na temporada passada.

Aberturas
Tijuca e Minas abriram a temporada 2012/2013 do NBB.

É dos cariocas
Na história do confronto, o Tijuca venceu dois jogos e o Minas um.

Mas…
Na última partida, no primeiro turno desta temporada, o Minas levou a melhor, em casa, por 77 a 70.

Não na minha casa
Porém, o Tijuca nunca perdeu para o Minas jogando em seus domínios no NBB.

 

 

Uniceub/BRB/Brasília x Vivo/Franca – Ginásio da ASCEB, Brasília (DF) – Quinta-feira – dia 31/01, às 19h30

Nezinho precisa de oito passes perfeitos para completar 800 no NBB (João Pires/LNB)

800 servidas
Nezinho poderá chegar a 800 assistências nesta partida. O atleta precisa de oito passes perfeitos para concretizar este feito. Se acontecer, o armador entrará para o seleto grupo de jogadores com mais de 800 assistências que tem apenas Larry Taylor, do Bauru, e Fúlvio, do São José.

Já valeu título
Brasília e Franca fizeram a grande final da temporada 2010/2011, ocasião em que os brasilienses se sagraram bicampeões ao vencer a série melhor de cinco por 3 a 1.

Superioridade candanga
Foram 18 confrontos entre as equipes, com 12 vitórias para Brasília e seis para Franca.

Playoffs
Na primeira edição do NBB, os times se enfrentaram pelas semifinais, em que o Brasília levou a melhor numa série melhor de cinco eletrizante, por 3 a 2.

Más lembranças
Os francanos não tem boas recordações dos tricampeões no NBB. O Brasília venceu os últimos três jogos disputados entre as equipes.

Guilherme Giovannoni é o quarto colocado no ranking de rebotes e o terceiro em assistências (João Pires/LNB)

2.500
Guilherme Giovannoni precisa de 19 pontos para alcançar a marca dos 2.500 no NBB.

Top 2 Brasília
O Brasília encerrou o primeiro turno na segunda posição não só no campeonato, mas também nas estatísticas, a equipe tricampeã é a segunda colocada no ranking de eficiência (104,88). Nezinho com a segunda maior média de assistências da temporada (6,46), e Paulão Prestes, no segundo lugar em tocos (1,50).

Defesa pegada
A principal característica dos francanos no primeiro turno foi a marcação. A equipe do técnico Lula Ferreira tem a melhor defesa da temporada, com média de 72,0 pontos sofridos por jogo. Além disso, o Franca possui a melhor média de roubos de bola, 10,12 por jogo.

Porém…
O Brasília tem a melhor média de tocos da temporada, com média de 3,35 rejeições por partida, tendo Paulão Prestes como o principal xerife, com média de 1,5 tocos por jogo.

Segue fora
Recordista de jogos do NBB, o ala Arthur, do Brasília, continua desfalcando a equipe devido a uma contusão no adutor da coxa direita.

Último confronto
No primeiro turno desta temporada, o Brasília levou a melhor, fora de casa, por 76 a 62.

 

Paschoalotto/Bauru x São José/Unimed – Ginásio Panela Pressão, Bauru (SP) – Quinta-feira – dia 31/01, às 20h00

O brasileiro Larry Taylor é o 11º maior reboteiro da história do NBB, com 801 rebotes (Brito Júnior/Divulgação)

O gigante dos armadores
Geralmente, a principal função dos armadores é organizar o time e dar assistências, mas para Larry Taylor, isso é apenas estatística. O atleta encerrou o primeiro turno como o armador com o maior número de rebotes apanhados, com 73 sobras, sendo 22 deles ofensivos. No último jogo contra o Brasília, Larry pegou oito rebotes, o que fez com que ele atingisse a marca dos 800 rebotes no NBB. Por enquanto, o armador é o 11º jogador com mais rebotes na história da competição.

Domínio bauruense
Ao todo, as duas equipes já se enfrentaram nove vezes na história do NBB e o time comandado por Guerrinha levou a melhor em sete oportunidades.

Únicos
O confronto marcará o encontro entre as duas equipes que nunca mudaram de treinador desde a primeira temporada do NBB: Régis Marrelli, do São José, e Guerrinha, do Bauru.

Último confronto
Na partida válida pelo primeiro turno da atual temporada, o time bauruense levou a melhor em pleno Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, por 82 a 62. Na ocasião, a equipe joseense poupou a maioria de seus jogadores por estar envolvida com a decisão do Campeonato Paulista

Reforços
Para a partida, o treinador joseense Régis Marrelli deve contar com os retornos do ala Dedé e do ala/pivô Jefferson, ambos recuperados de lesões. Enquanto isso, o pivô Murilo, que ainda não estreou na atual edição da competição, segue de fora.

“Jogo de seis pontos”
Com campanhas muito próximas, Bauru e São José farão um duelo de extrema importância para a parte de cima da tabela de classificação do NBB. Até o momento, o time bauruense soma 11 vitórias em 17 jogos (64,7% de aproveitamento), enquanto que os representantes do Vale do Paraíba possuem dez triunfos em 17 partidas realizadas (58,8% de aproveitamento).

 

Liga Sorocabana x Helbor/Mogi das Cruzes – Ginásio Gualberto Moreira, Sorocaba (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00

Desmond Holloway é o segundo cestinha da temporada, atrás apenas de Marquinhos, do Flamengo (João Pires/LNB)

“Gringo” em alta
O norte-americano Holloway, do time sorocabano, é uma das grandes atrações do campeonato até o momento. Com 348 pontos (média de 20,47 pontos por partida), o jogador é o segundo maior pontuador da competição, atrás somente do ala Marquinhos, do Flamengo.

Na estrada
O confronto marcará o terceiro jogo consecutivo da equipe mogiana como visitante. Antes, a equipe foi derrotada por Brasília e venceu o Basquete Cearense. Depois, no sábado, os comandados do técnico Paco García seguirão na estrada e duelarão com o Paschoalotto/Bauru, no Ginásio Panela de Pressão.

Baixas
O pivô Bábby, do Mogi das Cruzes, está de fora das duas próximas partidas da equipe no NBB, pois sentiu dores na região lombar. Já a Liga Sorocabana não poderá contar com o pivô Ricardo De Bem, contundido.

Primeiro turno
Na partida válida pela primeira metade do NBB, Mogi levou a melhor, por 71 a 59, em partida disputada no Ginásio Professor Hugo Ramos. O confronto foi o primeiro da história dos times na competição.

 

 

Suzano/Cesumar/Campestre x Palmeiras – Ginásio Professor Hugo Ramos, Mogi das Cruzes (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00

Segundo duelo
Este será o segundo confronto entre as equipes em todas as cinco edições do NBB.

Na primeira vez…
O Palmeiras venceu a partida válida pelo primeiro turno, por 95 a 86, em duelo disputado no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo.

Briga direta
Com campanhas próximas, as equipes farão um duelo direto pela briga por posições na parte de baixo da tabela. O Suzano se encontra na 16ª colocação, com três vitórias em 17 jogos (17,7% de aproveitamento), enquanto que o Palmeiras aparece no 18º lugar, com dois triunfos em 17 compromissos (11,8% de aproveitamento).

 

Winner/Kabum/Limeira x Paulistano/Unimed – Ginásio “Vô Lucato”, Limeira (SP) – Quinta-feira – 31/01, às 20h00

Elinho precisa de dois pontos para completar 400 no NBB (João Pires/LNB)

400
Em sua terceira temporada no NBB, todas com a camisa do Paulistano, o armador Elinho precisa anotar apenas dois pontos no duelo para chegar à marca de 400 pontos na história do campeonato.

Jogo fundamental
Caso Limeira saia vencedor por cinco ou mais pontos de diferença, a equipe comandada pelo técnico Demétrius ultrapassará o Paulistano na tabela de classificação. Atualmente, os limeirenses somam oito vitórias e nove derrotas, contra nove triunfos e oito resultados negativos dos representantes da capital paulista.

Duelo na tábua
Daniel Alemão, do Limeira, e Toyloy, do Paulistano, ocupam a quinta e a décima colocações, respectivamente, no ranking de rebotes da competição e farão um bom confronto no garrafão.

Domínio limeirense
Em sete partidas disputadas entre as equipes na história do NBB, o time do interior paulista saiu vencedor em cinco oportunidades.

Mas…
No último confronto entre os times, válido pelo primeiro turno da atual temporada, o Paulistano levou a melhor, por 86 a 82.

 

SKY/Basquete Cearense x Unitri/Universo – Ginásio da UNIFOR, Fortaleza (CE) – Quinta-feira – 31/01, às 21h00

Robert Day é o destaque do Uberlândia na temporada (Luiz Pires/LNB)

Pra três!!!
A torcida do Uberlândia está acostumada a ver bolas de 3 pontos, principalmente vindas das mãos do norte-americano Robert Day. O camisa 31 é o segundo colocado no fundamento, com média de 3,35 tiros de 3 pontos por jogo.

Vitória mineira
Na única partida disputada entre as duas equipes na história do NBB, válida pelo primeiro turno da atual edição do campeonato, o time de Uberlândia levou a melhor, por 84 a 71. A partida foi a primeira do esquadrão nordestino na competição.

Reboteiro
Felipe, do Basquete Cearense, possui a segunda maior média de rebotes do campeonato. O camisa 33 do time cearense apanha nove rebotes por partida e só fica atrás de Olivinha, do Flamengo. Além disso, o atleta ainda tem o maior número de rebotes ofensivos da temporada, 48.

Desfalques
Os norte-americanos Bernard Robinson, do Basquete Cearense, e Robby Collum, do Uberlândia, ambos lesionados, ficarão de fora do confronto.

Garçons uberlandenses
O Uberlândia encerrou o primeiro turno como o líder de assistências da temporada, com média de 17,41 passes perfeitos por partida.

 

Flamengo x Vila Velha/Garoto/UVV – Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro (RJ) – Quinta-feira – 31/01, às 21h30

Marquinhos foi o destaque do primeiro turno da temporada 2012/2013 do NBB (João Pires/LNB)

Perto do recorde
Caso saia vencedor no duelo, o Flamengo terá o recorde absoluto de vitórias consecutivas na primeira fase do campeonato. A marca anterior pertence ao próprio clube carioca, que na temporada 2008/2009 venceu 17 partidas seguidas – mesmo número alcançado pelo time do técnico José Neto.

O rei do primeiro turno
Sem dúvidas, essa é a melhor temporada da carreira do ala Marquinhos, do Flamengo. O camisa 11 é o cestinha da competição, com média de 22,12 pontos por partida. O atleta também possui a melhor média de eficiência do campeonato, 24,71 por partida. Marcus Vinícius Vieira de Souza ainda é o líder em lances livres convertidos por partida, com média de 6,24.

Invicto
O Flamengo nunca perdeu para o Vila Velha em duelos válidos pelo NBB. Foram nove jogos e nove vitórias rubro-negras.

Boas e más lembranças
No primeiro turno, o Flamengo venceu o Vila Velha na estreia da temporada, por 82 a 61, fora de casa. Porém, na mesma partida, o ala Marcelinho Machado, capitão da equipe e maior pontuador da história do NBB, sofreu uma torção no joelho e desfalcou a equipe durante todo o primeiro turno e ainda ficará de fora de três a quatro meses.

Invejável
O Flamengo faz uma campanha perfeita neste NBB. Além de líder invicta, a equipe da Gávea tem o melhor ataque (92,88/jogo), a terceira melhor defesa (74,0/jogo), o segundo melhor rebote (34,29), e é a equipe mais eficiente (111,06/jogo).

O único
O maior reboteiro da história do NBB, Olivinha, é o líder no fundamento também nesta temporada. O camisa 14 tem média de 10 rebotes apanhados por jogo. Além de possuir uma média de 15,35 pontos por jogo. No momento, Olivinha é o único jogador com média de duplo-duplo na temporada.

Three points
Jay Parker, do Vila Velha, é o líder absoluto em bolas de 3 pontos na temporada. O norte-americano tem média de 3,65 arremessos longos certos por jogo. Dos 241 pontos que ele tem na temporada, 186 vieram de suas bolas de 3 pontos, 39 de lances livres, e apenas 16 de bolas de 2 pontos.